Mais

Trincão teve de voar para o leão reinar: Sporting vence Moreirense

Atualizado
Estádio José Alvalade recebe o Sporting-Moreirense
Estádio José Alvalade recebe o Sporting-MoreirenseOpta by Stats Perform/Profimedia

O Sporting venceu esta segunda-feira o Moreirense, no jogo que encerrou a 6.ª jornada do campeonato. Luis Suárez, aos 76 minutos, de grande penalidade, fez o 1-0 no Estádio José Alvalade, com Pedro Gonçalves, aos 90', também de penálti, a fazer o 2-0. A fechar, aos 90+4', saído do banco, Ioannidis fechou o marcador, num triunfo que eleva os leões ao 2.º lugar, à espera do que fará o Benfica, amanhã, no acerto de calendário diante do Rio Ave.

Recorde as incidências da partida

Rui Borges voltou a mudar a defesa do Sporting, em relação ao jogo com o Kairat Almaty, com os regressos de Vagiannidis, Debast e Ricardo Mangas, nos lugares Fresneda, Eduardo Quaresma e Maxi Araújo. Do lado do Moreirense, André Ferreira surgiu na baliza, em detrimento de Caio Secco, e com Gilberto Batista a ocupar o lugar de Maracás na defesa.

Notas finais dos jogadores
Notas finais dos jogadoresFlashscore

Marcelo trocou as voltas

Ainda antes do apito inicial, Marcelo trocou as voltas aos leões, optando por campo e "obrigando" o Sporting a atacar para a baliza Vítor Damas na 1.ª parte. Logo aos 2 minutos Debast lançou Luis Suárez, que tentou o chapéu a André Ferreira. O guarda-redes do Moreirense, porém, conseguiu fazer a mancha. Aos 4' foi Quenda a tentar o cruzamento, com o guarda-redes do Moreirense a segurar. Aos 8' novo frente a frente entre Luis Suárez, servido por Trincão, e André Ferreira, com o guardião a desviar para canto.

Luis Suárez a ameaçar

Aos 12 minutos, após cruzamento de Mangas, Quenda falhou o cabeceamento, surgindo nas costas Vagiannidis para, de cabeça, atirar para defesa fácil de André Ferreira, antes de Luis Suárez, aos 13', ter ocasião soberana para fazer o 1-0: servido por Pedro Gonçalves, o avançado colombiano contornou André Ferreira, com o remate a ser travado junto ao poste por Gilberto Batista.

Depois do primeiro quarto de hora, o Moreirense conseguiu soltar-se do colete de forças e, com três cantos, mostrar-se junto à baliza de João Virgínia. Aos 19', após assistência de calcanhar de Trincão, Vagiannidis obrigou André Ferreira a uma defesa com a perna direita, antes de, aos 22', Kochorashvili abrir em Quenda, que serviu Trincão para um remate em arco, a rasar a baliza do Moreirense. Logo no minuto seguinte, após um corte falhado de Marcelo, Pedro Gonçalves tentou o chapéu a André Ferreira, com a bola a passar por cima da baliza.

Aos 24 minutos nova ocasião soberana para Luis Suaréz, após mais um mau passe de Marcelo, com o colombiano novamente a tirar André Ferreira do lance antes de rematar ao poste da baliza do Moreirense. Aos 32' foi Pedro Gonçalves a rematar, a bola a ainda sofrer um desvio em Luis Suárez mas com André Ferreira a chegar com a ponta dos dedos.

Bicicleta de Quenda

Aos 39 minutos, após um cruzamento de Trincão, Quenda tentou o golo de pontapé de bicicleta, com a bola a sair ao lado. O Sporting pressionava em busca do golo, as bancadas perdiam a paciência com as perdas de tempo de André Ferreira, e aos 40 minutos a valer Kochorashvili, a dar o corpo às balas, perante o remate de Cedric Teguia. Aos 44' foi Luis Suárez, uma vez mais, a tentar, com remate ao lado da baliza do Moreirense, antes de Mangas fazer falta, ver amarelo, e o Moreirense terminar a primeira parte com mais um canto, o 4.º, contra três do Sporting.

Estatísticas ao intervalo
Estatísticas ao intervaloOpta by Stats Perform

Nove minutos antes de mexer

A segunda parte começou sem alterações e com Alanzinho, aos 48 minutos, a rematar de muito longe, com a bola a sofrer um ressalto antes de chegar, fácil, a João Virgínia. Logo aos 54 minutos Rui Borges mexeu, e em dose dupla, com Maxi Araújo e Morita nos lugares de Mangas e Kochorashvili. Respondeu Vasco Botelho da Costa, à hora de jogo, com Landerson no lugar de Kiko Bondoso.

Aos 61 minutos, primeira ocasião de golo para o Sporting, com Luis Suárez a assistir de calcanhar Maxi Araújo que, depois de tirar dois defesas da frente, rematou de pé direito mas ao lado do poste da baliza do Moreirense. Aos 67' Vasco Botelho da Costa refrescou o ataque, com Yan Lincon no lugar de Schettine, antes de André Ferreira volta a brilhar, negando o golo a Pedro Gonçalves, que rematou cruzado, desde a esquerda, para o guardião voltar a brilhar.

Trincão contra o mundo

Aos 74 minutos, em mais um lance derivando da esquerda para o meio, Trincão passou por Vasco Sousa e depois, no frente a frente com Landerson, caiu na grande área, com Hélder Carvalho a apontar para a marca dos 11 metros. Desta vez foi Luis Suárez a avançar para a cobrança, depois do capitão Hjulmand ter falhado diante do Kairat, rematando para a esquerda, com André Ferreira a voar para a direita. 1-0 para o Sporting, aos 76 minutos.

Logo depois, aos 79', Rui Borges tirou o avançado colombiano para lançar Ioannidis, e aos 82', após João Virgínia ter aliviado o perigo a punhos, Pedro Gonçalves, servido por Quenda, surgiu com espaço, desta vez na direita, mas uma vez mais para uma defesa com os pés de André Ferreira.

Sempre o duelo Pote vs André

Aos 84 minutos Vasco Botelho da Costa, a perder, operou uma tripla alteração, com Benny, Afonso Assis e Álvaro Martínez nos lugares de Francisco Domingues, Vasco Sousa e Kiko Bondoso. Aos 86', após grande cruzamento de Trincão, Maxi Araújo surgiu na área para, de cabeça, enviar a bola à figura de André Ferreira, e aos 87' foi novamente o guardião do Moreirense a fazer frente a Pedro Gonçalves.

Aos 89 minutos, quem mais do que Francisco Trincão, uma vez mais a arrancar até ser parado dentro da área pelo capitão do Moreirense, Marcelo. Mais um penálti conquistado pelo número 17 dos leões e, desta vez, Pedro Gonçalves finalmente a vencer o duelo com André Ferreira, atirando para o mesmo local de Luis Suárez, com o guardião a escolher uma vez mais o lado... contrário.

Golo saído do banco

Já dentro da compensação, Rui Borges tirou Trincão e Pedro Gonçalves, para lançar João Simões e Alisson, e foi do extremo brasileiro a assistência para o 3-0 final, servindo Fotis Ioannidis, também ele saído do banco, para o 3-0 final.

Com esta vitória o Sporting chega aos 15 pontos, subindo provisoriamente ao 2.º lugar do campeonato, atrás dos 18 do FC Porto, com Benfica (menos um jogo) e Gil Vicente com 13.

Homem do jogo Flashscore: Francisco Trincão (Sporting)

Estatística final e destaques individuais da partida
Estatística final e destaques individuais da partidaOpta by Stats Perform