Reveja aqui as principais incidências da partida

As ausências marcaram o pré-jogo para ambas as equipas. Pablo a mais sonante no Gil Vicente, Ricardo Mangas a mais recente no Sporting, mas a ambição era grande de ambos os lados. Os leões continuavam na perseguição ao FC Porto, os gilistas queriam acrescentar ainda mais pontos à melhor primeira volta de sempre.
Talvez com alguma ferrugem da passagem de ano, a partida começou morna, sem grandes oportunidades. O Sporting foi quem esteve mais perto, num cabeceamento que passou por cima de Ioannidis, mas o Gil Vicente ia conseguindo manter o adversário em sentido, com aproximações perigosas da baliza de Rui Silva.

Só que o Gil Vicente não contava com um goleador, o Sporting fez proveito do seu. Sem conseguir furar o bloco gilista, Eduardo Quaresma resolveu os problemas com passe longo para Luis Suárez que fez a bola passar por entre as pernas de Andrew – observado por Filipe Luís, treinador do Flamengo. 0-1 no primeiro remate enquadrado do leão em todo o encontro.
A vantagem acabou por fazer bem ao Sporting. O conjunto de Rui Borges entrou melhor no segundo tempo, com mais energia e bastaram seis minutos para ultrapassar o registo de remates enquadrados de todo o primeiro tempo, mas o golo não chegou com o guarda-redes gilista a opor-se a Maxi Araújo, Francisco Trincão e Luis Suárez, que perdeu uma enorme oportunidade.
Falhanços que viriam a custar caro. A vantagem mínima manteve o Gil Vicente agarrado ao resultado, César Peixoto colocou homens na frente e a equipa da casa conseguiu empurrar o Sporting. Os leões iam repelindo os ataques, mas tudo se complicou quando Gonçalo Inácio travou Gustavo Varela e foi expulso.
Reduzido a 10, com estreante Rômulo lançado, o leão acabou por sucumbir. Luís Esteves enviou uma bola teleguiada para a área e Carlos Eduardo cabeceou para o fundo das redes. Balde de água fria para um leão que viu Maxi Araújo juntar-se a Hjulmand na lista de indisponíveis para o duelo com o Casa Pia.
Tal como na época passada, o Sporting tropeçou em Barcelos e fecha a primeira volta com 42 pontos, a quatro do FC Porto que se podem transformar em sete. O Gil Vicente estabelece os 28 pontos como a melhor primeira volta de sempre do clube, mas vê o quarto lugar ameaçado pelo SC Braga (26).
Homem do jogo Flashscore: Luís Esteves (Gil Vicente).

