Reveja aqui as principais incidências da partida

Momento histórico no Estádio João Cardoso. Pela primeira vez, Tondela e Casa Pia defrontaram-se num jogo oficial, desta feita a contar para 15.ª jornada da Liga Portugal e ambas com extrema necessidade de pontos, já que chegavam na zona perigosa da tabela.
Talvez isso ajude a explicar uma primeira parte algo morna. O Casa Pia teve mais posse de bola e rematou mais, mas só Larrazabal assustou Bernardo Fontes. O Tondela adotou uma postura mais reativa e só uma vez conseguiu colocar Maranhão na área, mas o extremo não teve engenho para bater o veterano Ricardo Batista.
A emoção estava guardada para o segundo tempo, mas com um guião que os adeptos do Tondela não deixaram de reconhecer. De forma algo furtiva, o emblema beirão chegou à vantagem quando Abdu Conté viu um cruzamento vindo da esquerda embater-lhe no braço. O árbitro assinalou penálti, o VAR confirmou e Ivan Cavaleiro assumiu a responsabilidade. E se Maranhão e Siebatecheu falharam diante do Nacional, o internacional português teve mais pontaria e bateu Ricardo Batista.
Primeiro golo caseiro do Tondela desde 31 de agosto. Motivos para sorrir numa época que não tem sido fácil. Mas que duraram pouco tempo. Quatro minutos depois, o empate chegou na cabeça de Larrazabal que apareceu na área, qual ponta-de-lança, para colocar o cruzamento de Livolant no fundo das redes.
Começava o déjà vu beirão, que ficou completo minutos depois. Desta vez Larrazabal cruzou e Renato Nhaga, o menino que tinha surpreendido a Luz, apareceu ao segundo poste para colocar a bola no fundo das redes e consumar a reviravolta.
Tal como aconteceu na Choupana, o Tondela colocou-se na frente do marcador, mas permitiu a reviravolta do adversário. Cristiano Bacci lançou a equipa para a frente, mas o cerco final não resultou em oportunidades de maior. Foi Bernardo Fontes, o guarda-redes, que provocou o maior frisson com um cabeceamento por cima aos 90+7'.
Terceira derrota consecutiva do Tondela. Com nove pontos, os beirões são penúltimos e olham agora para o Casa Pia a cinco de distância (13), na primeira posição a salvo da descida (15.º). Não é uma boa maneira de entrar em 2026.
Homem do jogo Flashscore: Larrazabal (Casa Pia).

