Mais

Uma Bóia que ajuda a respirar melhor: Nacional vence Casa Pia (0-2)

Paulinho Bóia diante de Livolant
Paulinho Bóia diante de LivolantOpta by Stats Perform, Carlos Barroso/LUSA
O Nacional conquistou a primeira vitória na edição 2025/26 da Liga Portugal, ao bater o Casa Pia por 0-2, na quarta jornada. Paulinho Bóia e Chuchu Ramírez decidiram na primeira parte um encontro em que os insulares raramente foram importunados pelos gansos.

Reveja aqui as principais incidências da partida

As notas dos jogadores
As notas dos jogadoresFlashscore

Nacional e Casa Pia não tiveram o começo de campeonato esperado. Se os gansos se podiam queixar do sorteio que os levou a defrontar FC Porto e Sporting nas quatro primeiras rondas (as únicas derrotas até agora), os insulares chegavam sem nenhuma vitória, na sequência de um desaire com o campeão nacional e na antecâmara da visita ao Dragão.

Este jogo revestia-se por isso de uma importância maior, já que três pontos antes da pausa internacional podiam trazer uma paz bastante desejada por João Pereira e Tiago Margarido. Contudo, neste jogo de dois bons treinadores da época passada a lição veio mais bem estudada da Madeira.

O Casa Pia sentiu muitas dificuldades em construir jogadas de ataque (não fez nenhum remate enquadrado no primeiro tempo) e acabou traído por um Nacional pragmático, que soube jogar com as armas que tinha. Aos 33’, Léo Santos recuperou a bola no meio-campo defensivo, Chuchu Ramírez retirou José Fonte da posição, e Paulinho Bóia aproveitou a atrapalhação de João Goulart para abrir o ativo.

Pouco antes do intervalo chegou o 0-2 e com uma receita semelhante. Liziero lançou José Gomes, o lateral bateu Larrazabal, cruzou in extremis e Chuchu Ramírez foi mais lesto na área para bater Patrick Sequeira.

No regresso dos balneários, Tiago Morais, André Geraldes e Renato Nhaga tentaram dar outra dinâmica, mas esta não era a tarde do Casa Pia. Tchamba cabeceou ao lado num livre lateral, Livolant fez o primeiro remate enquadrado dos gansos aos 74’, num jogo que acabou por ser relativamente descansado para Lucas França.

Os números ao intervalo
Os números ao intervaloOpta by Stats Perform

O Nacional celebrou a primeira vitória na Liga Portugal e pode agora olhar com outro sossego para a visita ao Estádio do Dragão. O Casa Pia vai para a pausa internacional com o sabor amargo de uma segunda derrota em casa, frente a um adversário que, teoricamente, estava ao alcance.

Homem do jogo Flashscore: Paulinho Bóia (Nacional)

Os números finais da partida
Os números finais da partidaOpta by Stats Perform