PS apresenta proposta para manter apoios desportivos da “Palavra Açores” no Santa Clara

Santa Clara tem patrocínio dos Açores nas costas da camisola
Santa Clara tem patrocínio dos Açores nas costas da camisolaEDUARDO COSTA/LUSA

O PS/Açores entregou esta terça-feira uma proposta na Assembleia de Regional para garantir a manutenção dos apoios desportivos conhecidos por “Palavra Açores” e repor o financiamento a “iniciativas com interesse para a promoção turística”.

A iniciativa surge na sequência do anúncio do fim do apoio à ‘Palavra Açores’ e da suspensão dos apoios previstos no regime de financiamento público de iniciativas com interesse para a promoção do destino turístico Açores, situação que tem gerado forte incerteza junto de clubes, associações e entidades promotoras de eventos”, adianta o PS em nota de imprensa.

Os socialistas alertam que os fins daqueles apoios podem ter “impacto direto” na “atividade desportiva, cultural e económica das várias ilhas” do arquipélago.

A proposta socialista visa garantir estabilidade e previsibilidade aos clubes desportivos, associações e entidades promotoras de eventos, assegurando a continuidade de instrumentos essenciais para a promoção externa da região e para a dinamização das economias locais das várias ilhas”, refere o partido.

O acionista da SAD do Santa Clara alertou na segunda-feira que é impossível manter o clube nos Açores caso termine o apoio da “Palavra Açores”, enquanto o presidente do Governo dos Açores se mostrou confiante de que será possível “encontrar soluções” com “equidade”.

Citado na nota de imprensa, o deputado do PS no parlamento açoriano Russel Sousa considerou que a manutenção dos apoios é “fundamental para assegurar a presença contínua do nome Açores em contextos de elevada visibilidade nacional e internacional”.

Qualquer revisão dos modelos de financiamento deve ser feita com diálogo e previsibilidade, garantindo que não exista interrupção dos apoios enquanto não for definido um novo modelo”, defendeu o deputado socialista.

Segundo notícias veiculas na imprensa regional, o Governo Regional vai terminar com o apoio da "Palavra Açores" a partir da época 2026/27, o que poderá comprometer a presença de vários clubes açorianos nas provas nacionais.

Numa publicação nas redes sociais, o acionista maioritário da SAD do Santa Clara alertou para a importância do apoio conhecido por “Palavra Açores” (por estar ligado à promoção turística), que concede, anualmente, um milhão de euros ao clube.

A manutenção do apoio da 'Palavra Açores' ao Santa Clara é primordial para se manter as quatro equipas em São Miguel devido à insularidade e aos custos logísticos de se jogar em uma ilha. Caso ele não exista, é impossível manter o projeto na ilha e ele teria de ser transferido para o continente por motivos óbvios”, escreveu Bruno Vicintin no Instagram, referindo-se às equipas A, B, sub-23 e juniores.

Questionado pela posição do Santa Clara, o presidente do Governo dos Açores (PSD/CDS-PP/PPM) garantiu na segunda-feira que vai continuar a demonstrar “capacidade de diálogo” e de “entendimento” com os clubes.

A complexidade das situações é muito intensa. Envolve muitos operadores na área do desporto e do futebol. Estamos empenhados em encontrar soluções”, afirmou Bolieiro.

O PS/Açores, maior partido da oposição na região, marcou um debate de urgência sobre o fim daqueles apoios para o plenário deste mês da Assembleia Regional, que iria começar hoje, mas foi adiado para 24 de fevereiro devido ao mau tempo que afetou as ligações aéreas na região.