1.º - FC Porto
Lugar na última jornada: 1.º
Resultado: Vitória contra o Tondela (0-2)
As semanas vão passando e o líder deste Power Ranking mantém-se praticamente intocável. O FC Porto somou a 12.ª vitória em 13 jornadas, desta feita em casa do Tondela, e conseguiu aumentar a distância para os perseguidores mais diretos que empataram na Luz.
Se no início da época, o FC Porto assumiu logo a liderança devido à qualidade com que a equipa de Farioli se apresentava em campo, desta feita, o conjunto azul e branco vai somando vitórias mais sólidas que exuberantes e neste momento é o claro favorito à conquista da Liga Portugal.
Segundo melhor ataque, a melhor defesa (nove jogos sem sofrer golos). Um dragão que está bem e recomenda-se.

2.º - Sporting
Lugar na última jornada: 2.º
Resultado: Empate contra o Benfica (1-1)
O Sporting não se pode dar como satisfeito pelo empate com o Benfica. É certo que um ponto na Luz não é de desdenhar para o emblema leonino, mas os leões viram o FC Porto aumentar a distância para cinco pontos e não conseguiram dar um golpe importante aos rivais.
E o que sobressai é, sobretudo, as duas caras apresentadas diante do Benfica. 25 minutos dominadores em que a vantagem podia ter sido superior ao 1-0, seguido de um resto de jogo em que não conseguiu enquadrar remates com a baliza de Trubin, num apagão difícil de explicar.
Acima de tudo, fica a nota que depois de defrontar os dois principais rivais e o SC Braga na primeira volta, o Sporting somou dois pontos. E num campeonato que pode ser definido por pormenores, este registo pode ser um problema para os leões.
3.º - Benfica
Lugar na última jornada: 3.º
Resultado: Empate com o Sporting (1-1)
O resultado com o Sporting não interessou às contas do Benfica, que viu a distância para o primeiro lugar crescer, mas os encarnados podem contar com uma espécie de vitória moral.
Foram encostados às cordas pelo principal rival, sofreram um golo, mas não baixaram os braços, conseguiram o empate e até acabaram por cima do Sporting, ainda que criando perigo relativo.
Quarto empate em sete jogos na Luz para a Liga Portugal, mas bases para continuar a crescer. Uma questão de perspetiva entre olhar para o copo meio cheio ou meio vazio.

4.º - SC Braga
Lugar na última jornada: 4.º
Resultado: Vitória sobre o Famalicão (1-2)
Da crise à… normalidade. Quatro vitórias nos últimos cinco jogos (derrota no Dragão), a mais recente em casa de um Famalicão que estava a ser sensação permitindo aos arsenalistas subir mais um degrau na classificação.
O quarto lugar, mínimo exigido ao SC Braga, já só está a dois pontos e Carlos Vicens pode respirar. A equipa ganhou rotinas e mostrou uma apetência goleadora evidente com pelo menos dois golos marcados em cada uma das quatro vitórias.

5.º - Alverca
Lugar na última jornada: 9.º
Resultado: Vitória contra o Nacional (1-0)
Os ribatejanos estão a ganhar asas e a voar na Liga Portugal. Depois de três subidas consecutivas conquistaram nesta semana a segunda vitória consecutiva e o terceiro jogo a pontuar.
O triunfo diante do Nacional foi sofrido, incluiu um penálti falhado, mas garantiu uma almofada muito interessante ao Alverca. 17 pontos em 13 jornadas e uma distância de oito em relação à zona perigosa da tabela é de valorizar num plantel com mais de 30 reforços e um treinador estreante na Liga Portugal.

6.º - Vitória SC
Lugar na última jornada: 5.º
Resultado: Empate com o Gil Vicente (0-0)
Estabilidade defensiva é o lema deste Vitória SC. O conjunto de Luís Pinto empatou sem golos com o Gil Vicente e somou o terceiro jogo consecutivo a manter a baliza inviolada.
O oitavo lugar não agrada à exigente tribuna do D. Afonso Henriques e pede-se mais do ponto de vista ofensivo, mas enquanto mantiver este registo, o Vitória garante que pontua sempre e ganha tranquilidade para crescer.
7.º - Rio Ave
Lugar na última jornada: nova entrada
Resultado: Vitória contra o AFS (1-2)
Depois de algumas dúvidas no início da época, muito por desconhecimento do treinador e a aposta reiterada no mercado helénico – em ligação com Evangelos Marinakis, acionista maioritário da SAD – o Rio Ave parece ter encontrado o caminho.
Somou o terceiro jogo consecutivo a somar pontos, este uma vitória diante do AFS e neste momento a consistência defensiva tem de ser a principal preocupação dos vila-condenses. Contas feitas, sofreram apenas mais um golo do que o Tondela, 16.º classificado, e assim torna-se sempre mais complicado ficar perto da vitória.

8.º - Gil Vicente
Lugar na última jornada: 8.º
Resultado: Empate com o Vitória SC (0-0)
Se no Vitória SC destacámos a consistência defensiva, no Gil Vicente precisamos de falar da perda de pólvora (em parte devido à ausência de Pablo). Os homens de César Peixoto somaram o terceiro jogo consecutivo sem vencer e a quebra de forma parece real.
Ainda no quarto lugar, os gilistas têm uma visita ao Casa Pia na próxima jornada, que pode ser o adversário ideal para um regresso aos triunfos. Caso contrário, aos resultados menos positivos pode juntar-se uma queda na tabela.

9.º - Moreirense
Lugar na última jornada: 7.º
Resultado: Empate com o Estoril (3-3)
Outras das equipas-sensação do arranque da temporada que acabou por sofrer uma quebra de forma. São já três os jogos que leva sem vencer, somando o segundo empate consecutivo na Amoreira.
E a verdade é que este pode-se dizer que teve sabor a vitória. Aos 58 minutos, o Moreirense estava a perder por 3-1, com dois golos sofridos em quatro minutos. Aos 90’, a desvantagem era só de um, mas Luís Semedo resgatou o conjunto de Vasco Botelho da Costa para um empate que traz uma forte componente moral.
10.º - Santa Clara
Lugar na última jornada: nova entrada
Resultado: Vitória contra o Casa Pia (1-0)
Sólido, mas sem ser exuberante. O Santa Clara de Vasco Matos está em recuperação depois de um arranque de temporada marcado pela dificuldade extra de navegar a qualificação para a Liga Conferência.
Pese embora o terceiro pior ataque da Liga Portugal, os açorianos somaram a segunda vitória em cinco jornadas, o terceiro jogo a pontuar e estão a um triunfo da metade superior da tabela.
