O Benfica pagou 27 milhões de euros fixos para assegurar a contratação do jogador junto do Palmeiras. Os outros 3 milhões, dos 30 exigidos pelo Verdão, seriam os 10% do passe que pertenciam ao jogador e dos quais terá abdicado para fechar a transferência.
"A Sport Lisboa e Benfica – Futebol, SAD informa que chegou a acordo com o Palmeiras para a aquisição da totalidade dos direitos do jogador Richard Ríos, por um montante de € 27 000 000 (vinte sete milhões de euros). Mais se informa que foi celebrado um contrato de trabalho desportivo com o referido jogador que vigora até 30 de junho de 2030, o qual inclui uma cláusula de rescisão no valor de € 100 000 000 (cem milhões de euros)", pode ler-se no comunicado enviado pelas águias à CMVM.
Trata-se do maior investimento alguma vez feito pelo Benfica num único jogador, superando os 25 milhões de euros pagos por Kokçu, entretanto transferido para o Besiktas.
Ríos, de 25 anos, jogava no Palmeiras desde 2023, tendo conquistado o título de campeão brasileiro logo no primeiro ano, além do estadual de São Paulo, em 2024, ambos sob o comando do treinador português Abel Ferreira.
Neste periodo, participou em 138 jogos (93 como titular), nas quais marcou 11 golos pelos paulistas. O último encontro de Ríos pelo Palmeiras foi na semana passada, diante do Mirassol, para o Brasileirão, já depois de ter estado no Mundial de clubes, nos Estados Unidos, em que atuou de início nos cinco embates, desde a estreia com o FC Porto (0-0) até à eliminação nos quartos de final, perante o Chelsea (1-2).
O médio fez praticamente toda a formação ligada ao futsal e só aos 18 anos enveredou definitivamente pelo futebol, quando o Flamengo o descobriu num torneio de futsal que teve lugar no Rio de Janeiro e o contratou para integrar a equipa de sub-20.
Ainda jogou sete encontros pela equipa principal dos cariocas, inclusive sagrando-se campeão brasileiro em 2020, mas acabaria emprestado ao Mazatlán, numa incursão pelo México que ficou marcada por uma grave lesão num joelho, que o afastou sete meses dos relvados, antes de rumar em definitivo ao Guarani, clube do qual se transferiu para o Palmeiras.
Richard Ríos é apenas o terceiro jogador colombiano a representar a equipa principal do Benfica, depois do médio Guillermo Celis (2016/17) e do central Jorge Bermúdez (1996/97), tendo já o estatuto de titular da seleção do seu país, pela qual soma 23 internacionalizações e dois golos.

Este é o quinto reforço assegurado pelos encarnados para a temporada 2025/26, juntando-se a Samuel Dahl, que esteve cedido na época passada pela Roma, Rafael Obrador (ex-Real Madrid), Amar Dedic (ex-Salzburgo) e Enzo Barrenechea (ex-Aston Villa).
