Mais

Power Ranking Liga Portugal: Mais uma colheita para o líder e quatro novas entradas

FC Porto continua a liderar
FC Porto continua a liderarESTELA SILVA/LUSA/Flashscore

O Flashscore traz-lhe um Power Ranking do campeonato, que será atualizado ao fim de cada ronda, com as 10 melhores equipas do momento.

1.º - FC Porto

Lugar na última semana: 1.º

Resultado: Vitória contra o Arouca (0-4)

O FC Porto tem passeado no power ranking do Flashscore tal como tem passeado na Liga Portugal, mesmo perante as adversidades que vão aparecendo a Francesco Farioli.

Os dragões vão receber o Benfica como líderes isolados do campeonato, depois de uma goleada num jogo recheado de incidências pré e durante o jogo em Arouca.

O adiamento da partida forçou a críticas dos responsáveis azuis e brancos, mas o FC Porto terminou a Feira das Colheitas em grande estilo. Apesar da lesão de Samu e da expulsão de Martim Fernandes, os dragões demoliram a equipa de Vasco Seabra depois de marcarem três golos quando já estavam reduzidos a 10. Apesar do desgaste, não falta energia para os lados do Dragão.

FC Porto dominou Arouca apesar da expulsão de Martim Fernandes
FC Porto dominou Arouca apesar da expulsão de Martim FernandesOpta by Stats Perform

2.º - Sporting

Lugar na última semana: 3.º

Resultado: Vitória contra o Estoril (0-1)

Rui Borges deixou algumas críticas à forma como o Sporting se exibiu frente ao Estoril Praia, em particular devido à segunda parte, mas a verdade é que os leões continuam na perseguição ao líder e responderam da melhor forma à vitória do Benfica diante do Gil Vicente.

Um golo de Luis Suárez foi suficiente para bater o conjunto de Ian Cathro que, apesar de ter criado duas oportunidades no final da primeira parte, aproveitando um erro de Debast, não incomodou Rui Silva na segunda parte.

Não foi uma exibição avassaladora, é certo, mas o controlo da partida foi suficiente para garantir o 2.º lugar no campeonato e no power ranking.

3.º - Moreirense

Lugar na última semana: 9.º

Resultado: Vitória contra o Casa Pia (2-1)

A queda da última semana talvez tenha sido demasiado exagerada, até porque uma derrota em Alvalade não é, de todo, surpreendente para uma equipa como o Moreirense, mas a verdade é que o conjunto de Vasco Botelho da Costa não se sentiu afetada depois desse resultado e respondeu à altura.

A subida de seis posições justifica-se pela vitória frente ao Casa Pia, alcançada com uma reviravolta e com mais um golo de Schettine, que já leva cinco na Liga Portugal e é um dos melhores marcadores da competição.

Ao fim de 7 jornadas, o Moreirense está apenas a dois pontos do pódio, o que por si só diz tudo da época que a equipa minhota está a realizar.

Moreirense mantém proximidade com o top 4
Moreirense mantém proximidade com o top 4Flashscore

4.º - Benfica

Lugar na última semana: 4.º

Resultado: Vitória contra o Gil Vicente (2-1)

Ao fim de dois empates caseiros, o Benfica voltou às vitórias no Estádio da Luz e evitou novo deslize antes da deslocação ao Estádio do Dragão.

Apesar do triunfo, a posição dos encarnados não se altera, tendo em conta a exibição da equipa de José Mourinho diante do Gil Vicente.

É certo que o resultado é o mais importante nesta fase de jogos acumulados, em que o importante é somar pontos, mas acabar um jogo no Estádio da Luz com zero cantos a favor e menos golos esperados (xG) do que o Gil Vicente deve ser motivo de alerta para as águias. Valeram Pavlidis, Lukebakio e Trubin.

5.º - Gil Vicente

Lugar na última semana: 2.º

Resultado: Derrota contra o Benfica (2-1)

A derrota no Estádio da Luz não apaga o bom trajeto da equipa de César Peixoto na Liga Portugal, bem pelo contrário.

Apesar do favoritismo encarnado e do fator adeptos, a equipa gilista foi a Lisboa fazer o seu jogo e foi por pouco que não regressou a Barcelos com pontos. 

Apesar desse resultado, a partida serviu de afirmação da identidade que tem sido construída no Gil Vicente, alicerçada em talentos como Pablo, Luís Esteves e Konan, mesmo que às vezes só dê para jogar com uma perna.

Gil Vicente equilibrou partida na Luz
Gil Vicente equilibrou partida na LuzFlashscore

6.º - Famalicão

Lugar na última semana: 7.º

Resultado: Empate com o Rio Ave (0-0)

À partida, um empate caseiro frente ao Rio Ave não seria motivo para subir neste power ranking, mas os resultados da concorrência não foram melhores e a exibição da equipa de Hugo Oliveira merece este destaque positivo.

Quem não viu o jogo e olhou apenas para o resultado, talvez não valorize a qualidade da partida do conjunto famalicense, mas um jogo de futebol é bem mais do que os números que aparecem no marcador.

Um domínio intenso da posse de bola, quase 30 remates e grandes ocasiões criadas e desperdiçadas (Gil Dias à cabeça) na cara de Miszta, um dos responsáveis por o Famalicão sair sem golos marcados de um encontro no qual podia ter vencido pelo menos por 3-1 (André Luiz também teve um enorme desperdício na primeira parte).

Famalicão acumulou oportunidades desperdiçadas
Famalicão acumulou oportunidades desperdiçadasFlashscore

7.º - Alverca

Lugar na última semana: Nova entrada

Resultado: Vitória contra o Vitória SC (2-0)

A turma de Custódio Castro já estava a deixar bons indicadores desde o início da temporada, mas os sinais dados diante do Vitória SC apontam a uma equipa com potencial para ser uma das revelações desta edição da Liga Portugal.

Com vários jovens em plano de evidência e o regresso de Lincoln a Portugal, o Alverca superiorizou-se a um Vitória SC que continua a deixar muitas dúvidas e somou a segunda vitória consecutiva a jogar em casa.

Se um triunfo diante dos vitorianos já é digno de destaque, nota ainda para o facto de os ribatejanos terem jogado toda a segunda parte reduzidos a 10, mas ainda assim terem chegado ao golo da tranquilidade na reta final.

Estatísticas da partida
Estatísticas da partidaOpta by Stats Perform

8.º - Nacional

Lugar na última semana: Nova entrada

Resultado: Vitória contra o SC Braga (0-1)

Tal como na época passada, o Nacional da Madeira está a demorar a arrancar, mas a vitória na Pedreira pode servir de tónico para que o conjunto de Tiago Margarido dê o salto mais cedo rumo à tranquilidade.

Apesar do mau momento do SC Braga, que desapareceu justamente deste power ranking, a formação insular colheu os frutos de uma exibição inteligente, na qual conseguiu gerir da melhor maneira o golo apontado cedo por Chuchu Ramírez.

José Gomes fez uma grande exibição no flanco esquerdo e só Hornicek evitou um resultado ainda mais interessante para os madeirenses, que somaram todos os sete pontos que conquistaram até agora no campeonato fora de casa.

9.º - Estrela da Amadora

Lugar na última semana: Nova entrada

Resultado: Vitória contra o AFS (3-0)

Um jogo importante que resultou na primeira vitória da época, curiosamente numa altura em que o Estrela até estava sem treinador após a saída de José Faria.

Os tricolores entraram com tudo e sentenciaram a partida frente ao AFS logo na primeira parte, muito graças a uma grande exibição de Sidny Cabral, uma das revelações desta primeira fase da época.

Para já, este triunfo tirou o conjunto da Reboleira da zona de descida e serviu para Renan Ribeiro terminar mais um jogo sem sofrer golos. A seguir aos três da frente, Famalicão e Gil Vicente, ninguém sofreu menos do que os estrelistas (seis golos sofridos).

10.º - Tondela

Lugar na última semana: Nova entrada

Resultado: Vitória contra o Santa Clara (1-2)

Ivo Vieira respira fundo! Depois de ouvir alguns assobios na sequência do nulo frente ao Estrela, o madeirense celebrou a sua primeira vitória enquanto treinador do Tondela.

É certo que o triunfo diante do Santa Clara não é suficiente para deixar os lugares de descida direta, mas serve como um balão de oxigénio para Ivo Vieira, que via a sua equipa praticar bom futebol, mas sem que isso se materializasse em golos.

Uma excelente exibição de Rony Lopes foi determinante para a vitória num terreno difícil, que por momentos pareceu impossível depois de Maranhão falhar um penálti no início da segunda parte.

Tondela continua em zona de descida
Tondela continua em zona de descidaFlashscore

Leia aqui os outros Power Rankings da Liga Portugal