Mais

Pressão sobre árbitro Fábio Veríssimo pode custar pontos ou despromoção ao FC Porto

Fábio Veríssimo foi o árbitro do FC Porto - SC Braga
Fábio Veríssimo foi o árbitro do FC Porto - SC BragaMANUEL FERNANDO ARAUJO/LUSA

O FC Porto incorre numa pena que pode ir da derrota à desclassificação pela alegada tentativa de pressão, descrita pelo árbitro Fábio Veríssimo no jogo entre os dragões e o SC Braga, da 10.ª jornada da Liga Portugal.

Recorde o FC Porto 2-1 SC Braga

O número dois do artigo 66.º do Regulamento Disciplinar (RD) da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP), referente à coação, prevê que o clube que exerça violência física ou moral “sobre qualquer elemento da equipa de arbitragem com o fim de, por qualquer forma, ocasionar condições anormais na direção do encontro com consequências no resultado” seja “punido com a sanção de desclassificação” e, acessoriamente, com uma sanção de multa.

De acordo com a alínea quatro do mesmo artigo, caso a coação seja na forma tentada, os clubes “são punidos com sanção de derrota e, acessoriamente, com a sanção de multa”.

Em causa está uma alegada tentativa de pressão, descrita no relatório do árbitro do jogo entre FC Porto e SC Braga, ao juiz da Associação de Futebol de Leiria, durante o intervalo do encontro da 10.ª jornada da Liga, período em que Fábio Veríssimo se deparou com um televisor a passar repetidamente, sem que o dispositivo pudesse ser desligado, alguns lances do primeiro tempo.

Entretanto, o Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) instaurou um processo disciplinar ao FC Porto pela alegada pressão exercida sobre Fábio Veríssimo, já depois de Benfica, Sporting e SC Braga se terem manifestado.

Na segunda-feira, os encarnados pediram que a “Liga, o Conselho de Arbitragem e o CD atuem com urgência em face das informações tornadas públicas sobre uma grave coação ao árbitro da partida FC Porto–SC Braga” e consideraram imperativo que “haja consequências exemplares”.

Já hoje, o Sporting anunciou a apresentação de uma queixa ao CD da FPF, para “apuramento da verdade”, depois de Veríssimo se ter sentido pressionado no referido jogo, que os azuis e brancos venceram por 2-1, após reviravolta, com golos de Rodrigo Mora, aos 44, e Borja Sainz, aos 79, depois de Victor Gómez ter dado vantagem aos minhotos.

O Sporting considera absolutamente inaceitável qualquer tentativa, direta ou indireta, de condicionar, influenciar ou pressionar árbitros ou outros agentes desportivos. Situações desta natureza mancham a credibilidade das competições e são um claro retrocesso no futebol português”, pode ler-se no comunicado divulgado pelo bicampeão nacional.

O SC Braga disse, também hoje, hoje esperar uma “atuação exemplar da justiça desportiva” sobre a alegada pressão do FC Porto ao árbitro Fábio Veríssimo, indicando que o seu presidente, António Salvador, endereçou missivas formais aos presidentes da FPF, do Conselho de Arbitragem e da LPFP, solicitando respostas sobre os factos reportados e sobre as tomadas de ação requeridas para defesa do setor da arbitragem e da integridade das competições.

O FC Porto lidera a Liga com 28 pontos, com mais três pontos do que o bicampeão Sporting, segundo classificado, e mais quatro do que o Benfica, terceiro.