1.º - FC Porto
Lugar na última jornada: 1.º
Resultado na última jornada: Empate com o Sporting (1-1)
É caso para falar numa minicrise do FC Porto? Pela primeira vez esta época os dragões somaram dois jogos consecutivos sem vencer. Após a derrota com o Casa Pia, o empate na receção ao Sporting.
O clássico foi pouco entusiasmante, mas o que é certo é que os dragões alcançaram a vantagem perto dos 10 minutos finais e deixaram escapar um triunfo no último lance do jogo devido a um penálti. O que poderiam ser sete pontos de vantagem para gerir em 13 jornadas, mantiveram-se em quatro com a adição de ver o Benfica aproximar-se.
É certo que os dragões continuam a deter a candidatura mais forte ao título, e por isso continuam no primeiro lugar deste Power Ranking, mas pela primeira vez vemos o FC Porto a titubear.

2.º - Sporting
Lugar na última jornada: 2.º
Resultado na última jornada: Empate com o FC Porto (1-1)
Mais um golo do Sporting para lá dos 90 minutos, este não foi para vencer, mas para evitar a derrota em casa do FC Porto. De sete pontos de desvantagem, os leões saíram da casa do líder com os mesmos quatro com que entraram e isso acaba por ser um mal menor.
A equipa de Rui Borges teve posse de bola, aproveitou algum acantonamento do FC Porto que defendeu num bloco médio-baixo, mas não conseguiu encontrar forma de quebrar esse bloco. De resto, durante muito pareceu que a melhor defesa se ia sobrepor ao melhor ataque.
Uma exibição que deixa alguns alertas, mas que não afastou completamente o Sporting da luta pelo título. Pese embora o facto de ainda não ter conseguido vencer os principais rivais esta temporada.
3.º - Benfica
Lugar na última jornada: 3.º
Resultado na última jornada: Vitória contra o Alverca (2-1)
O Benfica foi o grande beneficiado da 21.ª jornada, sendo a única equipa no pódio que venceu e recuperou pontos para os dois principais adversários. Contudo, a exibição voltou a levantar questões.
A vitória do Benfica contra o recém-promovido Alverca precisou de uma entrada inspirada do jovem Anísio Cabral que, no primeiro toque, colocou a bola de cabeça no fundo das redes. Um rasgo de inspiração para um jogo que parecia complicado de quebrar.
Sem encontrar depois do tropeção em Tondela, o Benfica conseguiu um resultado importante que permite manter vivas outras aspirações para o que resta no campeonato.

4.º - SC Braga
Lugar na última jornada: 5.º
Resultado na última jornada: Vitória contra o Rio Ave (3-0)
O SC Braga é a equipa em melhor momento de forma na Liga Portugal neste momento. Nas últimas cinco jornadas, os arsenalistas somaram quatro triunfos, o mais recente diante do Rio Ave.
Depois de um período mais complicado, Carlos Vicens voltou a colocar a equipa na rota das vitórias e seguro no quarto lugar, o objetivo mínimo para o conjunto minhoto.
5.º - Gil Vicente
Lugar na última jornada: 4.º
Resultado na última jornada: Vitória contra o Moreirense (1-2)
Num dos duelos mais apetecíveis desta jornada, entre duas surpresas desta edição da Liga Portugal, com dois bons treinadores, o Gil Vicente mostrou que deixou a tempestade para trás. Em casa do Moreirense somaram a terceira vitória em quatro jogos.
Os gilistas, que perderam Pablo no inverno, viram Héctor Hernández marcar o golo da vitória e garantir os três pontos, à semelhança do goleador que partiu para o West Ham. Bons sinais para César Peixoto que mantém os homens de Barcelos à luta pelo quarto lugar.

6.º - Estoril
Lugar na última jornada: 6.º
Resultado na última jornada: Empate com o Tondela (2-2)
Parece ser um padrão. Depois de arranques de temporada em falso, o Estoril cresce com a segunda volta e somou o quarto jogo consecutivo a pontuar nesta edição da Liga Portugal.
Um empate contra o Tondela em casa não pode ser considerado positivo para as aspirações que o Estoril tem, mas este ganha outra relevância já que a equipa esteve a perder por 0-2. Uma das equipas que vale a pena sintonizar quando está a jogar.
7.º - Arouca
Lugar na última jornada: 8.º
Resultado na última jornada: Triunfo contra o Vitória SC (3-2)
O Arouca é outra das equipas em manifesto crescimento. Dúvidas houvesse, o resultado contra o Vitória SC é o teste do algodão.
Um triunfo contra o conjunto vimaranense já seria assinalável, mais ainda se tivermos em conta que aos 30 minutos os arouquenses já perdiam por 0-2. Uma reviravolta que deu a segunda vitória consecutiva e cada vez mais espaço para respirar tranquilo na tabela.
8.º - Estrela da Amadora
Lugar na última jornada: Nova entrada
Resultado na última jornada: Vitória contra o Santa Clara (1-0)
A tarefa de João Nuno já não seria simples e mais complicada ficou com a autêntica revolução no mercado de inverno que obriga o Estrela da Amadora a fazer uma pré-época em andamento para assimilar os novos comportamentos. Contudo, isso não tem impedido bons resultados.
O triunfo ante o Santa Clara permitiu à equipa fugir à zona perigosa da tabela e respirar melhor. De resto, os tricolores nas últimas duas jornadas fizeram quatro pontos, tantos quanto Sporting e Benfica, e mais um que o líder FC Porto. O conjunto tricolor está a crescer.
9.º - Famalicão
Lugar na última jornada: Nova entrada
Resultado na última jornada: Vitória contra o AFS (3-1)
Depois da goleada sofrida perante o Gil Vicente, o Famalicão teve a oportunidade de mostrar uma cara diferente na receção ao último classificado, e aproveitou.
A exibição não foi a melhor, os famalicenses até estiveram a perder, mas deram uma resposta categórica, conseguiram o regresso aos triunfos e seguem na metade superior da tabela.
10.º - Casa Pia
Lugar na última jornada: 10.º
Resultado na última jornada: Empate com o Nacional (0-0)
Aos poucos, o Casa Pia vai crescendo. Somou o terceiro jogo consecutivo a pontuar e vai cavando um fosso para os lugares de descida.
Na Madeira, um estádio tradicionalmente difícil para todas as equipas, os homens de Álvaro Pacheco conseguiram um empate que significa mais um ponto importante numa caminha de recuperação para evitar a queda na Liga 2.

