Vasco Seabra elogia Gil Vicente mas confia no Arouca: "Temos de repetir padrões de exigência"

Vasco Seabra quer dar continuidade à boa resposta do Arouca
Vasco Seabra quer dar continuidade à boa resposta do AroucaEDUARDO COSTA/LUSA

O treinador Vasco Seabra afirmou este sábado que o Arouca precisa de "repetir" os níveis de exigência demonstrados nos últimos dois jogos para conseguir pontuar na receção ao Gil Vicente, da 16.ª jornada da Liga Portugal.

Acompanhe aqui as incidências e o relato do encontro

"O Gil Vicente é uma excelente equipa e será um adversário difícil. Está há cinco jogos sem vencer, mas nesses cinco só perdeu um. Estamos preocupados connosco, vimos de dois jogos a pontuar e com a baliza a zero, por isso temos de repetir padrões de exigência, agressividade e vontade. As coisas não vão acontecer se não nos entregarmos", contou Vasco Seabra, na antevisão ao encontro.

Na visita ao Santa Clara, os lobos conseguiram não sofrer golos pelo segundo jogo consecutivo, algo que não acontecia desde 2022/23. O treinador, de 42 anos, acredita que a principal razão para este sucesso foi a mentalidade da equipa e não a mudança do sistema defensivo.

Ouça o relato através da app ou site
Ouça o relato através da app ou siteFlashscore

"Defendemos com cinco contra o Braga. Na Amadora e com o Alverca fizemos o mesmo devido à construção do adversário. Neste jogo até acabámos por defender mais vezes a quatro. O mais importante era conseguirmos ser mais híbridos e fechar mais a largura do campo. Mais do que isso teve a ver com o nosso nível de agressividade e de concentração", analisou.

Na deslocação aos Açores, o Arouca apresentou-se também com três centrais de raiz pela primeira vez nesta época. A ideia era usar Fontán mais como lateral-esquerdo, até por já ter experiência nessa função.

"Quando o Fontán estava no Cartagena fez uma época a lateral. No último jogo sentimos que era interessante tê-lo ali. A necessidade do jogo acabou por puxá-lo para dentro e colocámos o Arnau que também deixou uma sensação positiva. Deixa-me tranquilo ter todas estas opções. Olha-se muito para o 11 inicial, mas o contributo da parte final é tão ou mais importante do que o daqueles que iniciam", contou.

Apesar de já se terem defrontado por 12 vezes, os galos nunca conseguiram vencer os lobos, registo que Vasco Seabra destaca, ressalvando, no entanto, que nada muda relativamente ao jogo de domingo.

"A responsabilidade é diária. Sou exigente comigo e com os meus jogadores. O registo é positivo, mas vale o que vale. Temos é de agarrar nisso e transformar em motivação", disse.

Mateo Flores e Danté continuam de fora, enquanto Popovic já recuperou da lesão. O Arouca, 16.º classificado, com 13 pontos, recebe o Gil Vicente, quarto, com 26, no domingo, às 15:30, sob arbitragem de José Bessa, da associação do Porto.