1.º - FC Porto
Lugar na última semana: 1.º
Resultado: Vitória contra o Sporting (1-2)
Era o teste de fogo ao FC Porto de Francesco Farioli, e os dragões superaram-no com distinção, conquistando uma vitória de classe na casa do grande rival lisboeta. Num jogo intenso, William Gomes voltou a brilhar e assinou um golo absolutamente sensacional, digno de destaque.
Apesar de terminar a partida com menos posse de bola (41% contra 58%) e menos remates à baliza (14 contra 20), a formação azul e branca mostrou-se mais eficaz do que o adversário leonino, aproveitando ao máximo as oportunidades criadas.
2.º - Famalicão
Lugar na última semana: 5.º
Resultado: Vitória contra o AFS (0-1)
A formação liderada por Hugo Oliveira é, oficialmente, a única equipa sem golos sofridos na presente edição do campeonato, depois de somar mais uma vitória e atingir os 10 pontos em 12 possíveis. Um arranque francamente positivo para os famalicenses, que alimenta o sonho de voos mais altos nesta temporada.

3.º - Benfica
Lugar na última semana: 4.º
Resultado: Vitória contra o Alverca (1-2)
Vinte e um anos depois, o Benfica voltou a jogar em Alverca e somou mais um triunfo importante para o campeonato, poucos dias após ter garantido a presença na fase de liga da Liga dos Campeões.
Bruno Lage voltou a rodar várias peças no onze, devido à exigência do calendário europeu, mas a equipa respondeu à altura. Destaque para as exibições do extremo Andreas Schjelderup e do lateral Amar Dedic, que se mostraram decisivos na vitória encarnada.
4.º - Gil Vicente
Lugar na última semana: 7.º
Resultado: Vitória contra o Moreirense (2-0)
O Moreirense vinha a ser uma das grandes surpresas deste arranque de temporada, mas acabou por ser travado pelo Gil Vicente, orientado por César Peixoto, uma equipa que também promete dar que falar na época 2025/26.
Do encontro, fica uma estatística curiosa: o Gil Vicente não permitiu ao adversário qualquer remate enquadrado com a baliza, um dado que espelha bem a solidez defensiva dos gilistas.

5.º - Rio Ave
Lugar na última semana: 8.º
Resultado: Empate com o SC Braga (2-2)
Depois de uma profunda renovação do plantel e da estrutura técnica, o Rio Ave tem somado os seus pontos neste início de época, mantendo-se invicto, embora ainda sem qualquer vitória.
Na última jornada, a equipa vilacondense empatou na receção ao SC Braga, um adversário com outras ambições na prova, com Clayton a voltar a estar em grande destaque.
6.º - SC Braga
Lugar na última semana: 6.º
Resultado: Empate com o Rio Ave (2-2)
O SC Braga, orientado por Carlos Vicens, ainda não convenceu totalmente os adeptos minhotos, mas a verdade é que segue invicto no campeonato. Tudo isto numa fase em que a equipa teve de disputar as pré-eliminatórias de acesso às competições europeias, aumentando de forma significativa a exigência competitiva neste arranque de temporada.
7.º - Arouca
Lugar na última semana: 9.º
Resultado: Empate com o Vitória SC (1-1)
O Arouca, orientado por Vasco Seabra, segue empenhado em fazer uma época tranquila e dentro das suas expectativas. O ponto somado em Guimarães revelou-se importante e permite ao conjunto da Serra da Freita fixar-se no meio da tabela.
8.º Moreirense
Lugar na última semana: 3.º
Uma queda abrupta da turma comandada por César Peixoto fruto da derrota na visita ao seu antigo clube, o Gil Vicente (2-0). No entanto, isso não apaga o bom trabalho feito até agora neste arranque de temporada e, por isso, a presença neste top-10.
9.º Nacional
Lugar na última semana: Nova entrada
Depois da pesada derrota caseira com o Sporting, a turma de Tiago Margarido ganhou um importante balão de oxigénio na última jornada antes da pausa internacional, ao somar o primeiro triunfo da época.
A vitória sobre o Casa Pia (0-2), num dos terrenos mais complicados para somar três pontos, dá alguma estabilidade ao jovem técnico português para trabalhar numa altura em que começa a reintegrar os avançados lesionados antes da visita ao líder FC Porto.
10.º Santa Clara
Lugar na última semana: Nova entrada
Finalmente o caminho do golo. Num conturbado jogo em atraso da terceira jornada (leia os motivos aqui) já depois da eliminação europeia, os bravos açorianos não só quebraram a malapata de três jogos sem marcar, como também somaram o primeiro triunfo da temporada no campeonato.
E a verdade é que poderiam ter marcado mais num excelente arranque de partida no Estoril, mas também sofrido (recorde a crónica). De qualquer das formas, Gabriel Silva aproveitou o castigo máximo para se estrear a marcar no campeonato, enquanto os comandados de Vasco Matos mostraram a habitual solidez defensiva - que valeu o quinto lugar na época anterior - para segurar a vantagem mínima.