Acompanhe as principais incidências da partida
Com as duas equipas empatadas na frente, ambas com 31 pontos, uma vitória significa a liderança isolada no final da jornada, numa ronda em que o Benfica, terceiro com 30, visita o SC Braga, quarto com 29, em jogo agendado para domingo.
A equipa de Rúben Amorim venceu todas as sete partidas que disputou esta época no Estádio José Alvalade para o campeonato, quatro delas pela margem mínima, e não sofreu golos em três jogos na condição de visitado.

Os leões entraram no campeonato com uma vitória no seu estádio frente ao Vizela (3-2) e em casa bateram também Famalicão (1-0), Moreirense (3-0), Rio Ave (2-0), Arouca (2-1), Estrela da Amadora (3-2) e Gil Vicente (3-1).
Para manter o registo vitorioso em casa, o Sporting tem de vencer o FC Porto, algo que em jogos do campeonato disputados em Alvalade não consegue desde agosto de 2016, quando bateu os dragões por 2-1 na terceira jornada da época 2016/17.
Se a análise for em todas as competições, a última vez que os leões venceram os azuis e brancos em Alvalade foi em abril de 2018, por 1-0, com um golo de Coates na segunda mão da meia-final da Taça de Portugal, com o Sporting a empatar a eliminatória e a seguir depois em frente nos penáltis.
Se esta época a equipa de Rúben Amorim está 100% vitoriosa nos jogos no seu reduto na Liga, foi fora que acabou por deixar os pontos que perdeu até ao momento, os primeiros no empate em Braga (1-1) e os mais recentes com as derrotas nas visitas a Benfica (2-1) e Vitória de Guimarães (3-2).
Na atual temporada, o Sporting esteve sempre no grupo que liderava o campeonato desde o início, mas assumiu o primeiro lugar isolado após a sétima jornada, beneficiando da derrota do FC Porto no terreno do Benfica para ficar sozinho na frente.

Com a derrota na Luz, na 11.ª ronda, os leões foram apanhados pelos rivais lisboetas na tabela, mas na ronda seguinte voltaram a fugir para a liderança isolada, beneficiando do empate dos encarnados frente ao Moreirense.
Na última jornada, o Sporting sofreu a segunda derrota da prova na visita a Guimarães, a segunda seguida em jogos fora, e foi apanhado pelo FC Porto na frente, com as duas equipas a entrarem em campo com os mesmos pontos.
Para o jogo frente ao FC Porto, o central Coates vai regressar depois de cumprir castigo em Guimarães e deve jogar numa defesa a três com Gonçalo Inácio e Diomande, à frente do guarda-redes Adan. Nas alas devem alinhar Ricardo Esgaio na direita e Nuno Santos ou Matheus Reis na esquerda, com Morita e Hjulmand no meio.
A frente de ataque, se não existirem surpresas, vai ficar entregue a Pedro Gonçalves, Marcus Edwards e Gyökeres, avançado sueco que tem estado em destaque e que é o segundo melhor marcador do campeonato, com nove golos apontados.

O jogo entre o Sporting e o FC Porto está agendado para segunda-feira, pelas 20:15, no Estádio José Alvalade, numa partida que vai ser arbitrada por Nuno Almeida, da AF Algarve.