Recorde as incidências do encontro
Só uma questão matemática adia as celebrações da manutenção do Nacional, mas o ponto que garantiria esse objetivo não esteve assim tão longe, frente a um adversário com ambições europeias, que agora torce por uma ajuda do maior rival para ficar com um pé e meio na Liga Conferência da próxima época, depois de uma campanha positiva nessa mesma prova.

Apesar de ainda não ter a manutenção assegurada, a formação insular entrou em campo com alguma descontração, o que contribuiu para um início promissor, que por pouco não resultou em golo. Borevkovic evitou o desvio fatal de Joel Tagueu, após uma excelente jogada de Paulinho Boia dentro da área vimaranense.
No entanto, apenas um minuto depois, o Vitória SC mostrou como se concretiza: Gustavo Silva, ex-Nacional, rematou para defesa de Lucas França, mas Tiago Silva, na recarga frontal à entrada da área, inaugurou o marcador com a classe que lhe é reconhecida.
O golo embalou a equipa de Guimarães, que esteve perto do segundo pouco depois, num remate “à João Mendes” (24'), com a bola a embater no poste graças a um ligeiro desvio de Lucas França. O Vitória controlou a primeira parte e foi mesmo a única equipa a criar oportunidades claras de golo nesse período – Borevkovic ameaçou o segundo na sequência de um lance de bola parada.

Na segunda parte, o Nacional regressou dos balneários decidido a dar a volta ao resultado e, apesar de uma nova boa entrada, voltou a não conseguir ultrapassar Bruno Varela. Tal como no primeiro tempo, o Vitória voltou a ser eficaz e chegou ao 0-2 por Chuchu Ramírez (64'). O ex-Nacional insistiu na grande área insular e aproveitou o passe de Nuno Santos para trair a antiga equipa com um golo de carrinho.
Durante alguns minutos, o Nacional revelou dificuldades em reagir, mas Fukui Yamada (73'), acabado de entrar, reduziu logo de seguida. Daniel Penha encontrou o médio nipónico solto na área e este finalizou com simplicidade. O golo reacendeu as bancadas da Choupana e levou Luís Freire a agir: o técnico lançou Villanueva e Beni Mukendi para fechar caminhos à sua baliza - e, com isso, abrir as portas da Liga Conferência.
Homem do jogo Flashscore: Tiago Silva (Vitória SC)
