Mais

Dois foguetes de Paulinho no jogo 100: Sporting vence Casa Pia (2-1)

Atualizado
Paulinho fez dois golos, leva três na Liga e lidera lista de melhores marcadores
Paulinho fez dois golos, leva três na Liga e lidera lista de melhores marcadoresOpta by Stats Perform/Sporting CP

Depois de salvar diante do Vizela, salvou diante do Casa Pia. Gyokeres? Não, não, nada disso. No jogo 100 ao serviço do Sporting (o tempo passa rápido), Paulinho bisou em Rio Maior, na 2.ª jornada do campeonato, sendo figura maior do triunfo leonino diante do Casa Pia. À condição, claro está, o leão dorme no trono do campeonato, ainda que com mais um triunfo á tangente, no jogo que marcou igualmente a estreia de Hjulmand com a camisola da equipa verde e branca.

Recorde as incidências da partida

Já com Hjulmand, último reforço confirmado, convocado mas no banco de suplentes, Rúben Amorim fez quatro alterações no onze, uma delas forçada. Marcus Edwards entrou na vaga do lesionado Daniel Bragança, com Pedro Gonçalves a recuar para o meio-campo, ao lado de Morita. De resto, os alas também mudaram, com Esgaio e Nuno Santos em vez de Geny Catamo e Matheus Reis, e Paulinho no ataque, em vez de Trincão.

Onzes iniciais e notas finais dos jogadores
Onzes iniciais e notas finais dos jogadoresFlashscore

Paulinho vezes 100

Depois de ter marcado o golo da vitória (3-2), diante do Vizela, saído do banco, Paulinho não demorou muito para voltar a fazer estragos em Rio Maior. Aos 3 minutos, na sequência de uma jogada de insistência de Gyokeres, Ricardo Esgaio cruzou e Paulinho, de primeira, bateu Ricardo Batista, fazendo o 1-0 para o Sporting no primeiro remate á baliza. No dia em que assinalou 100 jogos de leão ao peito, o avançado português elevou para dois a sua contagem pessoal de golos no campeonato.

Aos 7 minutos Leonardo Lelo mostrou a primeira reação do Casa Pia, com remate de longe, fácil para Adán, antes de Nuno Santos errar no atraso e deixar a bola jogável para Clayton, que falhou o remate.

Aos 10' foi Marcus Edwards a perder a bola para Soma, que atirou forte mas mal colocado, segundos antes de Paulinho voltar a surgir na área, respondendo a um cruzamento de Edwards, da direita, mas com um cabeceamento torto, já em esforço.

Perto do quarto de hora, atrás da baliza do Sporting, um adepto sentiu-se mal, obrigando à intervenção dos bombeiros, bem como das equipas médicas de Casa Pia e Sporitng, levando mesmo o árbitro, Nuno Almeida, a interromper a partida. Foram 11 minutos de paragem e momentos de muita preocupação até o adepto, que mais tarde se veio a sabr ser o ex-presidente da Câmara Municipal de Rio Maor, Silvino Sequeira, ser encaminhado para a ambulância, após uso do desfribrilhador, e perante aplausos dos outros espectadores presentes em Rio Maior.

Momentos de preocupação em Rio Maior
Momentos de preocupação em Rio MaiorLUSA

Uma dupla dor de cabeça

Não foi preciso esperar muito para a dupla atacante do Sporting retomar a missão de assustar Ricardo Batista. Aos 29 minutos foi Gyokeres, vindo da esquerda, a rematar em após desvio num defesa, a bola a embater na barra da baliza do Casa Pia. Na sequência do canto, batido da direita, Paulinho surgiu sozinho ao primeiro poste e cabeceou por cima.

Aos 40 minutos Paulinho voltou a testar a pontaria, à entrada da área, de pé esquerdo, mas a bola saiu fraca e fácil para Ricardo Batista.

Sempre Godwin

Perante o incidente com um adepto, que obrigou à interrupção do jogo, Nuno Almeida concedeu 12 minutos de compensação na primeira parte, com a primeira real ocasião de golo do Casa Pia a surgir aos 45+7', através do inevitável Godwin, obrigando Adán a defesa apertada perante o remate forte e cruzado do extremo.

As estatísticas da primeira parte
As estatísticas da primeira parteOpta by Stats Perform

O despertador casapiano para o leão

A segunda parte começou como terminou a primeira, ou seja, com o jogo em ritmo lento e com duas tentativas de Marcus Edwards, aos 49' e aos 50': no primeiro falhou o remate, no segundo atirou muito por cima.

Perante o que o jogo oferecia, o Casa Pia arrancou para o receber. Aos 58 minutos, grande passe de Fernando Varela, a desmarcar Clayton que, fugindo a Coates, com Diomande demasiado distante, bateu cruzado e fez o empate na partida.

O golo do Casa Pia poderia enervar o leão. Porém, parece que o acordou. É que aos 61 minutos Nuno Santos, da esquerda, cruzou, Paulinho recebeu, trabalhou e rematou cruzado, de pé esquerdo, para bisar a voltar a colocar o Sporting na frente do marcador. 

Logo depois da assistência, Nuno Santos deixou a partida, aos 64 minutos, com Rúben Amorim a refrescar as alas, uma vez que Esgaio também saiu, para as entradas de Matheus Reis e Geny Catamo.

Do lado do Casa Pia, dupla alteração também promovida por Filipe Martins, com Fernando Andrade, ex-FC Porto, e Felippe Cardoso nos lugares de Soma e Clayton.

Aos 68 minutos, uma vez Marcus Edwards a definir mal, optando pelo remate quando tinha linha de passe e visão privilegiada para servir Gyokeres ou Paulinho, na área. Ricardo Batista agradeceu e defendeu com facilidade.

A posição média da equipa do Sporting
A posição média da equipa do SportingOpta by Stats Perform

Dança dos bancos, sem valsa no relvado

Aos 71 minutos, Filipe Martins voltou a mexer, colocando André Geraldes no lugar de Larrazabal e Neto no lugar de Pablo Roberto. Respondeu Rúben Amorim, aos 75 minutos, estreando o reforço Hjulmand, retirando então Marcus Edwards.

Aos 78 minutos, na sequência de um pontapé de canto, Fernando Andrade, ao primeiro poste, cabeceou a rasar o poste de Adán. Na resposta, em transição ofensiva rápida, Gyokeres, servido por Paulinho, rematou cruzado, de pé direito, também junto ao poste da baliza de Ricardo Batista.

Aos 84 minutos, num canto batido por Geny Catamo, Diomande cabeceou, ao segundo poste, mas ao lado. Ritmo baixo, o leão a tentar matar o jogo, com Gyokeres, após cruzamento de Matheus Reis, em nova tentativa, sem perigo para Ricardo Batista.

Aos 86 minutos, Beni rematou forte, de fora da área, mas muito por cima, antes de sair, dando o lugar a Rafael Martins, avançado que entrou para... o meio-campo.

Aos 88 minutos, Rúben Amorim respondeu, tirando Paulinho e Pedro Gonçalves para colocar Trincão e Mateus Fernandes.

Aos 90+6 minutos, Geny Catamo, vindo da direita, derivou para dentro, rematou de pé esquerdo, cruzado, e a bola não passou longe do poste da baliza do Casa Pia.

O Casa Pia ainda tentou uma última investida mas o leão, desta vez, não concedeu grandes veleidades. O Sporting deixa Rio Maior com mais três pontos, a liderança isolada do campeonato, à condição, mas uma vez mais com um triunfo bem suado. Valeu... Paulinho. Novamente.

Estatística final e destaques da partida
Estatística final e destaques da partidaOpta by Stats Perform

Homem do jogo Flashscore: Paulinho (Sporting)