Jan Bednarek, central internacional polaco de 29 anos, foi esta segunda-feira oficializado como reforço do FC Porto. Os dragões pagam 7,5 milhões de euros ao Southampton, com o defesa a assinar contrato válido até junho de 2029 e a vestir a camisola 5 dos azuis e brancos.
Jan Bednarek chega ao FC Porto oriundo do Southampton, clube que representou desde 2017, com um empréstimo ao Aston Villa pelo meio, na primeira metade da época de 2022/2023.
Na última temporada o central polaco, que conta com 69 internacionalizações e um golo pela seleção principal do seu país, fez 34 jogos oficiais, com dois golos marcados, num ano em que não conseguiu evitar a descida do Southampton ao Championship.
A despromoção do clube inglês ajudou ao desfecho deste negócio, que acelerou durante o fim de semana, com o FC Porto a pagar 7,5 milhões de euros, ligeiramente superior ao valor que o Southampton pagou, em 2017, para contratar Bednarek ao Lech Poznan, em 2017.
Jan Bednarek é o sétimo reforço do FC Porto para 2025/2026, depois de Gabri Veiga, João Costa, Dominik Prpic, Borja Sainz, Victor Froholdt e Alberto Costa.

Jan Bednarek tem 29 anos e 1,90 metros, soma 69 internacionalizações pela seleção polaca e perto de duas centenas de jogos na alta roda do futebol inglês. A partir de agora, vai reforçar a defesa do FC Porto, após rubricar um vínculo contratual válido para as próximas quatro temporadas, até 2029.
A pequena localidade de Słupca, no coração da Polónia, serviu de berço para os irmãos Bednarek na década de 90. Jan, quatro anos mais novo do que Filip - guardião do Sparta de Roterdão - começou a jogar futebol bem perto de casa, no Sokół Kleczew, antes de se mudar para os arredores de Poznan.
Uma temporada no MSP Szamotuły bastou para despertar o interesse do Lech Poznan, que recrutou os serviços do possante central quando este ainda era um adolescente. À estreia na equipa principal, que lhe garantiu uma medalha de Campeão Polaco 2014/15, seguiu-se um empréstimo ao Gornik Leczna e dezenas de internacionalizações jovens.
No verão de 2016 regressou à casa de partida e fez uma excelente temporada na Ekstraklasa - tão boa que acabou por rumar ao futebol inglês e por se tornar na maior venda de sempre do Lech, superando a de Robert Lewandowski ao Borussia Dortmund.
Chegado a Southampton, a primeira experiência no estrangeiro, ainda acumulou meia-dúzia de presenças pelos sub-23 dos “saints” antes de se estrear na Premier League (e logo a faturar) frente ao campeão Chelsea.
A esse jogo seguiram-se mais 183 no principal campeonato britânico, sendo que na última edição só três jogadores conseguiram intercetar mais bolas do que Jan Bednarek - que igualou as 56 de Virgil van Dijk, antecessor no Southampton e atual capitão do Liverpool.
O novo número 5 portista chega à cidade Invicta depois de oito épocas em Inglaterra, ao longo das quais também disputou duas edições do Campeonato do Mundo (2018 e 2022), outras tantas do Campeonato da Europa (2020 e 2024) e quatro da Liga das Nações (2018, 2020, 2022 e 2024) ao serviço da Polónia.
Comunicado do FC Porto:
"O FC Porto chegou a acordo com o Southampton Football Club para a aquisição, a título definitivo, dos direitos de inscrição desportiva e 100% dos direitos económicos de Jan Bednarek pelo valor fixo de 7,5 milhões de euros. Mais se informa que o FC Porto celebrou com o jogador um contrato válido por quatro épocas desportivas, até 30 de junho de 2029, tendo acordado uma cláusula de rescisão no montante de 60 milhões de euros. O Southampton assumirá a responsabilidade com o mecanismo de solidariedade devida a terceiros e o FC Porto declara que terá encargos com serviços de intermediação de 3% do montante da transação."