O médio Nuno Santos deixou o Vitória SC, da Liga Portugal, para reforçar os sul-africanos do Mamelodi Sundowns, treinados pelo português Miguel Cardoso, informaram os dois clubes.
“A carreira profissional de Nuno Santos vai prosseguir na principal liga da África do Sul, ao serviço do Mamelodi Sundowns. O clube encetou negociações com a Vitória Sport Clube, Futebol SAD e assegurou a transferência imediata e definitiva do médio ofensivo de 26 anos”, refere a nota publicada no sítio oficial dos vimaranenses, a propósito da transferência realizada por 920 mil euros.
O jogador nascido no Porto encerrou assim um ciclo de pouco mais de duas épocas no Minho, com um registo de 34 jogos oficiais em 2023/24, de 51 partidas em 2024/25 e de cinco encontros na presente temporada, antes de ficar de fora do da receção ao SC Braga (1-1), a contar para a sexta jornada e disputado no sábado.
Nuno Santos contabilizou oito golos e 14 assistências nas várias competições em que representou os vitorianos e vai cumprir a segunda experiência fora de Portugal, depois de ter jogado ao serviço do Charlotte FC, da principal liga dos Estados Unidos, em 2022 e em 2023.
Reforço da equipa que é octacampeã da África do Sul e que vai disputar a Liga dos Campeões africana, o médio mostrou-se orgulhoso por ter integrado o plantel que bateu o recorde vitoriano de pontos na Liga – 63, em 2023/24 – e o grupo que atingiu os oitavos de final da Liga Conferência, na época transata.
“Aqui cresci, evoluí e amadureci como jogador e como pessoa. Saio hoje, com a consciência de que fiz o meu melhor para poder ajudar o clube, mas o Vitória nunca vai sair de mim”, escreveu, na página oficial na rede social Instagram.
Formado no Boavista, no FC Porto, no Belenenses e no Benfica, clube pelo qual se estreou como sénior, na equipa B, da Liga 2, Nuno Santos representou também o Moreirense, na época 2019/20, o Boavista, em 2020/21, e o Paços de Ferreira, em 2021/22.