1.º - FC Porto
Lugar na última jornada: 1.º
Resultado: Vitória contra o Estoril (1-0)
Pode-se falar de um menor fulgor, mas o que é certo é que o FC Porto continua destacado na liderança da Liga Portugal. Diante do Estoril soou a quarta vitória consecutiva, a 11.ª em 12 jornadas e manteve a distância de três pontos para o Sporting antes de jornada de dérbi.
O Estoril é uma equipa bem orientada, soube explorar alguns pontos menos bons (pode-se dizer que uma equipa com 11 vitórias em 12 jogos tem pontos fracos?), mas o FC Porto foi sólido e soube gerir uma partida que podia ser traiçoeira. Acima de tudo, conseguiu o segundo jogo consecutivo sem sofrer golos, e continua a ser de longe a melhor defesa.
Até 2026 tem quatro jornadas contra equipas do nono lugar para baixo e isso deixa alguma margem a Farioli para conjugar um calendário que vai apertar em termos de quantidade de jogos.

2.º - Sporting
Lugar na última jornada: 2.º
Resultado: Vitória contra o Estrela da Amadora (4-0)
Depois da polémica vitória contra o Santa Clara, uma goleada tranquila contra o Estrela da Amadora. O tiki-taska do Sporting regressou a todo o gás da pausa internacional e para todos os gostos, com vitórias incontestáveis diante de Marinhense, Club Brugge ou Estrela.
19 remates, 12 dentro da área adversária, seis enquadrados, 2,65 golos esperados, cinco grandes oportunidades. A força ofensiva do Sporting voltou a estar bem visível e com 31 golos é a equipa mais concretizadora do campeonato e percebe-se porquê.
Falhou o primeiro grande teste contra o FC Porto, sexta-feira tem o segundo diante do Benfica onde Rui Borges será posto à prova num jogo de xadrez contra aquele que é considerado o melhor treinador português de sempre.

3.º - Benfica
Lugar na última jornada: 5.º
Resultado: Vitória contra o Nacional (1-2)
Da crise perene à euforia. Depois do empate com o Casa Pia, o Benfica pareceu ver aumentar as nuvens de crise num jogo com o Nacional em que até se pareceu contentar com o empate até ao golo de Pavlidis, já para lá dos 90’.
Contudo, é justo dizer que o Benfica fez mais do que suficiente para conseguir os três pontos na Madeira. A equipa de Mourinho tem manifestas dificuldades no ataque posicional, mas saiu com 30 remates na Choupana, 17 dentro da área adversária, oito enquadrados e 2,4 golos esperados.
O triunfo na compensação pode ser uma importante vitamina para reanimar os encarnados antes do duelo com o Sporting.

4.º - SC Braga
Lugar na última jornada: 6.º
Resultado: Vitória contra o Arouca (0-4)
Aos poucos, o SC Braga tem-se aproximado do lugar habitual e com 12 jornadas, já só está a quatro pontos do Gil Vicente, atual quarto classificado. O conjunto de Carlos Vicens somou a terceira vitória em quatro jornadas.
Em Arouca contou com uma ajuda de Fontán (expulso aos 15’) e frente à pior defesa do campeonato não teve dó. Segue-se uma receção ao Famalicão que pode permitir nova ultrapassagem e o assumir do quinto lugar.
5.º - Vitória SC
Lugar na última jornada: 7.º
Resultado: Vitória contra o AFS (4-0)
No encalce do SC Braga segue um Vitória SC que se parece afastar das nuvens de crise. Luís Pinto aproveitou um calendário favorável, contra duas equipas a lutar pela manutenção e somou dois triunfos consecutivos e sem sofrer golos.
Oitavo classificado, o Vitória SC já vê os lugares europeus a três pontos e pode começar a lançar as fundações para esse assalto à Europa com a receção ao Gil Vicente na próxima jornada.

6.º - Famalicão
Lugar na última jornada: 5.º
Resultado: Empate com o Moreirense (2-2)
Era um dos jogos mais apetecíveis da jornada e não desiludiu os adeptos neutros. Contudo, o Famalicão não pode deixar de ficar com um sabor amargo, depois de ter deixado escapar a vantagem por duas vezes diante do Moreirense.
Ainda para mais, quando a terceira melhor defesa do campeonato sofreu dois golos, um acontecimento raro nesta época. Para já, são dois jogos sem vencer e uma complicada receção ao SC Braga para tentar confirmar eventuais credenciais europeias.
7.º - Moreirense
Lugar na última jornada: 8.º
Resultado: Empate com o Moreirense (2-2)
Numa situação muito semelhante está o Moreirense. Sensação no início da época, o conjunto de Vasco Botelho da Costa soma uma vitória nas últimas cinco jornadas, mas o empate com o Famalicão acaba por deixar sensações positivas.
Reagiu por duas ocasiões à desvantagem e ganhou algum oxigénio para afastar nuvens do pior momento da temporada.

8.º - Gil Vicente
Lugar na última jornada: 3.º
Resultado: Derrota com o Tondela (0-1)
O Gil Vicente parece estar a perder gás depois do melhor arranque de época da história. A equipa de César Peixoto sofreu o segundo jogo consecutivo sem ganhar e se na 11.ª jornada empatou com o último AFS, nesta ronda perdeu com o então antepenúltimo Tondela.
Foi apenas a segunda derrota dos homens de Barcelos em casa. O jogo foi decidido num penálti, mas também deixo a descoberto alguma incapacidade criar perigo, com 15 remates no total, mas apenas 0,5 golos esperados. Não são as melhores sensações antes da sempre complicada visita a Guimarães.
9.º - Alverca
Lugar na última jornada: Nova entrada
Resultado: Vitória contra o Casa Pia (0-2)
De regresso à Liga Portugal após duas décadas de ausência, o Alverca está em crescendo e encontra-se literalmente a meio da tabela. Depois do empate com o Rio Ave, um importante triunfo na visita ao Casa Pia.
Os ribatejanos gozaram da expulsão de Patrick Sequeira no final da primeira parte para conquistarem a quarta vitória neste regresso ao principal escalão e construir uma clivagem importante para a zona de despromoção.
10.º - Tondela
Lugar na última jornada: Nova entrada
Resultado: Vitória com o Gil Vicente (0-1)
Numa época de muitas agruras, o Tondela construiu a segunda vitória num terreno improvável. O triunfo em casa do Gil Vicente foi um bálsamo, sobretudo depois da eliminação da Taça de Portugal às mãos do Caldas, da Liga 3.
Acima de tudo, tirou o Tondela da zona perigosa da tabela e deixou-o em zona de play-off, com nove pontos, os mesmos do Casa Pia, primeira equipa em situação de manutenção direta. De resto, os beirões foram a única baixa da segunda metade da tabela a vencer.

