1.º - FC Porto
Lugar na última jornada: 1.º
Resultado: Vitória contra o Alverca (0-3)
15 semanas de Power Ranking, 15 semanas de liderança do FC Porto e já com a 16.ª na mira. A visita ao terreno do recém-promovido e seguro Alverca podia ser complicada para o líder do campeonato, mas Borja Sainz apareceu inspirado e determinado a ultrapassar o obstáculo.
Três minutos depois de ver um golo anulado, o espanhol inaugurou o marcador a passe de Rodrigo Mora, ajudou a criar e assistiu de perto ao tento de Alan Varela e fechou as contas com um remate em arco espetacular para adornar ainda mais a prenda no sapatinho dos portistas.
Na próxima jornada, segue-se o lanterna-vermelha AFS que viaja até um Dragão ao rubro com a pior defesa do campeonato e com baixas importantes.

2.º - Sporting
Lugar na última jornada: 2.º
Resultado: Vitória contra o Vitória SC (1-4)
Depois da goleada caseira ao AFS, uma visita a Guimarães poderia ser significado de problemas para uns leões afetados por várias ausências importantes.
O Sporting entrou com um grande caudal ofensivo e, quando os vitorianos equilibraram o tabuleiro, um erro de Samu atirou todas as peças para o chão e permitiu a Trincão inaugurar o marcador. Esse golo soltou as garras do leão que voltou a marcar por Ioannidis, numa bela jogada coletiva, antes do descanso.
Um erro de Rui Silva relançou a partida e obrigou a turma de Rui Borges a sofrer até chegar a um terceiro golo inusitado (erro do guardião vitoriano) e garantir o triunfo por Maxi Araújo. Apesar de parecer excessivo, o resultado final mostra bem o que acontece quando o leão tem espaço para mostrar as garras e deixa de sobreaviso os rivais pelo título e o próximo adversário Rio Ave.

3.º - Benfica
Lugar na última jornada: 3.º
Resultado: Vitória contra o Famalicão (1-0)
Não foi espetacular, mas foi sólido. Na melhor fase sob o comando de Mourinho, a receção a um perigoso Famalicão obrigava a uma exibição de maior consistência e meno espetacularidade.
Os visitantes até dominaram os primeiros instantes até às águias estabilizarem e crescerem na partida, acabando por beneficiar de uma grande penalidade quando estavam no melhor momento. Convertido o castigo máximo, o Benfica soube gerir a vantagem com uma excelente organização defensiva que pouco espaço deu ao adversário no último terço.
Uma exibição e um resultado importantes antes de uma difícil deslocação a Braga, onde uma escorregadela pode deixar a equipa bem longe dos rivais.

4.º - Gil Vicente
Lugar na última jornada: 7.º
Resultado: Empate com Rio Ave (2-2)
Um pouco sem saber como, o Gil Vicente chega a esta 16.ª jornada no quarto lugar do campeonato e deste ranking.
O arranque de campeonato espetacular já ficou para trás e o facto de não vencerem há cinco jogos poderia determinado a queda. No entanto, os gilistas estão a beneficiar da falta de estabilidade dos adversários diretos e, se é verdade que não ganham há cinco jogos, também é verdade que somam apenas uma derrota nos últimos sete encontros.
Os barcelenses exibiram-se em grande plano diante do Rio Ave e chegaram a uma vantagem justa, mas perderam-na de imediato com o primeiro remate à baliza dos vilacondenses, que no segundo tempo deram a volta ao jogo por Clayton.
No entanto, o Gil Vicente pôde voltar a contar com a figura maior desta temporada, o avançado Pablo, que apareceu na hora e lugar certos para empatar a partida nos descontos e resgatar um ponto para César Peixoto.
5.º - SC Braga
Lugar na última jornada: 4.º
Resultado: Derrota com o Estoril (1-0)
Depois de um arranque atribulado, a turma de Carlos Vicens parecia ter reencontrado a boa forma e o seu lugar ao fim de 15 jornadas.
A visita a um Estoril em dificuldades parecia ser a altura perfeita para afastar dúvidas e dar alguma tranquilidade aos adeptos durante a quadra natalícia. No entanto, André Lacximicant tinha outros planos e estragou a noite à antiga equipa ao anotar o único golo numa partida com várias ocasiões de golo.
Os arsenalistas continuam a ter momentos de pólvora seca num campeonato que não dá margens para relaxar, voltaram a perder o quarto lugar e agora para o recuperar vão ter que bater o Benfica, na Pedreira, o que até tem o aliciante de uma aproximação ao pódio.
6.º - Estoril
Lugar na última jornada: nova entrada.
Resultado: Vitória contra o SC Braga (1-0)
Um pouco à semelhança do Gil Vicente, o Estoril também aproveitou a desmoronamento das outras equipas na metade superior da tabela.
André Lacximicant deu um abanão na crise canarinha, com Joel Robles e a retaguarda a fazerem o trabalho necessário para evitar sofrer golos num jogo apenas pela segunda vez esta época.
Os três pontos permitiram à turma de Ian Cathro saltar para o nono lugar antes da receção a um Alverca ferido, que tem os mesmos pontos, mas vem de duas derrotas consecutivas.

7.º - Famalicão
Lugar na última jornada: 6.º
Resultado: Derrota com o Benfica (1-0)
A Liga e o ranking são crueis. O Famalicão é uma das equipas que mais entusiasma ver jogar, mas isso não se traduz diretamente em pontos. A verdade é que, nos últimos cinco jogos para o campeonato, a turma de Hugo Oliveira só venceu um.
Importa também sublinhar que que três derrotas foram com FC Porto, Benfica e SC Braga, um empate no terreno do surpreendente Moreirense e o único triunfo foi uma goleada de 4-0 sobre o Estoril. Dores de crescimento de uma equipa que não se quer encolher perante o favoritismo dos adversários e que acabou por ser castigada na Luz por uma entrada com cotovelos de fora.
A série recente não é o melhor cartão de visitas, mas o sexto lugar (a três pontos do quarto classificado) dá alguma tranquilidade para atacar o próximo encontro, que será com o Estrela da Amadora, em casa, e recompensar os adeptos com um triunfo para fechar 2025.
8.º - Casa Pia
Lugar na última jornada: nova entrada.
Resultado: Vitória com o Tondela (1-2)
Em crescendo, o Casa Pia reencontrou o caminho das vitórias numa visita a Tondela que nem começou da melhor forma.
Uma grande exibição de Ivan Cavaleiro foi recompensada com um golo de penálti, mas Larrazabal agigantou-se perante a ocasião para recordar que é um dos melhores laterais do campeonato. Apenas quatro minutos depois, o espanhol apareceu no sítio certo para fazer o empate e, pouco depois, tirou um cruzamento espetacular para a entrada de Renato Nhaga ao segundo poste, que virou o jogo do avesso.
A primeira vitória no campeonato desde 14 de setembro surge na melhor altura para os gansos que já respiram fora de linha de água. A trajetória positiva pode continuar na receção ao Vitória SC caso consigam somar o terceiro jogo seguido sem perder pela primeira vez nesta campanha.

9.º - Nacional
Lugar na última jornada: 10.º
Resultado: Empate com o AFS (2-2)
O triunfo na jornada anterior foi importante para a turma de Tiago Margarido ganhar fulgor antes de visitar o último classificado. No entanto, a entrada não foi a melhor e os insulares já perdiam por 2-0 ao intervalo.
As palavras do técnico no balneário devem ter sido bem interpretadas porque, 15 minutos após o recomeço, Zé Vitor e Chuchu Ramírez já tinham feito a igualdade e ameaçaram a reviravolta que acabou por não surgir, mesmo com a vantagem numérica depois da expulsão de Rúben Semedo.
O ano 2025 já terminou para os insulares, que disputam a 16.ª jornada apenas no dia 11 de janeiro. Uma boa altura para estudar o mercado e preparar uma segunda volta que se prevê intensa na luta pela manutenção.

10.º - Vitória SC
Lugar na última jornada: 6.º
Resultado: Derrota com Sporting (1-4)
O ranking é cruel, como já tinha dito acima. A formação de Luís Pinto só não voltou a ficar fora desta lista, porque antes do tombo com o Sporting, vinha de três vitórias e um empate nos últimos quatro jogos para o campeonato. E, como tal, o trabalho do treinador merece ser elogiado.
Até porque o que aconteceu no D. Afonso Henriques é mais facilmente explicado com falhas individuais do que propriamente por uma estratégia mal delineada e a equipa mal preparada. "(Erros) fazem parte, temos de perceber o que temos de crescer para sermos competentes e competitivos contra este tipo de equipas", admitiu Luís Pinto.
Os vitorianos encerram 2025 no terreno do Casa Pia, onde vão procurar fulgor antes de disputarem a final-four da Taça da Liga e de receberem o FC Porto no arranque da segunda volta.

