O triunfo da insistência: Segunda parte de luxo dá vitória ao Arouca diante do Nacional

Atualizado
Alfonso Trezza voltou a marcar
Alfonso Trezza voltou a marcarESTELA SILVA/LUSA/Opta by StatsPerform

Depois de dois golos anulados na primeira parte, o Arouca voltou do intervalo a inaugurar o marcador por Alfonso Trezza e aproveitou a expulsão de Labidi para dilatar a diferença por Lee Hyunju e Dylan Nandín, antes do sul-coreano também acabar expulso na receção ao Nacional, a contar para a 23.ª jornada da Liga Portugal. Com este resultado, os lobos sobem para o 11.º lugar com 26 pontos, enquanto os madeirenses mantêm-se no 14.º posto, com 21 pontos.

Recorde aqui as incidências do encontro

Vasco Seabra parece ter encontrado o seu onze base para esta segunda metade da temporada visto que, pelo segundo jogo consecutivo, não fez qualquer alteração no onze dos lobos. Por outro lado, os insulares trocaram cinco peças em relação à equipa que perdeu com o FC Porto, promovendo os regressos de Gabriel Verón, Lenny Vallier, Léo Santos, Miguel Baeza e Chiheb Laabidi.

Pontuações dos jogadores
Pontuações dos jogadoresFlashscore

A turma de Tiago Margarido entrou melhor na partida, com uma séria ocasião para inaugurar o marcador, logo aos três minutos, e continuou por cima até à resposta de Alfonso Trezza num remate que obrigou a defesa complicada de Kaique. A partir daí, as equipas encaixaram e uma série de duelos ríspidos levou à exibição de três cartões amarelos. Aos 24 minutos, Kaique voltou a brilhar para negar um cabeceamento de Barbero e, pouco depois, Trezza teve um golo anulado por fora de jogo por apenas 13 centímetros.

O Nacional respondeu com uma recuperação em zona alta, mas Arraubarrena foi rápido a fazer a mancha perante Chuchu Ramírez. A linha defensiva alta dos madeirenses estava a dar dores de cabeças aos arouquenses, que voltaram a ter mais um golo anulado por fora de jogo, e desperdiçaram uma soberana ocasião de passar para a frente em cima do descanso, quando Bas Kuipers fintou bem um adversário e, na pequena área, disparou com o pior pé por cima da trave.

Ao intervalo, o técnico dos madeirenses mexeu para lançar Deivison por Miguel Baeza, mas a aposta saiu furada. Na primeira jogada após o reatamento, Lee Hyunju recebeu em profundidade e estendeu a passadeira para Alfonso Trezza que, descaído sobre a direita já dentro de área, disparou um forte remate ao primeiro poste que entrou junto ao ângulo, inaugurando o marcador. Logo a seguir, Kaique deixou fugir o esférico e Barbero só não dilatou graças aos rápidos reflexos do guarda-redes.

No canto resultante, o Nacional saiu num rápido contra-ataque que terminou num remate de trivela de Gabriel Verón a sair muito perto da trave. No entanto, as hipóteses de chegar ao empate sofreram um duro golpe quando Chiheb Laabidi viu o segundo cartão amarelo, aos 51', deixando a equipa reduzida a 10. Ainda assim, Paulinho Bóia tentou inspirar os colegas com uma jogada individual espetacular, mas o remate saiu para fora.

Insatisfeito apesar da vantagem, Vasco Seabra mexeu e mostrou toque de Midas. Pablo Gozálbez e Dylan Nandín foram a jogo a tempo de criar o segundo: uma recuperação em zona alta apanhou a defesa insular desorganizada, Nandín criou a jogada e lançou Pablo Gozálbez para a baliza, o remate do espanhol ainda foi travado por Kaique, mas Lee Hyunju estava no sítio certo para empurrar a recarga

Tiago Margarido voltou a ir ao banco para lançar Pablo Ruan e Matheus Dias, mas tal como no reatamento as mexidas saíram furadas: em mais um ataque rápido e em superioridade, Trezza lançou Gozálbez para a área e o espanhol ofereceu o golo a Dylan Nandín que só teve de encostar. Apesar de tudo correr às mil maravilhas para os lobos, a má notícia surgiu com a expulsão por acumulação de amarelos de Lee Hyunju. 

Numa série de três vitórias nos últimos quatro jogos (incluindo dois triunfos seguidos em casa pela primeira vez desde abril de 2024), os lobos respiram com maior tranquilidade na tabela, subindo para o 11.º posto, com 26 pontos. Já o Nacional mantém-se no 14.º posto, com 21 pontos, mais três do que as equipas em zona de despromoção.

Melhor em campo Flashscore: Alfonso Trezza (Arouca).

Estatísticas no final da partida
Estatísticas no final da partidaOpta by StatsPerform