Rio Ave estreou-se onde o Vitória SC é rei: Que equipas apostam mais nos portugueses para o onze?

João Tomé (20) foi o primeiro português titular no Rio Ave nesta Liga Portugal
João Tomé (20) foi o primeiro português titular no Rio Ave nesta Liga PortugalManuel Fernando Araújo/LUSA

O Rio Ave tornou-se a mais recente, e última, das 18 equipas desta edição da Liga Portugal a colocar um português no onze. Os vilacondenses são estreantes numa lista onde o Vitória SC domina no que toca à utilização de jogadores lusos nas escolhas iniciais.

Foi preciso esperar 15 jornadas, quase toda a primeira volta, para que as 18 equipas da edição 2025/26 da Liga Portugal utilizassem pelo menos um português no onze titular. A última equipa foi o Rio Ave.

Por suspensão do capitão Vrousai, o técnico Sotiris Sylaidopoulos optou por apostar em João Tomé para a faixa direita da defesa no encontro com o Gil Vicente. Foi apenas o terceiro português utilizado pelo Rio Ave esta temporada, o primeiro a titular depois de João Novais e João Graça terem sido lançados do banco.

Nesse sentido, o Flashscore foi ver que equipas apostam mais em portugueses no onze e quais as que dão mais minutos a jogadores nacionais.

Rei no Castelo

O Vitória SC, de Luís Pinto, é o clube que mais jogadores portugueses lançou a titular. No total foram 11 os atletas nacionais que entraram em campo com o clube vimaranense, sendo que neste conjunto se destaca Miguel Maga, que esteve no onze nas 15 jornadas já decorridas. 

De resto, o Vitória SC já utilizou 12 jogadores nacionais na Liga Portugal, sendo que Ricardo Rocha, médio que fez a estreia diante do Sporting, foi o único que ainda não foi titular.

Maga ao serviço do Vitória SC
Maga ao serviço do Vitória SCVitória SC

Rio Ave seguido de trio

Como já referido anteriormente, o Rio Ave é a equipa que menos aposta em portugueses para o onze, com apenas um. De seguida nesta tabela surgem três equipas que utilizaram quatro jogadores lusos nas escolhas iniciais: Alverca, Benfica e Nacional.

Os ribatejanos sofreram uma remodelação completa no mercado com mais de 30 reforços e muita aposta no mercado internacional. De resto, André Gomes, Francisco Chissumba, Chiquinho e Gonçalo Esteves, os quatro titulares, são reforços, tal como Tiago Leite, um dos seis nacionais utilizados pelo Alverca, mas que não conta para o onze. Diogo Martins, que tem sete minutos, é o resistente do ano passado.

O Benfica é um caso atípico. Apostou em apenas quatro titulares, mas utilizou 12 atletas nacionais na Liga Portugal. António Silva, Tomás Araújo, Samuel Soares e Rodrigo Rêgo foram os únicos que figuraram nas escolhas iniciais de Bruno Lage ou José Mourinho.

Por último, o Nacional. José Gomes, João Aurélio, Filipe Soares e Chico Gonçalves foram os quatro lusos que Tiago Margarido utilizou no onze.

Tomás Araújo ao serviço do Benfica
Tomás Araújo ao serviço do BenficaSL Benfica

Leão nacional

Sem fazer a destrinça entre titulares ou suplentes utilizados, mas contabilizando os minutos que os portugueses passaram em campo nesta edição da Liga Portugal, o Sporting é quem se destaca.

Rui Borges apostou em 11 jogadores portugueses nesta temporada, que ao todo contabilizaram 6.711 minutos. É seguido do Moreirense com 9 jogadores a dividirem 6.141 minutos e o Vitória SC (12 atletas com 5.866 minutos).

Confira a utilização de portugueses nesta edição da Liga Portugal

As 9 equipas com mais portugueses titulares
As 9 equipas com mais portugueses titularesFlashscore
As 9 equipas com menos portugueses titulares
As 9 equipas com menos portugueses titularesFlashscore