O Flashscore atribui notas aos jogadores das principais competições europeias e mundiais, entre as quais a Liga Portugal. Aproveitando esta ferramenta, o Flashscore Notícias compilou o melhor onze da quinta ronda do campeonato. Na sexta jornada, os denominados grandes voltaram a estar em grande destaque, com um médio espanhol a conseguir alcançar a nota perfeita: 10.
Como são calculadas as notas?

Guarda-redes:
Renan Ribeiro (Estrela) - 8.5
O Estrela da Amadora passou por algumas dificuldades na visita a Tondela (0-0), mas conseguiu amealhar um ponto no primeiro jogo após a saída do treinador José Faria. E, se há alguém mais responsável por isso, é Renan Ribeiro: o guarda-redes brasileiro somou oito defesas.

Defesas:
Amar Dedic (Benfica) - 8.2
Já poucos têm dúvidas de que o lateral bósnio é realmente um dos reforços mais bem conseguidos para 2025/26. No arranque da era Mourinho, Dedić mostrou solidez no processo defensivo, além da habitual presença em termos ofensivos.

O Benfica venceu por 0-3 na Vila das Aves, com golos de Sudakov, Pavlidis e Ivanovic, mas o melhor em campo, segundo o Flashscore, foi Nico Otamendi. O internacional argentino esteve irrepreensível a liderar o setor defensivo das águias, somando 11 duelos ganhos em 13 disputados.

O central sérvio foi uma das principais armas da equipa de Vasco Seabra na reviravolta alcançada pelo Arouca na deslocação ao terreno do Nacional da Madeira (1-2).
Médios:
Pablo Rosario (FC Porto) - 8.1
O médio voltou a ser aposta como lateral-direito e deu, mais uma vez, uma resposta muito positiva numa posição que não lhe é nada estranha. Além disso, o internacional pela República Dominicana abriu o marcador em Vila do Conde logo aos quatro minutos, lançando a vitória tranquila dos dragões.
Semana após semana, Pedro Gonçalves confirma o seu papel de extrema importância na ideia de jogo de Rui Borges. O camisola 8 foi decisivo em Alvalade, onde distribuiu jogo ofensivo (18 passes certos no último terço em 22 realizados) e não desperdiçou a grande penalidade, aos 90 minutos, que selou o triunfo dos leões, frente ao Moreirense (3-0).

Serginho (Santa Clara) - 8.2
O médio pautou a sua exibição pela clarividência com que controlou as ações no miolo. Além disso, o camisola 35 assinou o primeiro golo do Santa Clara na receção ao Alverca (2-1).
Avançados:
Há quem o aponte como o melhor jogador do campeonato português e é cada vez mais difícil contrariar essa ideia. Francisco Trincão atravessa uma fase extraordinária, e o triunfo frente ao Moreirense (3-0) teve muito do seu toque.
O avançado helénico foi uma das grandes figuras do triunfo do Benfica na visita ao AFS. Pavlidis esteve em todo o lado: somou duas assistências, coroou a exibição com um golo e voltou a mostrar porque é uma das referências ofensivas mais consistentes da equipa de José Mourinho. Sempre disponível para combinar com os colegas e letal na área, o internacional grego confirmou o seu estatuto de homem-chave no ataque encarnado.
Não foi um jogo fácil para o Casa Pia, mas os gansos acabaram por resgatar um ponto graças a uma grande penalidade conquistada e convertida por Livolant, aos 88 minutos. Um prémio justo para o inconformismo do extremo francês diante o Famalicão (1-1).
Melhor jogador da 6.ª jornada para o Flashscore: Gabri Veiga (FC Porto) - 10
O camisola 10 é o principal responsável pela condição de suplente de Rodrigo Mora, e a última exibição - no triunfo do FC Porto na visita ao Rio Ave (0-3) - mostrou que Farioli tem todas as razões para continuar a apostar no espanhol.
Inteligente na ocupação de espaços, sempre disponível para dar linhas de passe e com uma qualidade técnica acima da média, assumiu o papel de maestro no meio-campo portista. Um “10” completo, capaz de organizar, acelerar ou pausar o jogo conforme a necessidade. Um verdadeiro craque.
