Oficial: Oskar Pietuszewski é reforço do FC Porto até 2029

Oskar Pietuszewski apresentado pelo FC Porto
Oskar Pietuszewski apresentado pelo FC PortoFC Porto

Depois de Thiago Silva, o FC Porto oficializou esta quarta-feira a contratação do jovem polaco Oskar Pietuszewski, de apenas 17 anos, proveniente do Jagiellonia.

Está encontrado o extremo pretendido por Francesco Farioli para reforçar o plantel neste mercado de janeiro. Oskar Pietuszewski viajou para a cidade Invicta e foi anunciado como novo jogador dos dragões, num negócio de 10 milhões de euros.

Tal como revelou o presidente do Jagiellonia, havia vários clubes interessados no extremo de apenas 17 anos, mas o FC Porto, que estava na corrida desde cedo, acabou por conseguir fechar a contratação do jogador.

O extremo está avaliado em 11,2 milhões de euros pelo Flashscore e pode atuar nos dois flancos, tendo como pé preferencial o direito.

Os números de Oskar Pietuszewski
Os números de Oskar PietuszewskiFlashscore

O extremo polaco de 17 anos rubricou um contrato válido por três temporadas com o FC Porto, até 5 de janeiro de 2029, com uma cláusula de rescisão de 60 milhões de euros. O novo número 77 junta-se aos compatriotas Jan Bednarek e Jakub Kiwior e passa a ser o mais jovem elemento do principal plantel portista.

Nascido em Białystok, bem perto da fronteira da Polónia com a Bielorrússia, o mais recente reforço do FC Porto fez toda a formação no Jagiellonia, clube local pelo qual se estreou na equipa principal com apenas 16 anos em Amesterdão, frente ao Ajax de Francesco Farioli, na qualificação para a Liga Europa.

Pietuszewski vai usar a camisola 77
Pietuszewski vai usar a camisola 77FC Porto

Os primeiros minutos na Liga Polaca foram somados em janeiro do ano seguinte, bem a tempo de completar 15 jogos - cinco como titular e dez como suplente - e de apontar um golo e uma assistência. Aos êxitos individuais, juntou também o sucesso coletivo com a conquista da Supertaça diante do Wisla Cracóvia, no passado mês de abril.

Já enturmado entre os seniores no arranque de 2025/26, Oskar Pietuszewski começou a época a titular - condição em que disputou 21 dos 31 encontros até ao momento -, contribuiu com três golos e uma assistência para que o Jagiellonia estivesse a um ponto da liderança da Liga, mas com menos um jogo disputado, e tem dado nas vistas pela rapidez e capacidade de drible.

A precocidade e o talento são atributos bem vincados na carreira do internacional jovem polaco, que foi convocado pela primeira vez para a seleção sub-17 com apenas 15 anos e, desde setembro, já assinou quatro golos e duas assistências em seis jogos na fase de apuramento para o Campeonato da Europa de sub-21.

Comunicado do FC Porto:

"O FC Porto chegou a acordo com o Jagiellonia Bialystok S.S.A. para a transferência, a título definitivo, dos direitos de inscrição desportiva e 100% dos direitos económicos de Oskar Pietuszewski pelo valor total máximo de 10 milhões de euros, valor que inclui a remuneração fixa e uma remuneração variável máxima em função do cumprimento de certos objetivos.

O Jagiellonia terá também direito ao valor correspondente a 10% das mais valias de uma potencial futura transferência do jogador. Mais se informa que o FC Porto celebrou com o jogador um contrato válido por três épocas desportivas, ou seja, até 5 de janeiro de 2029, tendo acordado uma cláusula de rescisão no montante de 60 milhões de euros.

O Jagiellonia assumirá a responsabilidade com o mecanismo de solidariedade devida a terceiros e o FC Porto declara que terá encargos com serviços de intermediação de 400 mil euros com esta transação."