Mais

Oficial: Luis Suárez é reforço do Sporting até 2030

Luis Suárez com Frederico Varandas
Luis Suárez com Frederico VarandasSporting CP

O Sporting anunciou esta segunda-feira a contratação do avançado colombiano Luís Suárez por 22 milhões de euros, proveniente do Almería, num contrato até 2030. Vai envergar a camisola número 97.

O bicampeão nacional encontrou em Espanha o sucessor de Viktor Gyokeres na frente de ataque: Luís Suárez é um nome sinónimo de golos e chega com um preço condizente. Os leões desembolsaram 22 milhões de euros, mais cinco milhões por objetivos, e a equipa da Andaluzia assegurou ainda 10 por cento de uma futura mais-valia. O avançado fica blindado por uma cláusula de rescisão de 80 milhões de euros.

A apresentação de Luis Suárez
Sporting CP

O internacional colombiano em cinco ocasiões vem da melhor temporada da carreira, com 31 golos anotados em 43 jogos na segunda divisão espanhola. Passou os últimos três anos no emblema andaluz, mas antes disso somou passagens por Granada, Watford, Valladolid, Nàstic, Saragoça e Marselha. 

Os números de Luis Suárez
Os números de Luis SuárezFlashscore

"Ponto mais alto da minha carreira"

Atingi o ponto mais alto da minha carreira. Estou com muita vontade de dar uma resposta positiva aos dirigentes que confiaram em mim e aos adeptos que me receberam tão bem. Quero demonstrar que tenho aquilo de que é preciso para estar aqui”, começou por dizer Luis Suárez.

Natural de Santa Marta, na Colômbia, Suárez deu os primeiros passos no Itagüí Leones FC e passou por vários campeonatos europeus antes de se afirmar no futebol espanhol. Agora, troca o sul de Espanha por Lisboa, onde envergará o número 97, uma homenagem ao seu ano de nascimento.

Gosto de assinalar novos começos, capítulos diferentes da minha carreira. Antes utilizava o 9, mas agora no Sporting CP quero elevar o 97 ao mais alto nível”, explicou.

Luis Suárez é o novo número 97 do Sporting
Luis Suárez é o novo número 97 do SportingSporting CP

A ligação ao símbolo do clube, contudo, não é recente: o colombiano tem um leão tatuado no braço esquerdo e esse detalhe tornou a escolha ainda mais especial.

“Identifico-me com o animal pela sua personalidade e carácter, pela garra com que protege a sua manada. Quando recebi a proposta do Sporting nem hesitei porque parecia tudo conectado”, contou, entusiasmado, lembrando ainda que “toda a gente conhece a dimensão do clube” verde e branco.

A tatuagem de Luis Suárez
A tatuagem de Luis SuárezSporting CP

É uma grande equipa não apenas de Portugal, mas também a nível europeu e mundial, e que nos últimos anos tem crescido ainda mais. Isso torna o Sporting atrativo não apenas para os jogadores, mas também para os adeptos de todo o mundo”, explicou o avançado.

Já com a mira apontada à Supertaça Cândido de Oliveira, competição que marca o arranque oficial da época, Luis Suárez garante estar disponível para ajudar a equipa a lutar pelo troféu.  

Tenho trabalhado para estar à disposição do treinador. Seria muito bonito jogar e somar minutos, mas mesmo se não jogar o mais importante é que o Sporting vença sempre”, sublinhou, não fugindo às expectativas que sabe carregar consigo. 

Quero triunfar por cá, fazer as coisas bem e sobretudo conseguir os objetivos do clube, que é o mais importante. Quero ajudar a equipa marcando golos, porque foi para isso que me contrataram, e fazer assistências, ganhar jogos, ganhar títulos. É o que me falta na carreira: ganhar troféus importantes. Acredito que no Sporting podemos conseguir ganhar muita coisa e isso, para mim, seria o que de mais bonito podia acontecer”, afirmou.

E há já referências leoninas que lhe servem de motivação: “Quero deixar a minha marca, essa marca colombiana que já marcou os sportinguistas no passado. Na minha posição, sei que o Téo (Gutiérrez) e o Fredy (Montero) são muito acarinhados por cá e eu também quero fazer história”.

Definindo-se como “um avançado forte, ágil, sempre de olhos postos na baliza e no golo, que dá tudo para ajudar os companheiros não apenas no ataque, mas também em trabalho defensivo sempre que necessário”, o reforço leonino não nega a ambição de voltar a representar o seu país.

O Sporting é um clube de nível mundial e acredito que posso ajudar muito a equipa, o que pode abrir novamente as portas da seleção colombiana”, apontou.

Luis Suárez diz-se já adaptado à nova realidade
Luis Suárez diz-se já adaptado à nova realidadeSporting CP

Já a adaptação a Lisboa, essa, tem sido rápida e feliz. “Tanto os adeptos como o clube e os meus colegas estão a tornar estes primeiros dias incríveis. A minha família e eu estamos muito felizes de estar aqui e espero que isso se transmita dentro do terreno de jogo”, afirmou, sublinhando que a confiança de Rui Borges e a recepção do plantel são fundamentais nesse processo. 

“O mister passou-me máxima confiança e tranquilidade no primeiro contacto, e reforçou que o mais importante é adaptar-me pouco a pouco. E para os meus colegas também só tenho elogios: fizeram-me sentir parte do grupo desde o primeiro momento. Isso é muito importante para mim e estou muito grato a todos eles”, assumiu.

A fechar, Luis Suárez assumiu um compromisso firme para com todos os sportinguistas. “Cheguei com vontade de ‘devorar o mundo’, e acredito que a vosso lado, com o vosso apoio, temos uma grande equipa que pode conquistar todos os seus objetivos”.