David Jurásek, recorde-se, foi contratado pelo Benfica ao Slavia Praga em 2023, a troco de 14 milhões de euros.
Depois de apenas 12 jogos na época 2023/2024, o lateral-esquerdo foi emprestado ao Hoffenheim, onde esteve na segunda metade da temporada e no ano seguinte.
Na primeira fase da atual época, Jurásek esteve cedido ao Besiktas, onde fez 17 jogos oficiais, e regressa agora ao Slavia Praga, com um contrato válido por três temporadas e meia, tal como o Flashscore noticiou em dezembro.

O Benfica vai encaixar, segundo comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), 3 milhões de euros, mais 1 milhão numa futura venda do jogador, a que acrescerá 50 por cento do valor remanescente dessas futuras cedências. O Slavia Praga abdica do direito que tinha de receber 10 por cento do valor de futura transferência e não terá direito a reter o mecanismo de solidariedade nesta operação. O Benfica esclareceu ainda que não terá de suportar encargos com serviços de intermediação.
"O David é um jogador que conhece muito bem o Slavia, e nós conhecemos muito bem as suas qualidades. No passado, ele demonstrou repetidamente que pode fazer a diferença no ataque, o que também beneficia os nossos atacantes. A experiência no estrangeiro fez-lhe progredir e acreditamos que ele está numa fase da carreira em que pode trazer qualidade imediata e, ao mesmo tempo, aumentar a competição no lado esquerdo do campo", afirmou o diretor desportivo do Slavia Praga, Přemysl Kovář.
"O Slavia sempre foi um lugar especial para mim. Cresci muito aqui como jogador e como pessoa e vejo o meu regresso como uma grande motivação. Estou feliz por estar de volta a um ambiente que conheço e estou ansioso por trabalhar com a equipa e pelo ambiente no estádio. Vou dar o meu melhor para ser valioso para o Slavia e ajudá-los na parte da primavera da temporada e além", afirmou David Jurásek na sua apresentação oficial no emblema checo.
Sentimento: "Sinto-me ótimo, só tenho bons sentimentos em relação a isso e estou realmente ansioso."
Que David Jurásek no regresso? "Como pessoa, continuo definitivamente o mesmo. A única coisa que mudou é que tenho uma família e um filho. Dessa perspetiva, estou um pouco diferente, mas do ponto de vista futebolístico e humano, ele é o mesmo David Jurásek. Se não melhor."
Como foi a sua experiência até este regresso? "Foi desafiante, pensei que se resolveria em poucos dias, mas depois mudou, o que deveria ser, como seria. Foi mentalmente exigente, estava sempre em casa, tinha de me manter. Faz bastante frio na República Checa, por isso foi mais difícil, mas estou contente por ter dado certo. Está feito."
O que mais anseia depois de regressar? "É difícil destacar uma coisa, estou ansioso por tudo. O grupo checo, as pessoas que estavam aqui antes. Estou ansioso por tudo."
Que experiência adquiriu nas suas três passagens pelo estrangeiro? "Adquiri muita experiência, mudei de três países. Posso dar alguns conselhos aos rapazes sobre línguas estrangeiras, mas principalmente cresci do ponto de vista futebolístico."
Como é que via o Slavia do estrangeiro? "Sempre acompanhei o Slavia de perto, não posso dizer que assisti a todos os jogos, mas quando podia, assistia. Ainda tenho muitos amigos aqui, embora a maioria já esteja noutro lugar, então, inconscientemente, ainda o acompanhava."
Objetivos: "Os objetivos estão definidos, tenho algum trabalho inacabado que não concluí da última vez. Por isso, os objetivos são claros."
Mensagem aos adeptos: "Estou ansioso por sentir a atmosfera que criam em todos os jogos no Eden. Estou ansioso por vencermos juntos."

