Vendaval em Vila Nova: Gustavo Sá e Zabiri orquestram goleada do Famalicão ante Estoril

Gustavo Sá voltou a brilhar
Gustavo Sá voltou a brilharMANUEL FERNANDO ARAÚJO/LUSA/Opta by StatsPerform

O vendaval ofensivo do Famalicão causou efeitos nefastos na linha defensiva do Estoril logo ao primeiro minuto desta 14.ª jornada da Liga Portugal. Zabiri marcou pelo terceiro jogo consecutivo, antes de Gustavo Sá ampliar, aos 24'. Gil Dias aumentou no reatamento (50') e o bis de Zabiri (78') estabeleceu o resultado final em 4-0, diferença que poderia ter sido bem maior não fosse Joel Robles. Com este resultado, os famalicenses ficam a dois pontos do quarto lugar, enquanto a equipa da Linha pode cair para o 14.º lugar.

Recorde aqui as incidências do encontro

Sem vencer há três rondas, Hugo Oliveira manteve a confiança no mesmo onze que perdeu em Braga (1-2), enquanto Ian Cathro voltou a contar com Jordan Holsgrove no onze depois do empate com o Moreirense (3-3). Os canarinhos fizeram jogada da moda no pontapé de saída, enviando-a pela linha lateral e oferecendo a bola ao adversário. Um plano que, não só saiu furado, como fez ricochete.

Pontuações dos jogadores
Pontuações dos jogadoresFlashscore

Ainda alguns adeptos encontravam o seu lugar nas bancadas quando os anfitriões colocaram-se a vencer com um golo espetacular: Rodrigo Pinheiro solicitou Gustavo Sá junto à linha de fundo, o capitão picou ao segundo poste para um remate de primeira de Zabiri, que fuzilou a baliza de Joel Robles. Ao fim de um minuto e 24 segundos, o avançado marroquino, campeão mundial de sub-20, marcou pelo terceiro jogo consecutivo!

Com a corda toda, os famalicenses continuaram a ameaçar Joel Robles que fez uma defesa milagrosa para negar o desvio de Sorriso no segundo poste, mas o segundo tempo era uma questão de tempo. Aos 24', apareceu a carta na manga de Hugo Olivera num livre lateral estudado, com Zabiri a aparecer na área para um remate cruzado  travado por mais uma boa defesa de Robles, com o ressalto a sobrar para Gustavo Sá ampliar de cabeça.

A equipa da Linha não só não criava perigo, como demorou meia hora a suster o ímpeto famalicense. E, ainda assim, Zabiri ficou perto do bis ao falhar a emenda a um cruzamento de Rodrigo Pinheiro. Finalmente, aos 43', Carevic teve trabalho ao sair rapidamente dos postes para negar uma bela jogada de André Lacximicant

Estatísticas da partida
Estatísticas da partidaFlashscore

No segundo tempo, Lominadze rendeu Tsoungui nos visitantes, que entraram dispostos a equilibrar o tabuleiro colocando pressão junto à área adversária, conquistando uma série de pontapés de canto. No entanto, ao terceiro esquema tático, o Famalicão respondeu em contra-golpe com Sorriso a fazer um grande passe para a área, onde apareceu Gil Dias, quase sem ângulo sobre a direita, a colocar a bola por entre as pernas de Robles para o 3-0.

Sem tirar o pé do acelerador, os anfitriões continuaram a criar oportunidades de golo, nomeadamente num cabeceamento à trave de Zabiri, enquanto André Lacximicant era o único canarinho a remar contra a maré e a esbarrar em Carevic. Ian Cathro fez uma tripla alteração promovendo a experiência de Pizzi, Ferro e Pedro Carvalho e um mau passe do defesa central deixou Zabiri na cara do golo valendo a mancha de Robles e a pontaria desafinada de Sorriso na recarga. 

A tranquilidade permitiu a Hugo Oliveira gerir a equipa e dar uma despedida feliz a Pedro Bondo (vai representar Angola na CAN-2025), além de promover o regresso de Roméo Beney, recuperado de lesão sofrida em agosto. Apesar das alterações, o quarto golo surgiu dos pés dos sujeitos do costume, com Gustavo Sá a rematar para defesa apertada de Robles e Zabiri capitalizou na recarga, com a defesa a seguir o marroquino com os olhos. No final das contas, um 4-0 que acabou por ser bem simpático. Robles e Lacximicant mereciam melhor...

Homem do jogo Flashscore: Gustavo Sá (Famalicão).

Gustavo Sá encheu o campo
Gustavo Sá encheu o campoOpta by StatsPerform/MANUEL FERNANDO ARAÚJO/LUSA