Mais

Power Ranking Liga Portugal: As 10 melhores equipas da primeira jornada

Primeira jornada fica marcada pelas homenagens a Jorge Costa
Primeira jornada fica marcada pelas homenagens a Jorge CostaESTELA SILVA/LUSA/Flashscore

A primeira jornada da Liga Portugal está praticamente concluída - falta jogar o Benfica-Rio Ave - e já se podem retirar alguns indicadores, pelo menos neste arranque de temporada. Como tal, o Flashscore traz-lhe um Power Ranking do campeonato que será atualizado ao fim de cada ronda com as 10 melhores equipas do momento.

1.º - Sporting

O bicampeão em título tinha um teste de fogo no início da defesa do título, tanto pelo adversário em causa, como pela resolução da grande novela de mercado em torno da saída de Gyokeres. O teste foi passado com distinção graças um triunfo, por 0-2, no terreno do Casa Pia com boas sensações um pouco por todo o lado (leia a crónica).

2.º - FC Porto

O entusiamo de uma nova era no Dragão sofreu um duro murro no estômago com o falecimento do diretor desportivo, antigo capitão e lenda do clube, Jorge Costa. O triunfo convincente - e escasso - frente ao sempre complicado Vitória SC (3-0) dissipou as dúvidas no duelo de cartaz da jornada, que os azuis e brancos utilizaram da melhor forma para homenagear a lenda e virar a página depois de uma temporada desoladora (leia a crónica).

Estatísticas finais e destaques da partida
Estatísticas finais e destaques da partidaOpta by Stats Perform

3.º - Famalicão

Fama show em encontro de candidatos à Europa. Na receção ao Santa Clara, que está a meio de uma eliminatória europeia, a turma de Hugo Oliveira fez uma grande declaração de intenções com uma vitória por 3-0 e em que as estatísticas não refletem o domínio. Ainda sem perder em casa este ano civil e com a mesma base do ano passado, a caravana promissora do Vila Nova segue agora para Tondela à procura de continuar a somar (leia a crónica).

4.º - SC Braga

Mais sorte que juízo, é o que se pode dizer da entrada deste novo SC Braga comandado por Carlos Vincens. Na receção ao recém-promovido Tondela, os beirões não aproveitaram três ocasiões claras de golos antes de Vítor Carvalho ter aberto a torneira (3-0). No entanto, é de ressalvar que os arsenalistas alinharam um onze secundário tendo em conta que estão a meio de uma eliminatória europeia. E, com isso em mente, o plantel promete e o grande reforço para esta temporada, Pau Víctor, até já abriu o ativo... (leia a crónica)

Estatísticas da partida
Estatísticas da partidaOpta by Stats Perform

5.º - Gil Vicente

Quem também convenceu esta jornada foi o Gil Vicente, a única equipa a par do Sporting que venceu fora de portas. No terreno de um Nacional muito castigado pelas baixas ofensivas, os galos entregaram o domínio da posse de bola e ficaram com a eficácia do seu lado num triunfo (0-2) em que Martín Fernández, Pablo Roberto e Luís Esteves impressionaram (leia a crónica). 

6.º - Arouca

A continuidade de Vasco Seabra trouxe novidades no primeiro onze da temporada com algumas mexidas e reforços no onze, mas quem brilhou foi um repetente: Alfonso Trezza. O uruguaio fez dois golos e uma assistência numa excelente exibição dos lobos frente ao AFS (3-1), com as caras novas Djouahra e Lee Hyun-ju a deixarem água na boca dos adeptos. O único ponto negativo foi a golo sofrido - e o excesso de conforto - já em tempo de descontos pelo inevitável Nenê (leia a crónica).

7.º - Moreirense

Os cónegos tiveram mais sorte que juízo quando Yan Maranhão apareceu no sítio certo para garantir os três pontos no último minuto da partida na receção ao Alverca (2-1). Ainda assim, acabaram por ser premiados por uma boa entrada no primeiro tempo que podia ter resultado em mais golos antes do empate de Marezi (leia a crónica). Um início positivo, mas com trabalhos de casa para Vasco Botelho da Costa, embora o meio-campo tenha deixado boas sensações.

8.º - Estrela da Amadora e Estoril

Uma partida bem animada na Amoreira terminou num empate (1-1) que até merecia mais golos. Os canarinhos estiveram por cima, mas os estrelistas ameaçaram mais através do contragolpe, principalmente depois de chegarem à igualdade. De qualquer das formas, ficam sinais promissores dos dois lados, principalmente a maturidade com bola do plantel de Ian Cathro e o poder de fogo vindo do banco de José Faria.

10.º - Alverca

21 anos depois, o Alverca volltou à elite do futebol português e esteve muito perto de arrancar um ponto em Moreira de Cónegos. Os ribatejanos foram alvo de uma remodelação brutal - apenas um jogador se mantém da temporada passada - e são agora orientados por Custódio. Talvez por isso tenham demorado tanto tempo a encontrar-se no reencontro com o seu antigo treinador. Mas com o empate alcançado em cima do descanso, a segunda parte trouxe um novo fulgor, principalmente com Chiquinho e Marezi a soltarem-se das amarras. O golo sofrido no último instante é uma lição a ser levada para o futuro.

A próxima jornada da Liga Portugal
A próxima jornada da Liga PortugalFlashscore