Subtrair antes de voltar (finalmente) a somar: Vitória SC vence AVS

Samu abriu caminho à vitória vimaranense
Samu abriu caminho à vitória vimaranenseOpta by Stats Perform/LUSA

Oito jogos depois, o Vitória SC regressou este sábado às vitórias, no primeiro triunfo de Luís Freire nos conquistadores, ao vencer o AVS, por 2-0, em jogo da 20.ª jornada da Liga. Samu, aos 55 minutos, abriu o marcador, numa altura em que os avenses já estavam reduzidos a dez, e Telmo Arcanjo fechou as contas aos 79 minutos.

Recorde as incidências da partida

Luís Freire fez apenas uma alterçaão no onze inicial do Vitória, com Rivas no lugar de Villanueva no eixo defensivo. Do lado do AVS, Daniel Ramos estreou Tomás Tavares, ocupando a vaga de Fernando Fonseca.

Notas finais dos jogadores
Notas finais dos jogadoresFlashscore

O Vitória chegava a este jogo pressionado, sem ganhar há oito jogos, enquanto o AVS registou, na última jornada, a primeira vitória em onze jogos, ao bater o Gil Vicente.

O primeiro lance junto às balizas surgiu aos 5 minutos, com Samu a bater o canto e Borevkovic a cabecear ao lado da baliza do AVS. Aos 8', também de bola parada, Gustavo Assunção bateu tenso e obrigou Bruno Varela a intervir, antes de Samu rematar de primeira, aos 10', após cruzamento de Nuno Santos, mas fácil para Ochoa segurar.

Aos 19 minutos enorme susto para o Vitória SC, quando Hélder Malheiro assinalou penálti por mão de Borekovic. Após recurso ao VAR, contudo, verificou-se que o toque do central foi fora da área, num livre direto que Gustavo Assunção bateu para nova intervenção de Bruno Varela. Aos 25' Handel e aos 29' João Mendes testaram Ochoa, antes de Miguel Maga, aos 35', cruzar junto à linha, com a bola a ainda embater na barra da baliza de Ochoa.

Estatísticas ao intervalo
Estatísticas ao intervaloOpta by Stats Perform

A segunda parte começou sem alterações mas praticamente com um dos lances capitais da partida, aos 48 minutos, quando Gustavo Assunção agarrou Telmo Arcanjo, viu o segundo amarelo e foi expulso.

Aos 49', no livre, Samu bateu para defesa de Ochoa, antes de Daniel Ramos reorganizar a equipa, aos 54', prescindindo de um avançado, Zé Luís, bem como de Mercado, para lançar Gustavo Mendonça e Lucas Piazón. No lance seguinte, porém, o AVS ficou mesmo atrás do marcador: bola longa de Nuno Santos, para as costas da defensiva avense, e Samu, à saída de Ochoa, a desviar do guarda-redes para fazer o 1-0.

Aos 60 minutos Luís Freire mexeu no ataque, tirando Dieu para colocar Nélson Oliveira, e aos 66' Ochoa desviou o remate de Tiago Silva para canto, antes de Devenish, aos 68', quase ter marcado na própria baliza, após cruzamento de João Mendes.

Após Nuno Santos ter dado o lugar a João Mendes, aos 68', foi a vez do AVS voltar a mexer, com Tunde Akinsola e a estreia de Lucas Fernandes, nos lugares de Jaume Grau e Tomás Tavares.

Aos 78 minutos, na sequência de um canto, e em zona frontal, Telmo Arcanjo encheu o pé e marcou um belo golo, o primeiro na Liga, elevando a contagem e dando a tranquilidade necessária ao Vitória SC para gerir a reta final da partida.

Aos 84 minutos Luís Freire lançou dois reforços, Vando Félix e Úmaro Embaló, além de Chuchu Ramírez, com o AVS a substituir Rafael Rodrigues por Mena.

Com este triunfo o Vitória chega aos 29 pontos, no 7.º lugar da classificação, enquanto o AVS mantém os 18, no 15.º lugar, e pode voltar a cair para os lugares de despromoção.

Homem do jogo Flashscore: Telmo Arcanjo (Vitória SC)

Estatísticas finais e destaques individuais da partida
Estatísticas finais e destaques individuais da partidaOpta by Stats Perform