1.º - FC Porto
Lugar na última jornada: 1.º
Resultado na última jornada: Vitória com o Nacional (0-1)
O FC Porto não vacilou e voltou às vitórias num terreno difícil para garantir a margem na liderança do campeonato.
O cenário da equipa de Farioli não era fácil: além das dificuldades de jogar na Choupana, as baixas no plantel, com Samu à cabeça, obrigaram o técnico italiano a reagir com cinco alterações no onze.
Uma vez mais, um lance de bola parada acabou por ser decisivo para o triunfo dos dragões, que depois de dois jogos sem vencer e a sofrer, voltaram à normalidade e assim que Bednarek apontou o golo que abriu o marcador não deram qualquer hipótese ao conjunto de Tiago Margarido.

2.º - Sporting
Lugar na última jornada: 2.º
Resultado na última jornada: Vitória com o Famalicão (1-0)
Desta vez, o Sporting não precisou do tempo de descontos para regressar às vitórias, mas os adeptos tiveram de esperar até perto do fim para celebrarem o improvável golo de cabeça de Daniel Bragança.
O castigo de Suárez e a lesão de Ioannidis levaram Rui Borges a apostar num ataque móvel, com Pedro Gonçalves na posição de falso nove, mas apesar do domínio estatístico foi evidente a ausência de um homem golo que fizesse o mais importante no momento de definição.
Apesar da boa entrada do Famalicão, que até marcou um golo anulado de forma polémica, os leões realizaram uma partida competente e reagiram às vitórias de FC Porto e Benfica numa fase de alta pressão.

3.º - Benfica
Lugar na última jornada: 3.º
Resultado na última jornada: Vitória contra o Santa Clara (1-2)
Não foi um triunfo brilhante, mas apenas devido à segunda parte muito pouco conseguida por parte da equipa de José Mourinho.
Sem Aursnes e com Tomás Araújo a lateral direito, o Benfica dominou por completo o primeiro tempo e a margem de dois golos com que foi para os balneários foi curta tendo em conta a superioridade das águias.
No entanto, a segunda parte abriu com um frango de Trubin que intranquilizou o Benfica e manteve o Santa Clara agarrado à possibilidade de somar um ponto que acabou por não se verificar.

4.º - Gil Vicente
Lugar na última jornada: 5.º
Resultado na última jornada: Vitória contra o SC Braga (2-1)
O jogo grande da jornada foi disputado em Barcelos e não desiludiu. O SC Braga fez uma primeira parte bem conseguida, mas o trabalho de César Peixoto voltou a dar frutos e recolocou o Gil Vicente no 4.º lugar do campeonato.
Uma grande exibição de Santi García e mais um golo de Gustavo Varela frente a rivais minhotos revelaram-se decisivos para o triunfo dos galos, que serviu como uma clara mensagem para a concorrência: apesar das mexidas no mercado de inverno, o Gil Vicente não vai entregar o 4.º lugar de bandeja.
A equipa gilista não só é a melhor posicionada de todas as da zona Minho como, num campeonato apenas disputado com os adversários da região, não perdeu qualquer jogo.

5.º - SC Braga
Lugar na última jornada: 4.º
Resultado na última jornada: Derrota contra o Gil Vicente (2-1)
A irregularidade exibicional voltou a atingir a equipa de Carlos Vicens e o SC Braga desperdiçou uma excelente oportunidade para cimentar a sua posição como a 4.ª melhor equipa da Liga Portugal esta temporada.
Depois de partidas convincentes nas últimas rondas e de uma boa entrada em Barcelos, o rendimento da equipa caiu na segunda parte e nem a excelente exibição de Ricardo Horta foi suficiente para segurar o triunfo.
As mexidas de Carlos Vicens, que estranhamente trocou Grillitsch por Diego Rodrigues quando estava em vantagem, retirando um médio de características mais defensivas à equipa, também não correram da melhor maneira.

6.º - Moreirense
Lugar na última jornada: Nova entrada
Resultado na última jornada: Vitória contra o Rio Ave (1-2)
As últimas derrotas frente a Vitória SC e Gil Vicente atrasaram o crescimento da equipa de Vasco Botelho da Costa, ainda a reencontrar-se depois de um mercado de inverno com algumas mexidas, mas os cónegos mostraram vontade de atacar a segunda metade da época da mesma forma como atacaram a primeira.
O triunfo em Vila do Conde foi arrancado a ferros, mas valeu o bilhete pelos golaços de Rodrigo Alonso e Stjepanovic, decisivos para voltar a colocar o Moreirense no 6.º lugar, aproveitando as derrotas de Estoril e Famalicão.
Na próxima jornada, os minhotos recebem o bicampeão Sporting, num teste de resistência ao que será a temporada de uma equipa que assume o risco e que só por três vezes empatou no campeonato.
7.º - Vitória SC
Lugar na última jornada: Nova entrada
Resultado na última jornada: Vitória contra o Estrela da Amadora (2-1)
O castelo de Guimarães começa a ser cada vez mais confortável para o Vitória SC e é lá que a equipa de Luís Pinto tem conseguido somar a maioria dos pontos que permite ainda lutar pelo 5.º lugar.
Os vitorianos são a 5.ª melhor equipa da Liga em casa e voltaram aos triunfos diante do Estrela da Amadora, mas procuram a consistência antes de um dos jogos mais importantes da época já na próxima jornada.
O Vitória SC é a 13.ª melhor equipa a jogar fora de portas e visita a Pedreira no próximo sábado num derradeiro teste às capacidades do vencedor da Taça da Liga.

8.º - Casa Pia
Lugar na última jornada: 10.º
Resultado na última jornada: Vitória contra o Arouca (3-2)
Álvaro Pacheco chegou e, de repente, o Casa Pia é uma das equipas em melhor forma no campeonato, com quatro jornadas consecutivas a pontuar.
O triunfo diante do Arouca retirou os gansos da zona de play-off e permitiu à equipa subir ao 13.º lugar, a melhor classificação do clube desde a 6.ª jornada.
Depois de bater o líder FC Porto em Rio Maior, a equipa tomou-lhe o gosto e somou o segundo triunfo consecutivo na condição de visitado para bater um concorrente direto antes de quatro jornadas que se esperam exigentes frente a Famalicão, Moreirense, Estoril e SC Braga.

9.º - Alverca
Lugar na última jornada: Nova entrada
Resultado na última jornada: Empate contra o Tondela (1-1)
O Alverca não vive a melhor fase da temporada, mas tem somado pontos frente a rivais diretos na luta pela permanência que permitem à equipa de Custódio Castro continuar tranquila na tabela.
Os ribatejanos até podiam ter saído de Tondela com os três pontos, mas a expulsão de Meupiyou acabou por levar a equipa a ceder nos últimos 10 minutos.
Apesar do empate, o Alverca está agora a oito pontos de diferença da zona de play-off, pelo que a época só pode ser encarada de forma positiva daqui para a frente.
10.º - Estoril Praia
Lugar na última jornada: 6.º
Resultado na última jornada: Derrota contra o AFS (3-0)
Um clássico do Estoril Praia treinado por Ian Cathro. Depois de marcar 15 golos nas últimas quatro jornadas, a equipa canarinha ficou em branco e cedeu a primeira vitória da época diante do AFS.
Apesar do resultado pesado, pode dizer-se que foi um jogo em que tudo correu mal à equipa da Amoreira, que conseguiu acabar com mais golos esperados do que o lanterna-vermelha e mesmo assim ser derrotada por três golos de diferença.
O desaire acaba por dar razão ao treinador escocês, que procurava afastar questões sobre a luta pela europeia por sentir que a equipa ainda não está preparada. Em bom português: "foi um abre-olhos".

