Power Ranking da Liga Portugal: Dragão não desarma, leão tropeça, Europa e manutenção ao rubro

Escorregadela do Sporting permite fuga do FC Porto
Escorregadela do Sporting permite fuga do FC PortoMIGUEL RIOPA / AFP/ Flashscore

O Flashscore traz-lhe um Power Ranking do campeonato, que será atualizado ao fim de cada ronda, com as 10 melhores equipas do momento. A 17.ª jornada significou o final da primeira volta e deixou uma imagem clara sobre as diferentes lutas, apesar de quatro equipas ainda terem um jogo a menos. No topo, o FC Porto não facilita, o Sporting tropeçou e o Benfica regressou aos triunfos, enquanto o Gil Vicente não desarma e o Estrela da Amadora está em crescendo.

1.º - FC Porto

Lugar na última jornada: 1.º

Resultado: Vitória contra o Santa Clara (0-1)

Uma volta (quase) perfeita. A visita aos Açores era o último obstáculo à turma de Farioli que preferiu o pragmatismo ao espetáculo para aproveitar o tropeção de Sporting e aumentar a vantagem na liderança para sete pontos. 

16 vitórias e um empate em 17 jogos, com 36 golos marcados e quatro sofridos, traduzem-se em 49 pontos e a melhor primeira volta de sempre no campeonato. Segue-se agora um estágio de 10 dias no Algarve para afinar as máquinas e integrar reforços, entre eles um nome grande como Thiago Silva.

Com a equipa cada vez mais entrosada, madura e de vento em popa, quem poderá parar o FC Porto na Liga Portugal? 

Os últimos cinco jogos do FC Porto
Os últimos cinco jogos do FC PortoFlashscore

2.º - Sporting

Lugar na última jornada: 2.º

Resultado: Empate com o Gil Vicente (1-1)

A abrir a jornada, a forma goleadora dos leões na perseguição ao líder (14 golos marcados e um sofrido em três jogos) deu galo no terreno da surpresa do campeonato.

Luis Suárez continuou a fazer o gosto ao pé na sequência de um grande passe de Eduardo Quaresma, mas o cartão vermelho direto visto por Gonçalo Inácio aumentou a crença gilista, que restabeleceu a igualdade a três minutos do fim e ainda ameaçou a reviravolta nos minutos finais.

É certo que o leão tropeçou, mas numa campanha de margens tão curtas como está a ser esta, sete pontos podem ser recuperados num curto espaço de tempo. Para isso, é preciso que o bicampeão nacional levante a cabeça e resista a um mês de janeiro muito complicado a nível de calendário, antes de reencontrar o FC Porto.

Os próximos jogos do Sporting
Os próximos jogos do SportingFlashscore

3.º - Benfica

Lugar na última jornada: 3.º

Resultado: Vitória contra o Estoril (3-1)

A forma titubeante das águias conheceu um novo capítulo depois do empate em Braga. A receção a um Estoril em crescendo foi resolvida por um super-Pavlidis que continua a fugir ao desafio de Suárez na batalha dos melhores marcadores.

Ainda assim, antes da grande penalidade que abriu o caminho para o hat-trick do grego, Trubin teve que segurar o nulo nos primeiros 20 minutos. O segundo golo é prova da inconsistência do Benfica: o chapéu de Pavlidis mostra uma equipa capaz de fazer o mais bonito e, logo a seguir, perder a compostura ao permitir o 2-1 e iniciar a segunda parte contra as cordas.

Os números da partida
Os números da partidaOpta by Stats Perform

Apesar de estar a 10 pontos do líder, a boa notícia é que o rival de Lisboa está apenas a três pontos de distância. Veremos o que José Mourinho conseguirá fazer num mês de janeiro que, tal como os leões, será de muitos jogos e capital importância para o sucesso desportivo.

O mês de janeiro do Benfica
O mês de janeiro do BenficaFlashscore

4.º - Gil Vicente

Lugar na última jornada: 7.º

Resultado: Empate contra o Sporting (1-1)

Quem diria que uma equipa que está há dois meses sem vencer iria estar no quarto lugar, não só deste ranking, mas do campeonato?  A campanha do Gil Vicente tem feito jus à imprevisibilidade e competitividade desta edição da Liga Portugal.

Em mais uma prova da capacidade de surpreender, os galos receberam o bicampeão no mesmo dia em que confirmaram a saída do seu melhor marcador, Pablo Felipe (para o West Ham), e mostraram os argumentos coletivos que fazem da turma de César Peixoto uma verdadeira equipa.

Segue-se uma receção ao Nacional que pode confirmar o estatuto de candidato europeu.

Os números da partida
Os números da partidaOpta by Stats Perform

5.º - Estrela da Amadora

Lugar na última jornada: 6.º

Resultado: Empate contra o SC Braga (3-3)

Na sequência da vitória no terreno do Famalicão depois da saída de Sidny Lopes Cabral, o Estrela da Amadora tinha uma prova de fogo a fechar a primeira volta. 

Os tricolores mostraram uma verdadeira capacidade de superação ao longo dos 90 minutos. O penálti de João Moutinho no arranque da partida teve resposta imediata no pé direito de Kikas e o reatamento avassalador dos arsenalistas com golos de Navarro e Zalazar fez temer o pior para os lados da Reboleira.

No entanto, em apenas quatro minutos, Jovane Cabral e Abraham Marcus puniram a falta de eficácia e maturidade da equipa de Carlos Vicens e resgataram um ponto importante na luta pela manutenção. João Nuno e companhia perderam apenas um jogo nos últimos cinco, no terreno do líder FC Porto, sendo que empataram com SC Braga e Moreirense e venceram Famalicão e Arouca.

6.º - Vitória SC

Lugar na última jornada: 8.º

Resultado: Vitória contra o Nacional (2-1)

Devagarinho, mas a caminhar em frente, o Vitória SC continua a recuperar da goleada sofrida em casa diante do Sporting (1-4). 

Após o empate no terreno do Casa Pia, a turma de Luís Pinto recebeu e venceu o Nacional por 2-1, apesar de a exibição ter permitido um conforto maior do que o resultado indica. Num jogo em que Saviolo foi Saviola, o belga desbloqueou o marcador num lance feliz e assistiu para o golo da tranquilidade anotado por Abascal.

Apesar do início titubeante no início da temporada, o sexto lugar a apenas três pontos do quarto posto prova, não só a qualidade do trabalho do treinador Luís Pinto, como a margem de progressão dos jovens valores vitorianos.

Estatísticas finais e destaques individuais da partida
Estatísticas finais e destaques individuais da partidaOpta by Stats Perform

7.º - Moreirense

Lugar na última jornada: Nova entrada

Resultado: Vitória contra o AFS (0-2)

Após duas semanas de ausência, os cónegos voltam a figurar nesta lista à boleia do regresso às vitórias. A derrota pesada na receção ao Benfica (0-4) podia fazer pensar o pior, mas Vasco Botelho da Costa animou o grupo para arrancar um empate e uma vitórias em duas visitas consecutivas.

Aproveitando a visita a um AFS que fez das piores primeiras voltas de sempre, Diogo Travassos abriu o marcador com alguma ajuda do guarda-redes Simão Bertelli e a grande figura desta temporada, Guilherme Schettine, aproveitou a passividade alheia para voltar aos golos, anotando pela nona vez no campeonato. 

Em sétimo lugar com um jogo a menos - e com a manutenção praticamente assegurada -, o novo treinador pode sonhar com uma inesperada, mas bem-vinda, candidatura europeia.

Estatísticas finais e destaques individuais da partida
Estatísticas finais e destaques individuais da partidaOpta by Stats Perform

8.º - Estoril

Lugar na última jornada: 4.º

Resultado: Derrota contra o Benfica (3-1)

Os canarinhos estavam em crescendo com duas vitórias consecutivas antes da visita à Luz que, apesar de ter terminado sem pontos, deixou bons indicadores.

A turma de Ian Cathro não se encolheu, esteve perto de chegar à vantagem e até de conseguir recuperar de dois golos de diferença no início da segunda parte, antes da estocada final de Pavlidis.

Apesar da diferença pontual para os lugares cimeiros, uma vitória na próxima jornada frente a um Estrela da Amadora em boa forma pode ser uma declaração de intenções.

9.º - Rio Ave

Lugar na última jornada: Nova entrada

Resultado: Vitória contra o Casa Pia (3-1)

Os vilacondenses responderam da melhor forma à goleada sofrida em Alvalade ao derrotar de forma clara uma equipa do 'seu campeonato'. 

André Luiz continua a temporada de exclamação no futebol português e assinou um bis com tons de despedida, ambos a passe de Clayton, para garantir o triunfo diante de um combativo Casa Pia. Os 20 pontos somados, deixam a equipa de Silaidopoulos estacionada no 10.º lugar no final da primeira volta.

10.º - Tondela

Lugar na última jornada: Nova entrada

Resultado: Vitória contra o Arouca (3-1)

Foi difícil escolher entre Tondela e Alverca para fechar esta lista. Os dois emblemas recém-promovidos vivem momentos diferentes, com os ribatejanos num tranquilo 11.º lugar após uma grande vitória sobre o candidato europeu Famalicão (1-0). 

A verdade é que os beirões receberam uma incrível injeção de motivação nesta última ronda, que nem começou da melhor forma perante um adversário direto na tabela. O golo inaugural de Trezza poderia condenar os tondelenses, mas Maviram recusou-se a sair derrotado ao fazer um golo e duas assistências para dar a volta à partida.

O triunfo permite que o Tondela fique a apenas dois pontos da linha de água, sendo que tem menos um jogo do que os adversários mais próximos da tabela. No final da primeira volta, o AFS aparenta ser o único condenado à descida, mas a luta pela sobrevivência está ao rubro!