Mais

Houve de tudo e só um golo: Famalicão vence Arouca (1-0) com uma expulsão para cada lado

Otávio fez o único golo do encontro, aos 28 minutos
Otávio fez o único golo do encontro, aos 28 minutosLUSA/Opta by Stats Perform
O Famalicão bateu um malfadado Arouca pela margem mínima num belo jogo de futebol a abrir a sexta jornada da Liga Portugal. Otávio inaugurou o marcador na primeira parte, Luiz Junior brilhou ao longo de todo o jogo, travou um penálti de Sylla e viu a repetição do mesmo ir à trave, enquanto Riccieli e Mujica foram expulsos. Com este resultado, o Famalicão cola-se aos líderes do campeonato, no quinto lugar com 11 pontos, enquanto o Arouca não vence desde a jornada inaugural e está em 11.º, com seis pontos.

Recorde aqui as incidências do encontro

Em relação ao empate (1-1) no terreno do Rio Ave, o Famalicão voltou a casa com Lacoux, no lugar de Topic, e o emprestado Chiquinho a rendeu Liimata. Já no Arouca, que não vence há cinco jogos para todas as competições (quatro no campeonato, desde a jornada inaugural), Daniel Ramos lançou Tiago Esgaio, por Weverson na lateral esquerda.

Escolhas iniciais e pontuações no final do jogo
Escolhas iniciais e pontuações no final do jogoFlashscore

E pertenceu aos visitantes o primeiro lance de perigo, com Rafa Mujica a ganhar espaço à entrada da área e a atirar perto do poste. Por seu lado, a turma de João Pedro Sousa começou a tomar as rédeas do encontro, mas a tentar sair a jogar com a bola controlada, Zaydou obrigou Otávio a derrubar Trezza em cima da área. No seguimento do livre, Luiz Junior mostrou reflexos apurados para impedir o golo de Mujica.

Os famalicenses responderam com eficácia e também de bola parada: num pontapé de canto cobrado por Francisco Moura, Otávio saltou mais alto que os defesas e com um excelente cabeceamento, de cima para baixo, não deu hipóteses a De Arruabarrena. Foi o primeiro golo do central esta temporada.

E por falar em respostas, o que dizer da do Arouca? No minuto seguinte, o Famalicão ficou a pedir falta sobre Aranda no meio-campo e o trio ofensivo arouquense desenhou uma boa jogada: Mujica deu para Cristo e este deixou para o remate de Trezza, desviado por um defesa para os pés de Cristo, mas Luiz Junior voltou a evidenciar-se com uma excelente defesa a impedir o empate.

Até ao intervalo, destaque para nova intervenção do guardião a impedir que Trezza se isolasse, enquanto Tiago Esgaio teve de ser rendido por Milovanov devido a lesão. 

Estatísticas ao intervalo
Estatísticas ao intervaloFlashscore

O regresso dos balneários trouxe um Arouca focado em dar a volta ao encontro. Aos 49 minutos, numa jogada de insistência, Rafael Fernandes cabeceou para nova defesa de Luiz Junior e, na recarga, Galovic atirou de primeira, a bola desviou em Riccieli e foi caprichosamente ao poste. Ouviu-se um suspiro de alívio vindo das bancadas.

O encontro aproximava-se da hora de jogo e estava cada vez melhor para o adepto neutro: duas equipas à procura da baliza adversária, sem perdas de tempo e com muita emoção à mistura. O momento do jogo estava guardado para os 57 minutos. O árbitro Miguel Nogueira teve de ir ao monitor do vídeoárbitro para ver o pisão de Riccieli dentro da grande área, o central viu o segundo cartão amarelo e foi expulso.

Sylla foi chamado à conversão, Luiz Junior voou para travar o guineense - que exibição! -, mas o lance foi repetido porque Zaydou invadiu a grande área antes do tempo. Na repetição, o médio arouquense voltou a assumir e desta vez acertou... na trave! Na recarga, Cristo acertou nas malhas laterais.

Desperdiçado o empate, Daniel Ramos recorreu ao banco de suplentes para agitar as águas, lançando Puche e o regressado Bukia, tirando o defesa Galovic e o mal afortunado Sylla, mas recebeu um duro golpe nesse preciso momento... Mujica pisou inadvertidamente o adversário e viu o cartão vermelho direto. O avançado não reclamou e até cumprimentou o árbitro num gesto de fair-play.

A defesa do Famalicão voltou a comprometer novamente, em nova perda de bola em zona proibida, mas Luiz Junior estava intransponível e fez a mancha a Trezza. Até ao final, o duelo manteve-se bem dividido, sem grandes ocasiões nas duas áreas, exceto num lance, já nos descontos, em que Luiz Junior deixou escapar o esférico e Montero rematou contra o guarda-redes.

Ainda antes do apito final, Daniel Ramos viu o cartão vermelho direto por protestos. Ainda assim, saiu debaixo de aplausos dos adeptos do Famalicão, que e recordaram dos 102 jogos que fez no comando do clube.

Homem do jogo Flashscore: Luiz Junior (Famalicão).

Luiz Junior (dir.) brilhou e fez valer o golo de Otávio (esq.)
Luiz Junior (dir.) brilhou e fez valer o golo de Otávio (esq.)LUSA/Opta by Stats Perform