Mais

Presidente da LPFP promete decisão "breve" sobre data do jogo Arouca-FC Porto

Arouca recebe o FC Porto no dia 28 de setembro
Arouca recebe o FC Porto no dia 28 de setembroJOSÉ COELHO/LUSA
O presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP), Reinaldo Teixeira, garantiu esta quarta-feira que a definição da data do jogo entre o Arouca e o FC Porto “está a ser ultimada” e que a decisão respeitará os critérios de segurança e os regulamentos.

Siga as incidências da partida

“Cumprimos sempre as regras e as leis. Estamos a ultimar uns detalhes e vai surgir uma decisão que vai ao encontro das regras de segurança. Acreditamos que muito em breve haverá essa indicação em definitivo da data. Queremos que seja de entendimento das duas partes, mas à Liga cabe avaliar e tomar decisões com base nos regulamentos”, afirmou, à margem da Gala Liga Portugal Awards, no Porto.

O encontro, referente à 7.ª jornada da Liga, estava inicialmente marcado para 28 de setembro, às 20:30, mas a data coincide com a realização da Feira das Colheitas, evento que atrai milhares de visitantes a Arouca, o que levou a Câmara Municipal e PSP a alertarem para questões de segurança e a pedirem o reagendamento do jogo.

Reinaldo Teixeira lembrou ainda o recente caso do jogo entre Nacional e FC Porto, marcado pela polémica com as viagens, que acabou resolvido

“Houve essa dificuldade, mas com a colaboração do Nacional, do FC Porto e da TAP o problema ficou ultrapassado. Reconheço essa colaboração, a TAP ajudou a encontrar uma solução”, disse.

Noutro âmbito, o líder da LPFP comentou também a homenagem póstuma a Jorge Nuno Pinto da Costa, feita durante a gala, lembrando que foi feita enquanto antigo dirigente do organismo

“Enquanto ex-presidente desta casa, devemos todos mostrar o reconhecimento por aquilo que fez pelo futebol nacional e profissional”, afirmou.

Reinaldo Teixeira confessou ser “muito sensível” à pertinência destas distinções, não as diferenciado no que toca ao mediatismo.

“Quisemos reconhecer, com justiça, quem valorizou o futebol português, e não nos devemos esquecer de ninguém, sejam mais ou menos mediáticos. Sou muito sensível a isso".

Durante a própria gala, o dirigente destacou a importância de todo o ecossistema desportivo considerando o evento uma celebração da “vitalidade da Liga Portugal, da qualidade de todos enquanto protagonistas”.

O presidente da LPFP traçou ainda metas e desafios futuros, apontando à centralização dos direitos audiovisuais e à melhoria da competitividade do jogo. “Estamos a dar passos firmes nesses objetivos, onde destaco a subida ao sexto lugar no ranking da UEFA”, referiu.

Reinaldo Teixeira encerrou a intervenção com agradecimentos à sua equipa diretiva e aos colaboradores da Liga, deixando votos para uma época desportiva “marcante”.