1.º- FC Porto
Lugar na última jornada: 1.º
Resultado: Vitória contra o Famalicão (0-1)
À 11.ª jornada, é justo dizer que o FC Porto passou com distinção neste arranque de temporada. Depois de já ter defrontado os candidatos Sporting, Benfica e SC Braga, e as sensações Gil Vicente e Moreirense, a turma de Farioli somou mais um triunfo num terreno complicado.
Perante a segunda melhor defesa do campeonato - atrás da sua-, os dragões criaram várias oportunidades no arranque até que Froholdt fez, aos 36 minutos, o golo que decidiu a partida perante um Famalicão que raramente incomodou Diogo Costa - exceto num lance de Zabiri.
Após a sequência mais complicada do calendário, os azuis e brancos continuam a liderar o campeonato de forma isolada, com um registo invejável de 10 vitórias e um empate e ganharam confiança após novo triunfo europeu.
2.º - Sporting
Lugar na última jornada: 2.º
Resultado: Triunfo no terreno do Santa Clara (1-2)
Mas. Que. Jogo: A precisar de vencer para manter o FC Porto sob pressão, os bicampeões nacionais entraram a perder depois do golo de Vinícius Lopes, aos cinco minutos. O empate surgiu pouco depois da meia hora, num lance bem aproveitado por Pedro Gonçalves, talismã que saiu lesionado na segunda parte - entretanto já recuperado.
Num tempo de descontos insano, Maxi Araujo deixou o Sporting reduzido a 10, mas Morten Hjulmand assumiu o papel de herói ao dar a vitória num pontapé de canto que não o era.
O triunfo dos verde e brancos espoletou nova polémica no futebol português, mas o tiki-taska de Rui Borges continua a produzir resultados e convenceu ainda mais depois da vitória sobre o Club Brugge na Liga dos Campeões.
3.º - Gil Vicente
Lugar na última jornada: 3.º
Resultado: Empate frente ao AFS (1-1)
Um empate poderia ser motivo suficiente para que os galos descessem nesta tabela, mas a verdade é que o conjunto de resultados acabou por beneficiar a equipa sensação do campeonato. E, convenhamos, um empate fora de portas nunca é um mau resultado tendo em conta a competitividade interna e, principalmente, como aconteceu.
Aos cinco minutos, o Gil Vicente já vencia e podia ter aumentado antes do intervalo, mas o goleador Pablo desperdiçou uma grande penalidade. Nos últimos instantes, Andrew travou um castigo máximo de Nenê, só que o veterano avançado acabaria por se redimir logo depois e Gustavo Varela ainda acertou no poste e desperdiçou a recarga no último instante da partida.
Os barcelenses poderiam ter subido ao terceiro posto em caso de vitória, mas seguem isolados no quarto lugar sem perder há quatro jogos antes de receber o penúltimo Tondela.
4.º - Estoril
Lugar na última jornada: 9.º
Resultado: Vitória sobre o Arouca (4-3)
Há duas jornadas, a equipa de Ian Cathro não constava sequer nesta lista, mas isto só prova que o tempo do escocês à frente do clube tem sido mesmo uma montanha-russa.
A goleada sobre o Rio Ave (0-4) deixou bons indícios e o jogo de loucos diante do Arouca confirmou isso mesmo. Os canarinhos recuperaram de duas desvantagens na primeira parte, operaram a reviravolta no reatamento, consentiram o empate e, ainda assim, encontraram forças para anotar o golo da vitória a quatro segundos do fim.
Apesar da derrota na Taça de Portugal (frente ao Famalicão), a série de quatro jogos sem perder no campeonato surge na melhor altura, antes da visita ao terreno do líder FC Porto.
5.º - Benfica
Lugar na última jornada: 4.º
Resultado: Empate com o Casa Pia (2-2)
O Benfica estava em crescendo no último Power Ranking depois do triunfo fora de portas sobre o Vitória SC (0-3). No entanto, uma derrota caseira na Europa fazia adivinhar que a receção ao Casa Pia não ia ser tão fácil como implicava a teoria.
A equipa de José Mourinho até entrou bem na partida e ganhava de forma bem confortável ao intervalo por 2-0, mas um auto-golo peculiar de Tomás Araújo na recarga ao penálti falhado de Cassiano abriu as portas a uma possível surpresa. E assim aconteceu, aos 90+1 minutos, quando Renato Nhaga estava no sítio certo para punir a apatia encarnada e gelar o Estádio da Luz.
Os triunfos na Taça de Portugal e, principalmente, na Liga dos Campeões injetaram alguma moral antes da sempre complicada visita à Choupana para enfrentar o Nacional.
5.º - Famalicão
Lugar na última jornada: 5.º
Resultado: Derrota com o FC Porto (0-1)
Nem subir, nem descer. Apesar da derrota na receção ao líder, os famalicenses mantêm vivo o sonho europeu depois de uma exibição em que, mesmo não criando muito, souberam responder à boa entrada dos portistas, equilibraram o tabuleiro e Zabiri até esteve perto de colocar a equipa na frente antes do golo decisivo.
A turma de Hugo Oliveira voltou a conhecer o sabor da derrota pela primeira vez desde setembro, mas respondeu a esse desaire com um triunfo complicado na Taça de Portugal (frente ao Estoril) e, caso vença no terreno do Moreirense, fica a um ponto do quarto lugar.
6.º SC Braga
Lugar na última jornada: 7.º
Resultado: Vitória sobre o Moreirense (2-1)
Depois da derrota no terreno do FC Porto, cuja exibição merecia mais do que os zero pontos, os arsenalistas responderam com um triunfo arrancado a ferros perante uma das surpresas do campeonato.
Zalazar deu o melhor início da marca de grande penalidade a uma primeira parte monótona, o capitão Ricardo Horta deu alguma tranquilidade, que nem o tento de Maracás a oito minutos do fim fez abanar.
O triunfo na Taça de Portugal e um empate europeu no terreno do Rangers também servem de tónico para a visita a um titubeante Arouca.
7.º Vitória SC
Lugar na última jornada: nova entrada.
Resultado: Triunfo sobre o Tondela (0-1)
Depois de duas derrotas seguidas, uma visita infrutífera a Tondela poderia colocar os homens de Luís Pinto perante o juíz do tribunal de Guimarães.
O ditado 'a sorte pertence aos audazes' não poderia ser melhor aplicado, já que os vitorianos tiveram que saber sofrer, ao conceder três(!) bolas aos ferros perante os auriverdes para depois poderem festejar com um penálti nos descontos convertido pelo jovem Omar Camará.
Este triunfo permitiu aos conquistadores entrarem na metade superior da tabela, antes da receção ao aflito AFS.
8.º - Moreirense
Lugar na última jornada: 7.º
Resultado: Derrota com o SC Braga (2-1)
Três derrotas nos últimos quatro jogos não é propriamente um registo digno de orgulho, mas se tivermos em conta que, ainda assim, os cónegos estão no sexto lugar da tabela, percebe-se o porquê de figurarem nesta lista.
Depois do triunfo em Arouca, a turma de Vasco Botelho da Costa voltou a jogar fora de portas e perdeu pela margem mínima perante o candidato SC Braga, embora se mantenha à frente deste na tabela classificativa.
Já eliminados da Taça de Portugal, a equipa beneficiou de duas semanas de paragem para preparar da melhor forma a receção ao Famalicão, naquele que será um dos melhores jogos da jornada.
9.º - Nacional
Lugar na última jornada: 8.º
Resultado: Empate com o Estrela da Amadora (1-1)
Tal como o Moreirense, o registo recente dos madeirenses (três jogos sem vencer) parece não abonar a seu favor, mas fazendo zoom out é possível perceber que soma apenas um derrota nos últimos cinco jogos do campeonato.
Na visita à Amadora, a turma de Tiago Margarido até entrou bem e criou oportunidades suficientes para ir para o intervalo a vencer por mais do que a margem mínima.
Ainda assim, ficam os bons sinais de evolução apesar da derrota na Taça de Portugal ante o SC Braga (4-2) e antes da receção ao Benfica.
10.º - Estrela da Amadora
Lugar na última jornada: 10.ª
Resultado: Empate com o Nacional (1-1)
A chegada de João Nuno ao comando técnico parece ter ajudado os tricolores a encontrarem o caminho dos pontos.
Depois da vitória no terreno do Casa Pia (3-5), a equipa estava motivada para voltar a vencer em casa, mas apanhou pela frente um Nacional disposto a estragar a festa na Reboleira. Ainda assim, voltaram a contar com o contributo de Sidny Cabral, que resgatou um ponto da marca de grande penalidade, e Jovane ainda ameaçou mandar o estádio abaixo com um pontapé do meio da rua ao poste.
A pontuar pela segunda jornada consecutiva, os estrelistas visitam agora o bicampeão nacional Sporting.
