1.º - FC Porto
Lugar na última semana: 1.º
Resultado: Vitória contra o Nacional (1-0)
Com mais ou menos dificuldades, os dragões somam e seguem neste arranque de temporada perfeito com cinco vitórias em cinco jogos. O duelo ficou resolvido com uma grande penalidade convertida por Samu, aos 31 minutos.
O triunfo suado sobre um Nacional da Madeira muito bem organizado (que falhou por pouco este ranking) dá algum alento e confiança a Farioli, numa altura em que o emblema se tem debatido com uma série de lesões, a última das quais de Nehuén Pérez, que esteve apenas três minutos em campo.
Apesar de ter sido a exibição menos conseguida do ponto de vista exibicional por parte dos azuis e brancos, fruto talvez do desgaste após a pausa internacional, este foi um daqueles jogos em que o mais importante são os três pontos para segurar o pleno. Um pouco à semelhança do que aconteceu em Barcelos na segunda ronda (0-2).
2.º Gil Vicente
Lugar na última semana: 4.º
Resultado: Vitória contra o SC Braga (0-1)
E por falar em Barcelos, o que dizer deste arranque dos galos? A turma de César Peixoto tem vindo a subir a pulso neste ranking (era sétimo há duas jornadas, quarto na anterior) e ocupa agora, com mérito, o segundo posto.
A vitória em casa do candidato SC Braga só é surpresa para quem não viu o jogo e a diferença mínima é até lisonjeira para os anfitriões. Pablo fez o único golo do encontro que impulsionou a equipa para o sexto posto.
Apesar do lugar a meio da tabela, importa referir que o Gil Vicente soma três jogos seguidos sem perder e os únicos jogos em que deixou cair pontos foram com o FC Porto (0-2) e o Famalicão (0-0) em jornadas consecutivas. Os gilistas são também uma das formações que ainda não saíram deste top e vão enfrentar o Estoril na próxima ronda.

3.º Moreirense
Lugar na última semana: 8.º
Resultado: Vitória contra o Rio Ave (3-1)
Um lugar no pódio: que melhor forma de provar que a primeira derrota da temporada foi um acidente de percurso? Vasco Botelho da Costa continua da melhor forma a estreia na Liga Portugal ao comando dos cónegos, que ocupam o terceiro lugar da tabela.
Depois do desaire com o Gil Vicente, seguiu-se a receção a um Rio Ave que ainda não sabia o que era perder até pisar o Parque Joaquim de Almeida Freitas. Travassos entrou ao intervalo e nem precisou de um minuto para inaugurar o marcador, enquanto Marcelo e Alanzinho aumentaram a vantagem em 15 minutos demolidores.

Destaque também para as duas assistências de Dinis Pinto e a estreia do reforço Vasco Sousa que encaixou como uma luva no miolo dos cónegos. Segue-se agora um verdadeiro teste à boa forma: uma deslocação até ao terreno do bicampeão nacional que reencontrou as vitórias na última ronda.

4.º - Sporting
Lugar na última semana: Nova entrada
Resultado: Vitória contra o Famalicão (1-2)
Os leões voltaram a reencontrar o caminho para este ranking depois de uma vitória importante na difícil visita ao surpreendente Famalicão. O bicampeão nacional estava pressionado para não perder o comboio do líder e o duelo nem começou da melhor forma, depois de Gustavo Sá ter colocado os famalicenses na frente.
No entanto, Pedro Gonçalves encontrou finalmente uma frincha na defesa dos anfitriões que concederam o seu primeiro golo no campeonato e o internacional português aumentou a sua conta pessoal para quatro remates certeiros.
Insatisfeito, Pote ainda assistiu para a reviravolta de Luís Suárez na segunda parte e o Sporting conquistou a ferros um triunfo que poderia ter sido mais tranquilo neste teste de fogo para o sistema de Rui Borges. Confiança renovada antes da estreia europeia esta época e na antecâmara da receção ao surpreendente Moreirense na próxima ronda.

5.º - Benfica
Lugar na última semana: 3.º
Resultado: Empate com o Santa Clara (1-1)
Obrigado a ter de correr atrás do prejuízo desde cedo devido ao duelo da primeira jornada adiado, o Benfica somou o seu primeiro revés esta temporada na receção ao Santa Clara, que esteve reduzido a 10 desde os 38 minutos. Pavlidis colocou as águias na frente, mas já em tempo de descontos Vinicius Lopes aplicou o golpe de teatro após um erro de Otamendi.
O lance gelou o Estádio da Luz já de si entorpecido pela má exibição da equipa que começa a acusar a falta de criatividade (leia aqui a análise) e frescura. Bruno Lage tentou gerir o plantel desde cedo com a diferença mínima e acabou castigado pela falta de assertividade.
Segue-se agora uma receção teoricamente tranquila ao Qarabag, na Liga dos Campeões, que pode servir de injeção de confiança antes da visita ao aflito AFS.

6.º Famalicão
Lugar na última semana: 2.º
Resultado: Derrota contra o Sporting (1-2)
Ao fim de cinco jogos, finalmente alguém quebrou o muro erguido por Carevic na baliza do Vila Nova. A derrota diante do bicampeão nacional não apaga o excelente início da turma de Hugo Oliveira, que ocupa agora o quinto lugar, em igualdade pontual com o Benfica e Gil Vicente.
A equipa já demonstrou qualidade para se bater com os grandes, mas terá de voltar ao seu melhor para triunfar na próxima jornada diante de um Casa Pia com a confiança renovada e, dessa forma, mostrar a consistência necessária para lutar pelos lugares cimeiros do campeonato. Até para aproveitar os altos e baixos dos restantes candidatos europeus.

7.º Santa Clara
Lugar na última semana: 10.º
Resultado: Empate com o Benfica (1-1)
Por falar em candidatos europeus, o Santa Clara perdeu o bilhete para a fase principal da Liga Conferência e isso parece ter ajudado os comandados de Vasco Matos a focarem-se no campeonato.
Depois de vencer o Estoril em jogo atrasado, os bravos açorianos realizaram uma grande exibição de solidariedade e solidez que fez recordar o nível demonstrado na temporada passada. Só assim poderiam resgatar alguma coisa da visita ao Estádio da Luz, principalmente depois ficarem reduzidos a 10 ainda na primeira parte.
Segue-se agora uma visita ao Alverca que vai enfrentar os insulares no melhor momento de forma da época: somam três jogos seguidos sem perder, reencontraram o caminho do golo e também a solidez defensiva da temporada passada.
8.º Alverca
Lugar na última semana: Nova entrada
Resultado: Vitória sobre o Tondela (1-0)
É certo que o Alverca soma apenas quatro pontos, mas o único jogo em que talvez se exigisse um pouco mais fosse na derrota caseira com o SC Braga (0-3). De resto, os ribatejanos estiveram em bom planos nos três jogos mais recentes, empatando no terreno do Estrela da Amadora (2-2) e perdendo em casa com o candidato Benfica pela diferença mínima (1-2) até à receção ao Tondela.
A vitória sobre os beirões num duelo de recém-promovidos deu o primeiro triunfo a Custódio no comando técnico e pode também dar uma importante injeção de confiança à equipa na luta pela permanência, especialmente pela forma como aconteceu. O guarda-redes André Gomes foi o herói ao travar o penálti de Tiago Manso e, no seguimento da jogada, Lincoln tentou o canto direto e aproveitou o desvio de Maviram para a própria baliza.
Agora, o emblema que apresentou 33 reforços para esta temporada espera que a cola dos três pontos permaneça quente na visita aos Açores para a próxima jornada.

9.º Vitória SC
Lugar na última semana: Nova entrada
Resultado: Vitória sobre o Estrela da Amadora (0-2)
Depois de um mercado que deixou os adeptos a temer pelo pior devido à saída das grandes figuras da equipa (leia aqui a opinião), Luís Pinto continua concentrado naquilo que pode controlar e a verdade é que o arranque não tem sido tão mau quanto esperado, perdendo apenas com o surpreendente Moreirense e o candidato FC Porto.
Se o empate na receção ao Arouca na temporada passada levantou algumas preocupações, o triunfo sólido na visita ao Estrela da Amadora dá alguma margem de manobra ao técnico. Nélson Oliveira colocou a equipa na frente, aos 33 minutos, e apesar de alguns sustos, Ndoye garantiu os três pontos em cima do apito final.
Que melhor altura para uma injeção de moral antes do eterno dérbi do Minho da próxima jornada perante um SC Braga cada vez menos convincente?
10.º Casa Pia
Lugar na última semana: Nova entrada
Resultado: Vitória sobre o Arouca (0-2)
Tão intermitente como este top 10, a fechar a lista temos um Casa Pia que ainda procura a mesma forma do ano passado sob o comando de João Pereira. Três derrotas e duas vitórias não são o melhor cartão de visita, mas a forma como triunfaram no último encontro dá algum encorajamento.
Perante um Arouca que até ocupava o sétimo posto desta lista na semana passada, os gansos reencontraram a organização defensiva que tantos pontos valeu na época anterior e prova disso foi o golo inaugural de Cassiano, aos 14 minutos, no seguimento de uma recuperação alta no terreno.
Na segunda parte, o estreante Diogo Sousa celebrou uma tarde de sonho ao estrear-se a marcar numa jogada estudada e garantiu o triunfo diante de uns lobos que só de longe farejaram a reação. Segue-se agora uma receção ao Famalicão num duelo que promete.