Onze da 15.ª jornada para o Flashscore: Abram alas a um ganso entre leões e dragões

FC Porto segue firme na liderança
FC Porto segue firme na liderançaFC Porto, Flashscore

O Flashscore atribui notas aos jogadores das principais competições europeias e mundiais, entre as quais a Liga Portugal. Aproveitando esta ferramenta, o Flashscore Notícias compilou o melhor onze da 15.ª ronda do campeonato.

O onze ideal da 15.ª jornada
O onze ideal da 15.ª jornadaFlashscore

Guarda-redes:

Renan Ribeiro (Estrela) - 8.1

O Estrela da Amadora travou o surpreendente Moreirense com um empate sem golos (0-0) e tem motivos para agradecer ao seu guarda-redes. Renan Ribeiro esteve em grande plano, somando sete defesas, sendo decisivo para garantir mais um ponto importante na luta pela manutenção.

Os números de Renan
Os números de RenanOpta by Stats Perform, Estrela da Amadora

Defesas:

Larrazabal (Casa Pia) - 8.7

Num duelo escaldante na luta pela manutenção, Larrazabal vestiu a capa de herói e conduziu os gansos a uma reviravolta preciosa em casa do Tondela (1-2). O espanhol restabeleceu a igualdade pouco depois da hora de jogo e, já na fase decisiva do encontro, assistiu Nhaga para a cambalhota no marcador, selando um resultado extremamente favorável para a equipa orientada por Gonçalo Brandão. Uma vitória que vale mais do que três pontos e reforça a crença na luta pela permanência.

O raio de ação de Larrazabal
O raio de ação de LarrazabalOpta by Stats Perform, Liga Portugal

Henrique Silva (Santa Clara) - 8.2

O central brasileiro começa a ganhar o seu espaço nas contas de Vasco Matos no Santa Clara e teve o seu grande jogo na receção ao Arouca (0-0). Henrique esteve irrepreensível no eixo defensivo, vencendo cinco duelos aéreos e seis no chão, aos quais juntou ainda quatro intercepções, num desempenho de grande solidez e segurança.

Otamendi (Benfica) - 8.0

Os anos passam, mas a qualidade mantém-se intacta. Nicolás Otamendi voltou a assumir o papel de patrão da defesa do Benfica, sendo determinante na vitória tangencial na recepção ao Famalicão (1-0). Foi o central argentino quem sofreu a grande penalidade que esteve na origem do golo solitário do inevitável Vangelis Pavlidis.

A zona onde Otamendi fez o desarme
A zona onde Otamendi fez o desarmeOpta by Stats Perform, Liga Portugal

Gilberto Batista (Moreirense) - 8.0

O jovem central esteve em plano de grande destaque no eixo defensivo do Moreirense, na deslocação ao terreno do Estrela da Amadora (0-0). Venceu 10 dos 13 duelos disputados, registou oito alívios e duas intercepções, assinando uma exibição de elevado nível e grande consistência.

As recuperações de Gilberto Batista
As recuperações de Gilberto BatistaOpta by Stats Perform, Liga Portugal

Ricardo Mangas (Sporting) - 8.1

O lateral aproveitou da melhor forma a oportunidade, curiosamente concedida num palco onde já foi particularmente feliz - o Estádio D. Afonso Henriques - na goleada frente ao Vitória SC (1-4), para demonstrar que é uma opção bastante válida no plantel orientado por Rui Borges. Para além da assistência para Fotis, Mangas esteve muito ativo nos duelos, participando em 19, dos quais venceu 13, e apresentou 100% de eficácia no desarme.

Médios:

Rodrigo Mora (FC Porto) - 8.4

Muito se discute se Rodrigo Mora tem ou não o espaço que merece no onze do FC Porto. Certo é que, sempre que é chamado, responde de forma positiva. Titular em Alverca (0-3), o camisola 86 esteve em evidência ao assistir Borja Sainz para o primeiro golo e terminou o encontro eleito homem do jogo pelo Flashscore, coroando mais uma exibição de excelência.

O mapa de passes de Rodrigo Mora
O mapa de passes de Rodrigo MoraOpta by Stats Perform, FC Porto

Telmo Arcanjo (Vitória SC) - 8.2

O internacional cabo-verdiano entrou apenas no arranque da segunda parte, numa altura em que o Sporting já vencia o Vitória SC por 0-2, mas destacou-se como um dos jogadores mais inconformados da equipa orientada por Luís Pinto. Para além do golo, Arcanjo esteve muito ativo no último terço do terreno, onde registou 10 passes certos.

Avançados:

Borja Sainz (FC Porto) - 8.0

Depois de um período marcado por alguma inconsistência, a passagem pelo banco de suplentes parece ter surtido o efeito desejado. Borja Sainz apresentou-se a altíssimo nível e foi decisivo no triunfo do FC Porto em Alverca (0-3), ao apontar dois golos e assumir papel de destaque na vitória azul e branca.

Ioannidis (Sporting) - 8.2

O avançado helénico está totalmente recuperado da lesão que condicionou a sua afirmação no Sporting e regressou ao onze inicial para dar apoio a Luis Suárez no ataque dos leões, com sucesso. Muito ativo ao longo do encontro, Fotis Ioannidis marcou presença na lista de goleadores no Estádio D. Afonso Henriques, contribuindo para a vitória expressiva frente ao Vitória SC (1-4).

Murilo Souza (Gil Vicente) - 8.1

O Gil Vicente conseguiu resgatar um ponto na recepção ao Rio Ave (2-2), graças a um golo já em período de descontos. Mas a equipa orientada por César Peixoto foi a primeira a colocar-se em vantagem, na sequência de um golo de Murilo, jogador experiente e peça importante no ataque gilista.

Como são calculadas as notas?