"O FC Porto e o Moreirense Futebol Clube chegaram a acordo para a cedência, a título de empréstimo válido até ao final da temporada, dos direitos de inscrição desportiva de Vasco Sousa. O acordo inclui uma opção de compra de 80% dos direitos económicos do atleta por 8 milhões de euros. Antes de rumar ao Moreirense, Vasco Sousa renovou contrato com o FC Porto até 2030. O FC Porto deseja as maiores felicidades a Vasco Sousa nesta nova etapa da carreira", pode ler-se na nota dos dragões.
Contratado ao Vitória SC em 2019, Vasco Sousa estreou-se na equipa principal do FC Porto em 2022/23. Desde então somou 16 partidas e fez uma assistência com a camisola azul e branca.
O médio estava a ganhar espaço no plantel durante a temporada passada, mas uma grave lesão (fratura do perónio) sofrida frente ao Farense roubou-lhe algum tempo. Ainda regressou a tempo do Mundial de Clubes, mas não disputou qualquer minuto.
No Moreirense, Vasco Sousa vai alinhar sob o comando de Vasco Botelho da Costa e lutar por espaço no onze inicial que tem sido ocupado por Mateja Stjepanovic, Alanzinho, Lawrence Ofori e Afonso Assis. Depois de três triunfos, os cónegos perderam na visita ao terreno do Gil Vicente na última jornada (2-0).
