O FC Porto anunciou, esta segunda-feira, a renovação de Martim Fernandes. O lateral-direito assinou até 2030 com os dragões e fica com uma cláusula de rescisão de 80 milhões de euros.
No FC Porto desde os 11 anos, Martim Fernandes acabou por se estrear na equipa principal a 20 de outubro de 2023, num encontro com o Vilar de Perdizes, na Taça de Portugal. Era então presença assídua na equipa B.
Somou então mais 44 jogos de azul e branco e demonstrou polivalência. Capaz de ser usado à direita e à esquerda, foi quem cobriu a lesão de Francisco Moura, mas acabou também ele por sofrer uma mazela na primeira jornada da Liga Portugal, diante do Vitória SC.

Confira as declarações de Martim Fernandes:
Renovação: "Quero agradecer e dizer que renovar com o meu clube do Coração, o clube que apoio desde que nasci, é um orgulho enorme por saber que confiam em mim para representar o FC Porto. Estou muito feliz".
Recordações: "A primeira memória que me vem à cabeça da formação é de quando ganhámos o Torneio da Pontinha, nos sub-13. Foi o meu primeiro título aqui. Depois também tenho memórias do jogo contra o Sporting, foi a minha estreia no Estádio do Dragão e senti o apoio total dos adeptos. Foi um dia que me marcou e no qual penso diariamente".
Ser profissional: "Nunca pensei em chegar a um nível tão alto como aquele em que estou agora. Não era o meu objetivo na altura, jogava futebol com os meus amigos por paixão. Sempre gostei de jogar futebol desde pequenino, mas nunca pensei chegar a este patamar."
Estreia: "Na altura estava no banco, nem pensei que fosse aquecer. Fui chamado para aquecer, tal como o João Mendes, e fiquei muito nervoso. O mister puxou por mim, disse para ter confiança e jogar o meu jogo sem me deixar influenciar por outras pessoas porque, quando és mais novo, tens a tendência de seguir as indicações dos outros, mas acho que dei uma boa resposta".
Jorge Costa: "Sinto-me um privilegiado por, na formação, ter podido receber a mística deste Clube. Tínhamos o João Pinto e mais recentemente o Jorge Costa, que infelizmente faleceu e era um homem incrível. Adorava o Jorge Costa, ele estava sempre connosco no Olival. Era uma pessoa sempre alegre, divertida, via sempre o lado positivo das coisas. Tinha a sua forma de ser, falava alto, à moda do Porto. É sempre um privilégio ter essas pessoas ao nosso lado."
Taça de Portugal em 2024: "Foi o meu primeiro título no FC Porto. Na altura, não sabia o que era esse sentimento. Ter os adeptos todos ali no Jamor foi incrível, um momento único na minha carreira."
2025/26: "Um objetivo que tenho para o futuro próximo é ser Campeão Nacional pelo FC Porto. Tenho outros para mais tarde, mas a minha principal meta é essa."
As declarações de André Villas-Boas:
Martim Fernandes: "É a continuação da confiança no atleta, nas suas qualidades e naquilo que ele tem demonstrado pelo FC Porto, não só enquanto sénior mas já desde as camadas jovens. É um atleta de grande potencial e de projeção e fazemos questão de lhe transmitir essa confiança, porque acreditamos no seu futuro e no seu futuro vinculado ao FC Porto, seja na direita ou na esquerda, nos golos e nas assistências, com toda a garra, determinação e ânimo que ele tem demonstrado cada vez que veste a camisola do FC Porto."
Marca FC Porto: "O Martim é um filho da casa com uma longa história no FC Porto e com todos os passos bem dados no seu crescimento sustentado numa família que sempre o apoiou nesses passos seguros. Quando assim é temos de valorizar todo o percurso, o Martim é Porto da cabeça aos pés e desejamos que assim continue"