Siga as incidências do encontro
Nacional da Madeira: "Acaba por ser algo motivador para o crescimento e acredito que seja o que aconteceu com o Nacional numa fase inicial da época passada, uma adaptação e conhecer a ideia do treinador, também está à procura disso. Saíram cinco, seis jogadores do onze base e está à procura da melhor dinâmica. É uma equipa difícil na sua casa. Já estive lá, sei o que é jogador na Choupana. Será sempre um jogo difícil, nunca sabemos o que se pode passar ali. No ano passado, apesar de tudo, foi a sexta ou sétima equipa com mais remates enquadrados. É uma equipa muito objetiva, vertical e que procura o seu melhor momento, é normal. Está motivada para defrontar um Sporting que é campeão. Acredito que estaremos preparados para a exigência do jogo".
Potencial saída de Harder: "O Harder está convocado, é solução e está dependente da solução do mister. Se for perguntar a todos, todos querem ser titulares. Trabalha para jogar".
Jota Silva e Ioannidis: "Não tenho falado de mercado. No fim, podemos falar. São três jogadores identificados. O Ioannidis está identificado há muito tempo, o Yeremay tem um crescimento enorme e o Jota é um jogador com quem trabalhei. É normal que se fale, não fujo a isso, mas o melhor momento para falar sobre isso é quando o mercado fechar".

Saída de Harder: "Nós estamos a falar do Sporting, um clube grande e tem departamentos muito capazes. O scouting está sempre preparado e estamos precavidos para qualquer saída, temos de estar. Fizemos uma belíssima época, é natural que procurem os jogadores do Sporting e, por isso, temos de estar preparados para a exigência do Sporting. Na semana passada perguntaram do Morten. Se baterem a cláusula e um jogador quiser sair, não podemos fazer nada. Temos de estar preparados para a exigência do mercado, temos de antecipar as coisas. Estamos precavidos para qualquer saída do plantel".
Propostas por Geny Catamo e Harder: "Estão convocados para o jogo de amanhã (sábado). Tem de perguntar ao Bernardo se chegaram propostas. O meu trabalho é treinar e estou focado no Nacional. Os dois jogadores estão convocados, disponíveis e à espera das opções e oportunidades do mister".
Bolas paradas ofensivas: "Espero que sim, há vários jogadores que, em termos técnicos, têm capacidade para dar respostas nas bolas paradas, como é o caso dos livres diretos. Pote, Trincão, Zeno Debast... há vários jogadores. Também conta muito a inspiração. Tentamos controlar ao máximo, mas estamos a falar de grandes jogadores que estão capazes de dar resposta, seja para que momento for".
Diomande e Maxi Araújo: "É um contrarrelógio. Estamos a tentar tê-los disponíveis para as próximas jornadas. Não posso dizer com exatidão ao próximo jogo".

Rayan Lucas: "É um miúdo que veio para a equipa B, atenção, não é um jogador da equipa A. Acreditamos que tem muito potencial e que é um jogador mais maduro para ajudar, apesar da tenra idade, ajudar os miúdos do Sporting. É um miúdo de seleção, que à partida estará no Mundial sub-20. Vemos potencial, gosta de ouvir, aprender, trabalha muito bem, mas está numa adaptação ao futebol europeu, ao Sporting. Tem dado resposta nos treinos da equipa principal, e treina a maior parte do tempo connosco, porque tem uma maturidade diferente e está capacitado para dar uma boa resposta. No futuro, poderá ser importante na equipa A, mas veio no contexto de ajudar a equipa B. Acreditamos nos crescimento que ele terá. É um miúdo muito humilde, gosta de trabalhar, ouvir e está aqui para aprender".
Continuidade de Hjulmand: "Está pronto para jogo, está super motivado, já o disse nas últimas semanas. É natural que se fale dele, mas está focado no Sporting, tem crescido imenso, é importante para a equipa, é o nosso capitão, um líder, está convocado e acredito que fará mais um bom jogo".
St. Juste e Harder: "Não sei se é difícil gerir. No treino, não demonstram isso, mas por mais que queira não consigo entrar na mente deles. A resposta tem sido boa. Acredito que mexa com os jogadores, é natural. O Harder tem 20 anos, é natural que falar do mercado possa mexer com ele. O crescimento leva a isso. Todos os dias entram e são recusadas propostas. Têm dado demonstração que estão ligados ao treino e ao Sporting. Se mexe com eles ou não, não consigo responder. Eu sinto a equipa feliz como sempre feliz, é uma verdadeira feliz, mas é natural que sejam cobiçados. Só podem jogar 11, faz parte e um jogador de futebol tem de se habituar a isso. Tenho de tomar decisões e compete-me saber lidar com elas. Têm de dar o máximo, seja 90 minutos ou 10. St. Juste? Não está convocado".

Vagiannidis: "Têm todos treinado para jogar a titular. O Vagiannidis foi contratação nossa, é natural que se especule, mas também está num crescimento. Está feliz por estar aqui. Saiu do habitat dele, do seu país, onde estava confortável, e veio para um país diferente. Tem-se adaptado muito bem. Está um bocadinho tímido, tenta estar mais ligado às dinâmicas, mas vai estar preparado para as decisões do mister. Ainda estamos a jogar de semana em semana, depois vamos jogar de três em três dias e eles vão jogar. Ninguém é robot, todos têm de estar preparados para dar resposta, todos vão ser titulares, mais jogo, menos jogo. O Vagiannidis entrou porque o Ivan (Fresneda) estava com amarelo e não o quisemos expôr. Têm dado boa resposta e estão preparados para ser titulares".