Saviolo foi Saviola: Vitória SC vence Nacional com golo e assistência do belga

Noah Saviolo fez um golo e uma assistência no triunfo do Vitória SC
Noah Saviolo fez um golo e uma assistência no triunfo do Vitória SCOpta by Stats Perform/LUSA

O Vitória SC venceu esta sexta-feira o Nacional, por 2-1, no D. Afonso Henriques, em jogo da 17.ª jornada da Liga Portugal. Noah Saviolo, aos 70 minutos, abriu o marcador e, aos 87', serviu Abascal para o 2-0, com a formação madeirense a reduzir já nos descontos, aos 90+2', por Labidi. Os vimaranenses sobem à condição ao 6.º lugar do campeonato, enquanto os insulares estão na 14.ª posição.

Recorde as incidências da partida

Luís Pinto, treinador do Vitória, apostou em João Mendes, Nélson Oliveira e Beni, regressado do CAN, como novidades no onze, enquanto do outro lado Tiago Margarido apresentou como novidades Leo Santos, José Gomes e Daniel Júnior, em estreia absoluta.

Notas finais dos jogadores
Notas finais dos jogadoresFlashscore

A jogar em casa, a formação vimaranense foi a primeira a rematar, logo aos 3', com Nélson Oliveira a atirar contra a defensiva insular. Aos 8' valeu Matheus Dias a cortar remate de Saviolo, com o Nacional a responder, aos 20', com Chuchu Ramírez, de regresso do D. Afonso Henriques, a atirar para desvio de Miguel Nóbrega. Um minuto depois Daniel Júnior rematou para Castillo segurar, antes de Nélson Oliveira, aos 29', tentar um chapéu a Kaique, que saiu por cima da baliza.

Aos 31 minutos surgiu a primeira grande ocasião de golo para o Nacional, com Castillo a defender para a frente um remate de Paulinho Bóia e, na recarga, Chuchu Ramírez, com tudo para marcar, a atirar por cima da baliza do Vitória. Aos 38' foi Miguel Baeza, de fora da área, a atirar por cima, antes de Saviolo testar Kaique, aos 39'. Ainda antes do intervalo, aos 44', Paulinho Bóia marcou mesmo, num lance de classe, mas com fora de jogo assinalado.

Estatísticas da partida
Estatísticas da partidaOpta by Stats Perform

Para a segunda parte Luís Pinto lançou Diogo Sousa no lugar de Samu, no Vitória, que aos 53 minutos viu Telmo Arcanjo, de livre, atirar para defesa de Kaique. Aos 55' foi Paulinho Bóia a testar Castillo, antes dos dois treinadores mexerem, em cima da hora de jogo: Luís Pinto lançou Camara e Ndoye nos lugares de Telmo Arcanjo e Nélson Oliveira, enquanto Tiago Margarido apostou em Pablo Ruan e Labidi em vez de Daniel Júnior e Miguel Baeza.

Aos 63 minutos foi Beni a rematar ao lado, antes do Nacional ser forçado a mexer, devido à lesão de Léo Santos, que deu o lugar a Francisco Gonçalves. Luís Pinto aproveitou a paragem a trocou de lateral, apostando em Strata em vez de Miguel Maga, e aos 68' Ndoye teve tudo para colocar o Vitória SC na frente, mas escorregou e o remate saiu muito por cima da baliza dos insulares.

Dois minutos depois, chegou mesmo o golo do Vitória: Saviolo, pela direita, servido por Strata, tentou o cruzamento mas a bola saiu na direção da baliza, enganando Kaique, que viu a bola passar por cima a entrar junto ao segundo poste.

Aos 76 minutos o mesmo Saviolo serviu Ndoye, que viu Kaique evitar o 2-0 e, já depois de Lucas João e Vallier terem sido lançados no Nacional, nos lugares de José Gomes e Liziero, aos 80 minutos Saviolo voltou a colocar a bola dentro da baliza, mas com posição irregular assinalada.

A cinco minutos do final Lucas João tentou servir Chuchu Ramírez, mas o avançado não chegou à bola. Na resposta, aos 87 minutos, Noah Saviolo fechou a exibição de encher o olho com a assistência para Rodrigo Abascal, que assinou o 2-0 e dissipou quaisquer dúvidas sobre o vencedor da partida.

Em cima dos 90 minutos Saviolo saiu mesmo, para os aplausos, dando o lugar a Fabio Blanco para os cinco minutos de compensação, onde o Nacional, aos 90+2 minutos, conseguiu ainda relançar a reta final da partida, com Labidi a bater Castillo e a fazer o 2-1. 

Com este triunfo o Vitória sobe, à condição, ao 6.º lugar, com 25 pontos, mais dois que o Famalicão, que tem menos um jogo, e a apenas um do SC Braga, que está no 5.º lugar. Já o Nacional é 14.º, com 16 pontos, mais dois que o Arouca, equipa em zona de play-off.

Homem do jogo Flashscore: Noah Saviolo (Vitória SC)

Estatísticas finais e destaques individuais da partida
Estatísticas finais e destaques individuais da partidaOpta by Stats Perform