Mais

Um Diaby à solta e uma luta pela sobrevivência infernal: Boavista dá a volta e vence AFS

A festa de Bozeník no final da partida
A festa de Bozeník no final da partidaOpta by Stats Perform/LUSA
O Boavista venceu esta segunda-feira o AFS, por 1-2, em jogo da 32.ª jornada do campeonato. Nené ainda colocou a equipa das Aves na frente, aos 62 minutos, mas Seba Pérez, aos 71', restabeleceu a igualdade e Diaby, aos 89 minutos, selou a reviravolta. Com este resultado, Farense, Boavista e AFS partem para as últimas jornadas em igualdade pontual, com 24 pontos.

Recorde as incidências da partida

Depois da goleada sofrida na Luz, diante do Benfica (6-0), Rui Ferreira trocou quatro jogadores no onze inicial do AFS, apostando em Eric Veiga, Jaume Grau, Piazon e Nené como titulares, alterando o sistema tático para um 4x3x3. Do lado do Boavista, que também foi goleado pelo Sporting (0-5), Sebastián Pérez e Bozeník foram as mudanças de Stuart Baxter. 

Notas finais dos jogadores
Notas finais dos jogadoresFlashscore

Perante uma boa casa na Vila das Aves, as duas equipas entraram ansiosas, perante a importância da partida, e só aos 11 minutos se assistiu a um remate, de Tunde, contra um defesa do Boavista. Aos 20' foi John Mercado, após cruzamento de Eric Veiga e passe de Nené, a atirar por cima da baliza de Vaclik, antes de Abascal, de livre, aos 25', rematar também por cima.

Aos 31 minutos a primeira grande ocasião de golo pertenceu ao AFS, com Devenish, ao primeiro poste, a cabecear para enorme defesa de Vaclik.

Quatro minutos depois, após livre de Piazón, Devenish voltou a cabecear mas desta vez fácil para Vaclik segurar.

Ainda antes do intervalo, aos 45+1', Salvador Agra tentou o remate acrobático, mas ganhou apenas canto, do qual não resultou qualquer perigo.

Estatísticas ao intervalo
Estatísticas ao intervaloOpta by Stats Perform

Na segunda parte o Boavista entrou com outra postura e, depois do cruzamento de Joel Silva, aos 47', para corte de Devenish, Seba Pérez surgiu na área, após cruzamento de Abascal, mas foi desarmado. Respondeu o AFS, aos 50', com Piazón a bater o canto e Nené a cabecear ao lado. Aos 53' o Boavista teve tudo para marcar, mas Van Ginkel, de cabeça, em excelente posição, cabeceou ao lado, com Ochoa batido, e aos 58 minutos foi Bozenik a rematar, conquistando canto.

Aos 61 minutos foram Akinsola e Fernando Fonseca a combinar, sem que ninguém surgisse para o desvio. Um minuto depois, porém, em nova bola parada, Piazón bateu o livre da direita e o experiente Nené surgiu para, de cabeça, desviar a bola do alcance de Vaclik, apontando o 1-0.

Aos 66' o AFS podia ter dilatado o marcador, com John Mercado a isolar Piazón que, na cara de Vaclik, viu o guarda-redes do Boavista negar o 2-0 com mais uma grande intervenção. Não marcou o AFS, respondeu o Boavista, no lance seguinte, com um golaço do capitão Seba Pérez, num tiro de meia distância, cruzado, de fora da área, sem hipótese para Ochoa.

Aos 72 minutos foi Salvador Agra a cruzar para Bozenik, surgindo o corte providencial de Roux, com Kakay, na sequência do canto, a rematar de longe mas ao lado. O Boavista crescia e Rui Ferreira, aos 74', mexia, com três substituições de uma assentada, lançando Kiki Afonso, Vasco Lopes e Gustavo Mendonça. Apenas dois minutos depois, apostou também em Zé Luís, tirando da partida o autor do golo, Nené. E, como não há duas sem três, aos 78' tirou Devenish e esgotou as substituições, lançando Aderlan Santos.

O AVS mexia, o Boavista ameaçava a reviravolta, com Abascal, aos 79 minutos, a rematar cruzado e ao poste da baliza de Ochoa. Respondeu o AVS, com Kiki Afonso a lançar Vasco Lopes, que ainda viu Vaclik desviar mas já em fora de jogo. Aos 86' foi Vasco Lopes, uma vez mais, a testar Vaclik.

A verdade é que, a um minuto dos 90', Bozenik, com um grande passe, lançou Diaby na esquerda, com o extremo a rematar cruzado e a bater Ochoa para a reviravolta.

E sabe qual tinha sido o último golo de Diaby na Liga? Em 2018, pelo Sporting, diante... do Aves. Houve mesmo invasão de campo, rapidamente travada pelos elementos da GNR, antes dos cinco minutos de compensação, onde Steven Vitória substituiu Salvador Agra, alargando a linha defensiva axadrezada a cinco elementos.

Estatística final e destaques individuais da partida
Estatística final e destaques individuais da partidaOpta by Stats Perform

A luta pela manutenção está, como o topo da tabela da classificação, ao rubro, com três equipas com 24 pontos, nos três últimos lugares, a duas jornadas do final, e ainda com o Estrela da Amadora na discussão, com 29.

Homem do jogo Flashscore: Diaby (Boavista)

Classificação da Liga à 32.ª jornada
Classificação da Liga à 32.ª jornadaFlashscore