Sotiris elogia André Luiz antes de Alvalade: "Tem todos os ingredientes para jogar numa liga de topo"

Sotiris, treinador do Rio Ave
Sotiris, treinador do Rio AveMANUEL FERNANDO ARAÚJO/LUSA

O treinador do Rio Ave, Sotiris Silaidopoulos, considerou este sábado que a visita ao Sporting, na 16.ª jornada da Liga Portugal, representa “um desafio de exigência máxima”, mas garantiu uma “equipa motivada”.

Acompanhe as incidências da partida

Na conferência de imprensa de antevisão ao jogo de domingo, no Estádio de Alvalade, o técnico grego destacou o momento positivo do adversário, mas garantiu que o Rio Ave quer apresentar a sua melhor versão, encarando o encontro como uma oportunidade competitiva.

“É um jogo muito exigente, contra o Sporting num momento muito bom. Há uma grande motivação interna em todos nós. Temos de mostrar as nossas qualidades e ser a melhor versão de nós próprios para conseguirmos tirar algo deste jogo”, afirmou.

Silaidopoulos explicou que, frente a um adversário com grande qualidade individual e coletiva, o cumprimento rigoroso dos princípios básicos será determinante para o desempenho da equipa vila-condense ao longo da partida.

“Temos de executar muito bem os nossos princípios básicos. Sabemos que vamos ter de defender durante longos períodos, ser muito compactos, equilibrados e com boas distâncias entre linhas e entre jogadores, porque o Sporting tem muita qualidade individual”, salientou.

A forma das duas equipas
A forma das duas equipasFlashscore

O técnico reconheceu a dinâmica e a fluidez dos leões, mas lembrou que o Rio Ave já demonstrou capacidade competitiva em contextos exigentes, reforçando a crença no coletivo.

“É um período muito positivo para o Sporting, com muita rotação, fluidez e capacidade de adaptação. Mas nós também já mostrámos que somos uma equipa e que conseguimos competir perante estes adversários”, disse.

Sobre a forma de criar dificuldades ao Sporting, Silaidopoulos voltou a insistir na importância da coragem com bola, aliada à união e ao espírito de sacrifício nos momentos defensivos.

“Não há segredos nestes jogos. Temos de cumprir muito bem os princípios básicos. Com bola, precisamos de ser corajosos e ousados para explorar fragilidades. Haverá momentos para sofrer e defender, e aí temos de mostrar união, espírito de equipa e sacrifício”, referiu.

Questionado sobre a ausência do castigado Clayton, melhor marcador da equipa, com 10 golos, o treinador mostrou confiança total nas opções disponíveis no plantel.

“Ainda temos mais um treino e depois vamos decidir quem vai substituir o Clayton. Não é uma resposta fácil, mas já temos algumas ideias e opções em mente. Quem entrar vai dar o máximo para ajudar a equipa”, garantiu.

Últimos duelos
Últimos duelosFlashscore

O técnico dos vila-condenses foi ainda confrontado sobre o alegado interesse de outros clubes, nomeadamente do Sporting, no avançado André Luiz, elogiando a evolução do jogador e manifestando o desejo de o manter no plantel até ao final da época.

“Estamos muito felizes e orgulhosos com a evolução do André. É justo que haja atenção, porque está a fazer uma época fantástica. Tem todos os ingredientes para jogar numa liga de topo e ainda uma grande margem de progressão”, afirmou.

Silaidopoulos acrescentou que o foco do jogador continua a ser o Rio Ave, defendendo que a continuidade permitirá um crescimento sustentado antes de um eventual passo seguinte na carreira.

“Gostava que o André Luiz terminasse a temporada connosco, continuando a melhorar. Está muito focado na equipa e no clube, e as últimas exibições mostram o quão comprometido está”, concluiu.

O Rio Ave, 10.º classificado com 17 pontos, defronta domingo, às 20:30, o Sporting, segundo com 38, no Estádio de Alvalade, em jogo da 16.ª jornada da Liga Portugal, com arbitragem de Carlos Macedo, da Associação de Futebol de Braga.

Ouça o relato no site ou na app
Ouça o relato no site ou na appFlashscore