Zalazar dita a lei no dérbi: Uruguaio comanda triunfo do SC Braga sobre o Vitória SC

Atualizado
Zalazar fez as pazes com os adeptos
Zalazar fez as pazes com os adeptosHUGO DELGADO/LUSA/Opta by StatsPerform

Com dois golos e uma assistência de Rodrigo Zalazar, o SC Braga recebeu e venceu o grande rival Vitória SC por 3-2, no jogo grande da 23.ª jornada da Liga Portugal. O uruguaio inaugurou o marcador, de penálti, aos 17 minutos, assistiu Ricardo Horta, aos 32', e bisou, aos 57', apesar dos esforços dos vitorianos que empataram com um golo na própria de Barisic (19') e Gustavo Silva (54'). Os arsenalistas subiram provisoriamente ao quarto lugar, com 42 pontos, enquanto os vimaranenses continuam em oitavo, com 31.

Recorde aqui as incidências do encontro

Depois da derrota com o Gil Vicente, Carlos Vicens fez apenas uma alteração promovendo Diego Rodrigues ao lugar de Gabri Martínez. Por seu lado, Luís Pinto mexeu por obrigação, com Miguel Nóbrega a ocupar o lugar do castigado Rodrigo Abascal.

Pontuações dos jogadores
Pontuações dos jogadoresFlashscore

Com cerca de 10 minutos de atraso, a partida começou com os vitorianos a dar trabalho a Lukas Hornicek, que teve de se esticar para negar o golo a Diogo Sousa. O jogo começou vivo, mas teve de ser parado devido ao arremesso de tochas e fogo de artifício para o relvado. Retomada a partida, os bracarenses beneficiaram de uma grande penalidade por falta de Gustavo Silva sobre Diego Rodrigues, que Zalazar não desperdiçou e enganou Charles, aos 17 minutos. Os festejos do uruguaio incluíram um pedido de desculpas aos adeptos depois da entrevista não autorizada pelo clube em que abordou uma possível saída.

A bola foi a meio campo e... golo do Vitória SC! Um grande passe de Diogo Sousa para as costas da defesa encontrou Saviolo, o belga cruzou junto à linha de fundo e uma abordagem incompreensível de Adrian Barisic levou a bola para sua própria baliza. O ritmo estava alto, os conquistadores pareciam estar melhor e voltaram a ameaçar em mais uma grande jogada de Diogo Sousa, que serviu João Mendes, mas o lateral tentou servir Gustavo Silva, que chegou atrasado, em vez de visar a baliza adversária. 

O SC Braga estava com dificuldades em sair com a bola controlada da zona defensiva, mas isso não impediu a equipa de desenhar uma belíssima jogada coletiva: Victor Gómez recebeu junto à linha lateral, solicitou a entrada de Rodrigo Zalazar na área, o uruguaio deu um toque de calcanhar de primeira com a bola ainda no ar, colocando-a no caminho de Ricardo Horta que recebeu e fuzilou a baliza contrária.

A resposta imediata dos vitorianos quase se repetia num remate ao lado de Gustavo Silva, mas as melhores ocasiões até ao descanso voltaram aos arsenalistas, mas Charles agigantou-se para travar os remates de Zalazar e Horta, segurando a diferença mínima.

Estatísticas da primeira parte
Estatísticas da primeira parteOpta by StatsPerform

Sem alterações para a segunda parte, houve uma ligeira mudança na pressão bracarense que ia incomodando os visitantes. Apesar disso, aos 54 minutos, João Mendes foi aguentando as cargas e galgou terreno antes de servir Noah Savioli sobre a direita, o belga teve tempo para fazer um cruzamento perfeito ao segundo poste, onde lá estava completamente sozinho Gustavo Silva a finalizar para o empate

E, em sentido contrário ao que aconteceu no primeiro tempo, logo a seguir houve golo do SC Braga. Em mais uma grande jogada coletiva, Ricardo Horta combinou com Diego Rodrigues que lançou o capitão em superioridade numérica, o passe a atravessar a área foi intercetado por Zalazar, que tombou João Mendes e, já na pequena área, deixou Charles cair antes de matar a jogada com o 3-2.

O quinto golo esmoreceu a partida. O Vitória SC não soube responder a mais uma desvantagem e nem as mudanças vindas do banco trouxeram a inspiração necessária para voltar a discutir o resultado. Pelo contrário, os arsenalistas voltaram a ameaçar, novamente com Zalazar ao barulho, tirando um cruzamento para o desvio de Fran Navarro travado com os pés por Charles. O melhor que os conquistadores conseguiram surgiu num passe delicioso de Gonçalo Nogueira a lançar Camará, mas o jovem avançado acertou na figura de Hornicek, e um remate de Telmo Arcanjo para defesa segura do checo.

Melhor em campo Flashscore: Rodrigo Zalazar (SC Braga).

Rodrigo Zalazar voltou a brilhar na Pedreira
Rodrigo Zalazar voltou a brilhar na PedreiraHUGO DELGADO/LUSA/Opta by StatsPerform