Acompanhe as incidências da partida
“Historicamente, o Moreirense nunca ganhou lá em jogos do campeonato e gostaríamos de ser os privilegiados de conseguir essa primeira vitória em Guimarães”, afirmou o treinador dos cónegos, na conferência de imprensa de antevisão da partida.
O treinador notou ser “um dérbi, um jogo especial e muito difícil, o Vitória não é o mesmo e isso deve-se em grande parte ao trabalho que o Luís (Pinto) tem feito: uma equipa renovada, muito competente e agressiva, muito pressionante, e em casa são fortíssimos”.
“Estão motivados por um feito inédito (conquista da Taça da Liga), com um percurso em que ganharam ao FC Porto, Sporting e SC Braga, e vai colocar-nos bastantes problemas e vai ser um desafio para nós sermos a equipa que gostamos de ser. Vai ser um jogo dividido e temos que estar na nossa máxima força, mas também estamos muito motivados porque é nestes palcos que gostamos de estar”, antecipou.
O Vitória SC, depois de ter conquistado a Taça da Liga, em 10 de janeiro, somou duas derrotas seguidas para o campeonato, com o FC Porto, em casa (1-0), e no terreno do Estoril Praia (4-2), mas Vasco Botelho da Costa recusa haver uma quebra nos vitorianos.

“Essas derrotas foram contra o FC Porto, que está a fazer uma época estratosférica, e com o Estoril, que em termos de volume ofensivo e números marcados está ao nível ou perto do FC Porto pelo que não é nada que choque. É um Vitória a jogar em casa e isso já diz tudo e muito mais depois desses resultados, porque vão querer dar uma resposta”, disse.
O Moreirense tem apenas um central de raiz disponível, Gilberto Batista, dados os impedimentos de Maracás (castigado) e Michel (lesionado), sendo que Marcelo saiu para a União de Leiria recentemente.
“É uma questão que ainda não está 100 por cento fechada na minha cabeça, ainda treinámos amanhã (sexta-feira). É um desafio, mas olhamos como uma oportunidade. Obviamente que seja qual for a solução, não será a mais rotinada, mas não me preocupa em demasia porque a polivalência é algo muito presente no nosso dia-a-dia e todos sabem” que funções cada posição obriga a desempenhar.
O reforço Nile John, médio defensivo inglês apresentado esta quinta-feira, ex-Feirense, já treinou com a equipa e pode ser opção, revelou o treinador, que deixou muitos elogios ao jogador.
“É um jogador de muita qualidade, 14 anos de Tottenham é um currículo fantástico, enquadra-se muito bem no nosso projeto. É um médio que nos vem dar coisas diferentes dos outros que temos, com muita capacidade no último terço, que ataca o espaço. O facto de já estar ambientado à realidade portuguesa, apesar de numa Liga 2, também nos deixa muito confiantes que a sua adaptação seja mais rápida”, disse.

Caio Secco e Vasco Sousa, lesionados, também ficam de fora.
O treinador deixou ainda um “forte abraço de solidariedade” para as pessoas e regiões afetadas pelo mau tempo nos últimos dias, especialmente para a cidade de Leiria e para a União de Leiria, cujas infraestruturas foram muito afetadas, lembrando a sua passagem de duas épocas por lá.
Moreirense, sexto classificado, com 30 pontos, e Vitória SC, nono, com 25, defrontam-se na sexta-feira, a partir das 20:45, no Estádio D. Afonso Henriques, que será arbitrado por António Nobre, da associação de Leiria.
