Van Hooijdonk deu para depois tirar: Alverca e Estrela da Amadora empatam

Figueiredo perante a marcação de Schappo
Figueiredo perante a marcação de SchappoOpta by Stats Perform/LUSA

Alverca e Estrela da Amadora empataram este sábado a um golo, em jogo da 20.ª jornada da Liga Portugal. Sydney Van Hooijdonk, filho de Pierre Van Hooijdonk, foi lançado em estreia absoluta, aos 76', e aos 81 minutos colocou os tricolores na frente, de grande penalidade, mas do outro lado Custódio Castro lançou Fabrício Garcia, aos 84', para restabelecer a igualdade, aos 87 minutos, após um canto resultante de um péssimo passe de... Sydney Van Hooijdonk.

Recorde as incidências da partida

No primeiro jogo sem Alex Amorim, vendido ao Génova, Custódio Castro recuou Lincoln no terreno, no onze do Alverca. Do lado do Estrela da Amadora, já sem Kikas, Kevin Jansson, que estava no onze, foi testado no aquecimento mas, com um problema físico, acabou por dar o lugar a Sola na equipa de João Nuno.

Notas finais dos jogadores
Notas finais dos jogadoresFlashscore

A jogar em casa, o Alverca criou o primeiro lance de perigo aos 4 minutos, com Nabil Touaizi a subir na faixa esquerda e a servir Marezi. Perante o corte da defesa tricolor, Lincoln surgiu para a recarga mas novamente contra a muralha defensiva. Aos 9' respondeu o Estrela, com Sola a atirar muito por cima, antes de Rodrigo Pinho, aos 13', após cruzamento de Ianis Stoica, cabecear contra um defesa do Alverca.

Logo ao quarto de hora Custódio recebeu outra má notícia, com Abdulai a ficar no relvado, com queixas, a ter de ser substituído pelo reforço Vasco Moreira. Logo depois, aos 18', Moustier, de livre, tentou servir Otávio, que cabeceou por cima. Respondeu o Alverca, aos 24', com Figueiredo a cabecear para Renan segurar. Ainda antes da meia hora foi Sergi Gómez a encher o pé, mas com o remate a embater em Moustier, antes do mesmo Moustier, aos 32', bater um livre para André Gomes segurar. Aos 34 minutos Nabil Touaizi voltou a fazer a diferença, subindo pelo flanco esquerdo e desmarcando Marezi, valendo um grande corte de Schappo para canto. Aos 39', uma vez mais Nabil Touaizi, desta feita a rematar mas para defesa de Renan.

Respondeu o Estrela da Amadora, aos 40 minutos, com Paulo Moreira a rematar em zona frontal, com efeito, obrigando André Gomes a ceder canto. Aos 42' foi Chiquinho a chegar tarde ao cruzamento de Figueiredo, antes de Encada, aos 43', quase fazer autogolo.

Estatísticas ao intervalo
Estatísticas ao intervaloOpta by Stats Perform

Sem substituições para a segunda parte, em ambas as equipas, João Nuno não demorou muito a recorrer ao banco, apostando no reforço Eddy Doué e em Jorge Meireles, nos lugares de Alexandre Sola e Moustier, aos 53 minutos. E ainda antes da hora de jogo, o Alverca criou a grande oportunidade de golo, com Figueiredo, na cara de Renan, a ver o guarda-redes do Estrela a fazer uma enorme defesa, evitando o 1-0.

João Nuno voltou a mexer, apostando em mais um reforço em estreia, Kalley, no lugar de Ianis Stoica, aos 62 minutos, com o novo defesa do Estrela a ser amarelado com apenas um minuto em campo. Aos 69 minutos foi Custódio Castro a mexer, e no ataque, tirando Marezi e Chiquinho para apostar em Nuozzi e Clairicia.

Aos 76' João Nuno lançou em estreia Sydney Van Hooijdonk, filho de Pierre Van Hooijdonk, ex-avançado do Benfica, no lugar de Rodrigo Pinho, acrescentando Robinho em vez de Antonetti, e aos 78 minutos, após um passe longo para Jorge Meireles, o avançado do Estrela da Amadora caiu dentro da área do Alverca, num lance com Naves, e José Bessa apontou de imediato para a marca dos 11 metros. Grande penalidade para o emblema tricolor, que Sydney Van Hooijdonk pediu para marcar, com poucos minutos em campo e em Portugal, enganando André Gomes: bola para um lado, guarda-redes para o outro, e o avançado neerlandês com uma estreia de sonho na Liga Portugal.

A perder, Custódio Castro arriscou, aos 84 minutos, lançando Fabrício Garcia e Meupiyou nos lugares de Davy Gui e Figueiredo, e aos 87' Sydney Van Hooijdonk, com um mau passe, permitiu ao Alverca beneficiar de um canto onde Fabrício Garcia, acabado de entrar, surgiu com espaço ao segundo poste para restabelecer a igualdade.

O jogo animou, e muito, na reta final, com dois golos e com Schappo, já dentro dos cinco minutos de compensação, uma vez mais a salvar, cortando o remate de Nuozzi.

Com este empate o Alverca chega aos 24 pontos, no 10.º lugar, com mais quatro que o Estrela da Amadora, que é 12.º classificado.

Homem do jogo Flashscore: Bernardo Schappo (Estrela da Amadora)

Estatísticas finais e destaques individuais da partida
Estatísticas finais e destaques individuais da partidaOpta by Stats Perform