Santa compensação: Nacional deixa fugir vitória com Santa Clara nos descontos

Paulinho Boia (Nacional) perante Sidney Lima (Santa Clara)
Paulinho Boia (Nacional) perante Sidney Lima (Santa Clara)Opta by Stats Perform/LUSA

Nacional e Santa Clara empataram este domingo, 3-3, no jogo em atraso da 16.ª jornada da Liga Portugal. Os açorianos estiveram a vencer por 0-2, com golos de Vinícius Lopes (4') e Paulo Víctor (15'), mas um hat trick de Chuchu Ramírez, aos 21', 28' e 50', selou uma reviravolta que não resultou em vitória porque Elias Manoel, aos 90+5', assinou o 3-3 final.

Recorde as incidências da partida

Tiago Margarido, treinador do Nacional, apresentou Pablo Ruan no lugar de Daniel Júnior, em relação ao onze que perdeu diante do Vitória SC (2-1), enquanto do lado do Santa Clara, da equipa que perdeu com o FC Porto (0-1), Vasco Matos lançou Serginho e o regressado Gustavo Klismahn em vez de Adriano Firmino e Pedro Ferreira.

Notas finais dos jogadores
Notas finais dos jogadoresFlashscore

Mesmo a jogar fora de casa, entrou melhor o Santa Clara e logo com eficácia absoluta: aos 4 minutos, após perda de bola do central Zé Vítor, Vinícius Lopes isolou-se na frente de Kaique e atirou a contar para o 0-1.

Respondeu o Nacional, aos 12 minutos, com Paulinho Boia a rematar forte mas à figura de Gabriel Batista. O Santa Clara, porém, revelava tremenda eficácia e aos 15 minutos, depois de Luís Rocha ter atirado um cruzamento-remate que embateu na barra da baliza de Kaique, Paulo Víctor surgiu para a recarga, enchendo o pé esquerdo para assinar o 0-2.

Aos 22 minutos foi Paulinho Boia, em jogada individual, a beneficiar ainda de um corte incompleto de Luís Rocha, para assistir Chuchu Ramírez, que encheu o pé e reduziu a desvantagem para o Nacional, apontando o 10.º golo da contabilidade pessoal no campeonato.

Aos 24' foi João Aurélio a testar a pontaria, de longe, com remate muito desviado, antes de Gabriel Silva, de livre, aos 29', obrigar Kaique a defesa apertada. Aos 36 minutos Luís Rocha voltou a errar, derrubando Chuchu Ramírez dentro da grande área do Santa Clara. Aos 38', da marca dos 11 metros, Chuchu Ramírez não perdoou, bisou na partida e restabeleceu a igualdade no marcador.

Já dentro do minuto de compensação, Lucas Soares teve espaço para visar a baliza do Nacional, mas desperdiçou a ocasião.

Estatísticas ao intervalo
Estatísticas ao intervaloOpta by Stats Perform

Para a segunda parte Tiago Margarido, treinador do Nacional, lançou Daniel Júnior e Deivison nos lugares de Pablo Ruan e João Aurélio, mas a figura dos insulares continuou a ser a mesma: 50 minutos, passe de calcanhar de Liziero, bailinho da Madeira de Chuchu Ramírez, tirando Gabriel Batista da frente e atirando para o hat trick na partida e a reviravolta no marcador.

Aos 63 minutos Vinícius Lopes ficou à beira do 3-3, desviando o cruzamento da direita por cima da baliza de Kaique. Era altura de Vasco Matos mexer, aos 65', lançando Adriano Firmino e Brenner nos lugares de Henrique Silva e Djé Tavares. Aos 73 minutos o Nacional ameaçou o 4-2, com Daniel Júnior a rematar junto ao poste, com o Santa Clara a responder, aos 75', com remate acrobático de Paulo Víctor para bela intervenção de Kaique.

Voltavam a mexer os dois treinadores, aos 76 minutos, com Pedro Ferreira no lugar de Serginho e Elias Manoel em vez de Klismahn, no Santa Clara, enquanto no Nacional Labidi e Witi ocuparam as vagas de Miguel Baeza e Paulinho Boia. Logo no minuto seguinte, aos 77', voltou a valer Kaique, parando o remate de Brenner Lucas, antes de Adriano Firmino, aos 81', atirar muito por cima. Aos 82' Vasco Matos voltou a mexer, tirando Paulo Victor para apostar em Wilinton Torrão, mas foi o Nacional a ameaçar o 4-2, com Witi a rematar cruzado e ao lado, aos 83'. No minuto seguinte foi Daniel Júnior a rematar para defesa para canto de Gabriel Batista e, na sequência da bola parada, foi Sidney Lima a impedir que o desvio de José Gomes resultasse em golo.

Aos 87 minutos, de livre, Sidney Lima encheu o pé e Chuchu Ramírez, na barreira, desviou para canto. Aos 89', em nova bola parada, Sidney Lima desviou de cabeça mas ao lado, antes de Tiago Margarido esgotar as alterações, trocando Liziero pelo experiente André Sousa.

Nos cinco minutos de compensação, aos 90+2', Gabriel Silva cruzou e Kaique defendeu, antes de Adriano Firmino, aos 90+5', rematar colocado e obrigar Kaique a voar e desviar por cima da barra. E foi na sequência desse canto que Gabriel Batista subiu à área, fez o desvio e Elias Manoel, na sequência, rematou para apontar o 3-3 final.

Com este resultado, Nacional e Santa Clara terminam a primeira volta empatados na classificação, com 17 pontos, nos 13.º e 14.º lugares do campeonato.

Homem do jogo Flashscore: Chuchu Ramírez (Nacional)

Estatísticas finais e destaques individuais da partida
Estatísticas finais e destaques individuais da partidaOpta by Stats Perform