Mais

Onze da 5.ª jornada para o Flashscore: Há todo um mundo extra-grandes e esta é a prova

Ricard Sánchez foi o grande destaque da jornada
Ricard Sánchez foi o grande destaque da jornadaMIGUEL A LOPES/LUSA
O Flashscore atribui notas aos jogadores das principais competições europeias e mundiais, entre as quais a Liga Portugal. Aproveitando esta ferramenta, o Flashscore Notícias compilou o melhor onze da quinta ronda do campeonato. Na quinta jornada, os grandes ficaram de fora da melhor equipa e destacaram-se Moreirense e Casa Pia, cada um com três jogadores neste onze. No entanto, a grande referência da jornada foi o espanhol Ricard Sánchez, que brilhou na vitória do Estoril Praia.

Como são calculadas as notas?

O melhor onze da 5.ª jornada
O melhor onze da 5.ª jornadaFlashscore

Guarda-redes:

André Gomes (Alverca) - 8.5

Após ficar de fora do jogo com o Benfica devido às restrições da Liga Portugal, André Gomes voltou ao onze e foi aposta certeira de Custódio Castro. O jogador emprestado pelos encarnados foi decisivo para o primeiro triunfo do conjunto ribatejano ao fazer sete defesas, incluindo uma intervenção decisiva ao defender uma grande penalidade.

André Gomes foi decisivo no regresso à equipa
André Gomes foi decisivo no regresso à equipaAlverca FC / Opta by Stats Perform

Defesas:

Dinis Pinto (Moreirense) - 8.4

O grande arranque de época do Moreirense e de Dinis Pinto andam de mãos dadas. O lateral direito já igualou, no espaço de cinco jornadas, o número de assistências que tinha feito nas duas primeiras épocas em Moreira de Cónegos. Frente ao Rio Ave, somou mais uma, curiosamente para Diogo Travassos, que até pode passar a ser seu concorrente na posição.

O mapa de calor de Dinis Pinto
O mapa de calor de Dinis PintoMoreirense FC, Opta by Stats Perform

Naves (Alverca) - 8.1

Os bons indicadores de Kaiky Naves nas primeiras jornadas tiveram seguimento neste regresso do brasileiro à equipa de Custódio. Depois da expulsão frente ao Estrela da Amadora, voltou à equipa titular e foi decisivo ao ganhar duelos defensivos que ajudaram o Alverca a registar a primeira clean sheet da época.

A exibição de Naves
A exibição de NavesAlverca FC/Opta by Stats Perform

David Sousa (Casa Pia) - 8.3

Estreia a titular no Casa Pia, estreia a marcar. David Sousa não vai esquecer os primeiros minutos ao serviço dos gansos, depois de ter confirmado o triunfo da equipa de João Pereira com um belo golpe de cabeça a finalizar uma boa jogada ensaiada.

Médios:

Lominadze (Estoril Praia) - 7.9

Lominadze está a viver um mês de setembro para mais tarde recordar. Depois de se estrear pela seleção principal da Geórgia, entrando na segunda parte da vitória sobre a Bulgária, estreou-se a marcar também em solo português com um golo de classe para adiantar os canarinhos frente ao AFS.

Vasco Sousa (Moreirense) - 8.0

Um regresso auspicioso à competição. Depois de uma lesão delicada que afetou a sua afirmação no FC Porto, foi reforço de última hora em Moreira de Cónegos e entrou no onze com alguma surpresa, mas os indicadores foram positivos. Apesar de ainda não conseguir fazer o jogo completo, trouxe a combatividade que lhe é característica ao meio-campo da equipa de Vasco Botelho da Costa e mostrou boa complementaridade com Alanzinho.

O mapa de passes de Vasco Sousa
O mapa de passes de Vasco SousaMoreirense FC/Opta by Stats Perform

Alanzinho (Moreirense) - 8.4

Por falar nele, aqui está o destaque ao craque do Moreirense. Alanzinho tem vindo a destacar-se como um dos melhores jogadores extra-grandes e é o motor ofensivo da equipa de Vasco Botelho da Costa. Esta época, já leva duas assistências e um golo em cinco jornadas. Depois de brilhar nas três temporadas anteriores, parece decidido a fazer o Moreirense dar o salto antes de ele próprio subir um patamar competitivo, algo que já tem vindo a justificar.

Os números de Alanzinho
Os números de AlanzinhoMoreirense FC, Opta by Stats Perform

Leonardo Lelo (SC Braga) - 8.0

Apesar da má exibição e do empate do SC Braga, Leonardo Lelo continua a apresentar-se como o melhor reforço dos arsenalistas no arranque da temporada. Desta vez não assistiu, mas foi o principal criador ofensivo de uma equipa onde continuam a faltar outras ideias que não passem pelo pé esquerdo do ex-Casa Pia.

O mapa de calor de Leonardo Lelo contra o Gil Vicente
O mapa de calor de Leonardo Lelo contra o Gil VicenteRODRIGO ANTUNES/LUSA/ Opta by Stats Perform

Avançados:

Kevin Prieto (Casa Pia) - 8.1

Apenas 18 minutos em campo e uma demonstração impressionante de combatividade. Kevin Prieto ainda não conseguiu ser titular neste Casa Pia, mas mostrou a João Pereira que pode contar com ele para tudo, sobretudo para missões defensivas. 12 duelos ganhos, cinco desarmes e dois alívios. Repetimos, tudo isto em 18 minutos!

As estatísticas de Kevin Prieto
As estatísticas de Kevin PrietoCasa Pia AC, Opta by Stats Perform

Cassiano (Casa Pia) - 7.9

Após quatro jornadas sem faturar, Cassiano regressou ao onze titular e parece que a passagem pelo banco acabou por ter efeito positivo. O experiente brasileiro demorou apenas 14 minutos a abrir o ativo frente ao Arouca, deixando assim a sua primeira marca na época 2025/26.

Melhor jogador da 5.ª jornada para o Flashscore: Ricard Sánchez - 9.5

Se ainda não se tinha mostrado em solo português, eis um belo cartão de apresentação. Depois de dois jogos pelo Estoril, Ricard Sánchez mostrou que pode ser um dos destaques da Liga Portugal esta época, ao brilhar na partida frente ao AFS, com um golo e uma assistência. Chegou a Portugal depois de três épocas como titular do Granada, com um Europeu sub-19, uma LaLiga e uma LaLiga 2 no currículo e a promessa de dar que falar no António Coimbra da Mota. Para já, leva o título de melhor jogador da jornada 5 para o Flashscore.

Ricard Sánchez foi o homem da jornada
Ricard Sánchez foi o homem da jornadaEstoril Praia, Opta by Stats Perform