Oficial: Terem Moffi é reforço do FC Porto

André Villas-Boas com Terem Moffi
André Villas-Boas com Terem MoffiFC Porto

Terem Moffi, avançado nigeriano de 26 anos, foi esta sexta-feira oficializado como reforço do FC Porto, chegando cedido por empréstimo pelo Nice, com opção de compra não obrigatória.

Terem Moffi, recorde-se, chegou na quinta-feira ao Porto, a meio da tarde, e esteve no Estádio do Dragão a assistir ao jogo do FC Porto diante do Rangers, que os dragões venceram por 3-1.

O avançado nigeriano de 26 anos chega emprestado até final da época, com uma opção de compra não obrigatória, no valor de 8 milhões de euros, com mais 250 mil euros por objetivos, ficando o Nice com 10 por cento de uma futura mais-valia.

Terem Moffi vai vestir a camisola 29 do FC Porto, voltando a um Estádio do Dragão que já conhece, depois de ter sido titular na derrota do Nice, em novembro (0-3), diante dos dragões. O avançado internacional nigeriano, recorde-se, foi colega de Pablo Rosario e treinado por Francesco Farioli no Nice.

Os números de Terem Moffi
Os números de Terem MoffiFlashscore

"Sinto-me muito orgulhoso por estar aqui"

Primeiras impressões: "Sinto-me muito orgulhoso por estar aqui. Envergar as cores deste clube significa muito para mim e só tenho a agradecer ao presidente, ao treinador e aos adeptos."

Reputação do clube: "Todos conhecem o FC Porto, um clube que luta para ganhar jogos e troféus na Europa e em Portugal. Sei o quão importante isso é para os adeptos, para a família portista, por isso é muito bom estar aqui."

O dia em que foi adversário: "Há dois meses, joguei contra o FC Porto e não fiquei com boas sensações porque perdemos. Desta vez, estou do outro lado e sinto-me muito bem."

Autorretrato: "Sou um jogador que adora ser feliz a jogar futebol. Quando me sinto assim, nada mais me importa, fico ao meu melhor nível. Adoro marcar golos, trabalhar em prol da equipa e ajudar os meus colegas, assim como interagir com os adeptos."

Exigência dos adeptos e uma mensagem: "Sei que os adeptos têm grandes expectativas, mas quero, com a ajuda de Deus, conseguir marcar os golos que eles esperam ver. Continuem a apoiar a equipa e a mim também, porque vamos tentar continuar a ganhar jogos e a marcar golos para concluirmos a temporada da melhor forma."

As declarações de Terem Moffi
FC Porto

Tarem Moffi, nascido em Calabar, a menos de 40 quilómetros da fronteira com os Camarões, o terceiro dos quatro filhos de Leo Moffi - antigo guarda-redes que chegou a defender a baliza do Vasco da Gama, do Brasil -, deixou a Nigéria com apenas 17 anos para ingressar na Buckswood Football Academy, em Inglaterra. À experiência no futebol britânico seguiu-se a estreia como profissional na Lituânia, primeiro ao serviço do Zalgiris Kaunas e depois do FK Riteriai.

Após marcar 20 golos em 21 jornadas na Liga Lituana, o esquerdino chamou a atenção do Kortrijk e mudou-se para a Bélgica. A aventura em solo belga foi mais curta do que o esperado, por força da pandemia, mas viria a revelar-se igualmente proveitosa: nos 11 jogos disputados em janeiro, fevereiro e agosto de 2020, o ponta de lança de 1,88 metros festejou seis vezes e transferiu-se para os franceses do Lorient, clube no qual teve impacto imediato.

Ao golo na estreia seguiu-se uma sequência de cinco jogos consecutivos a faturar e outra de seis remates certeiros em três encontros, séries que lhe permitiram terminar a temporada 2020/21 com 15 golos e convenceram Gernot Rohr a convocá-lo pela primeira vez para a seleção nigeriana, pela qual se estreou em junho de 2021, contra os Camarões - viria a coincidir com Zaidu nas Super Eagles em seis ocasiões.

Oito tentos e quatro passes decisivos depois, o mais recente Dragão arrancou 2022/23 com 12 golos em 18 jogos e mudou-se para a Côte d’Azur, onde faturou em 20 ocasiões - 11 das quais sob o comando de Francesco Farioli - e fez seis assistências ao lado de Pablo Rosario. Regressado em março do ano passado, marcou uma vez em cinco jogos e, na presente campanha, leva três golos em 15 encontros.