Mais

Oficial: João Mota é o novo treinador do Saham Club

João Mota na assinatura do contrato
João Mota na assinatura do contratoSaham Club
João Mota, treinador português de 58 anos, foi este domingo apresentado como novo treiandor do Saham Club, da Liga de Omã, e dirige, já esta segunda-feira, o primeiro treino, depois de ter presenciado, in loco, o empate, a um golo, frente ao Al-Nahda, para uma das taças locais.

João Mota junta, assim, mais um campeonato numa carreira há muito construída entre Brasil, Médio Oriente e África, com um currículo singular que ganhou expressão, nas últimas épocas, no Al-Hilal Omdurman (Sudão) e no Al Hussein (Jordânia), onde colecionou títulos.

Foi sob a liderança de João Mota, sublinhe-se, que o clube de Irbid fez história na Jordânia: em 2023, construiu a equipa que ofereceria o primeiro título nacional ao Al Hussein e, na época seguinte, consolidou a conquista, garantindo a Supertaça e deixando o clube lançado para o bicampeonato. Números que falam por si: nas duas passagens pelo clube, o treinador somou 55 jogos, com 38 vitórias, 12 empates e apenas cinco derrotas — uma delas, a única no campeonato local. Um registo de 80% de sucesso.

Antes do regresso a Irbid, João Mota viveu outras experiências marcantes. Foi selecionador olímpico do Sudão e diretor técnico do país africano, após ter comandado o Al Hilal Omdurman, gigante local, na Liga dos Campeões Africanos. Pelo meio, também passou pelo Al Tadhamon, no Kuwait, e pelo Al Jabalain, na Arábia Saudita.

Ainda que a aventura saudita tenha sido curta, João Mota tinha deixado o Al Hussein líder invicto na Jordânia e no espaço de um ano, entre abril de 2023 e março de 2024, somou 30 jogos entre os dois clubes, com 18 vitórias e apenas quatro derrotas, mantendo a baliza inviolada em 17 encontros — um registo defensivo notável.