Comunicações do VAR da Liga Portugal vão ser divulgadas em programa televisivo

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Comunicações do VAR da Liga Portugal vão ser divulgadas em programa televisivo
O primeiro programa será emitido na quinta-feira
O primeiro programa será emitido na quinta-feira
LUSA
A divulgação de comunicações entre árbitros e videoárbitros (VAR) dos jogos da Liga portuguesa de futebol vai ser feita através de um programa televisivo mensal, anunciaram esta segunda-feira as entidades envolvidas.

Num comunicado conjunto do Conselho de Arbitragem (CA) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) e da SportTV, estas entidades decidiram que “os áudios das conversas entre árbitros de campo e VAR em todos os lances avaliados no ecrã disponível no relvado” será divulgado, “mensalmente, num programa daquela estação”.

“O CA disponibilizará os áudios dos lances que se inserem na tipificação definida no início da época, além de um elemento que estará em estúdio para enquadrar tecnicamente as decisões”, detalha o comunicado.

No dia 24 de julho, o CA da FPF defendeu a divulgação das comunicações para “um objetivo pedagógico, na linha do que sempre considerou ser a prática adequada”, anunciando, então, que: “Na época que agora se inicia, o CA divulgará, uma vez por mês, os áudios das conversas entre árbitros de campo e VAR em todos os lances avaliados no ecrã disponível no relvado”.

“O CA é da opinião que a divulgação de áudios auxilia a total compreensão da função de arbitrar”, defendeu o órgão liderado por José Fontela Gomes

De acordo com o CA da FPF e a SportTV, o primeiro programa com as comunicações do VAR vão ser divulgadas na quinta-feira, a partir das 19:30.

Esta emissão vai incluir os áudios da Supertaça Cândido Oliveira, que o Benfica venceu por 2-0, num jogo em que o treinador do FC Porto, Sérgio Conceição, e o capitão dos dragões, Pepe, foram expulsos, assim como dos encontros das três primeiras jornadas da Liga, todas as disputadas em agosto.