Mais

Análise: Conseguirá Messi liderar o Inter Miami a um troféu?

Lionel Messi, Jordi Alba, Sergio Busquets e Luis Suárez do Inter Miami
Lionel Messi, Jordi Alba, Sergio Busquets e Luis Suárez do Inter MiamiImagn Images / ddp USA / Profimedia

Faltando apenas dois jogos para o fim da sua época regular na MLS, o Inter Miami ainda pode terminar em segundo lugar na Conferência Este.

Siga o Inter Miami - Atlanta United com o Flashscore

Atlanta United, a equipa que eliminou Lionel Messi e companhia da MLS Cup numa surpreendente primeira ronda há quase um ano, está agora a lutar na cauda da tabela e desloca-se à base do Inter em Fort Lauderdale antes de os Herons encerrarem a época fora, frente ao Nashville.

Grande decisão de Beckham

A época de 2025 tem sido interessante, sobretudo porque Tata Martino foi substituído pelo antigo colega de Messi na Argentina, Javier Mascherano.

Sem experiência anterior como treinador, além das seleções jovens da Argentina, foi um verdadeiro risco assumido por David Beckham, Jorge Mas e toda a Direção do Inter Miami.

Esse risco pareceu compensar de imediato, já que a primeira derrota só surgiu à nona jornada, um desaire por 4-3 em casa frente ao FC Dallas, embora duas derrotas nas quatro partidas seguintes tenham servido de aviso sobre o real potencial da equipa.

Desde a última dessas três derrotas, um 3-0 frente ao Orlando City a 18 de maio, o Inter perdeu apenas mais quatro jogos da Liga em 18 disputados, marcando pelo menos três golos em 10 desses encontros.

Com 72 golos já apontados nesta época da MLS, lideram o campeonato em golos marcados, posição que também ocupam no que toca a assistências.

Messi continua a ser o talismã

Não será surpresa para ninguém perceber que o talismã de 38 anos, Messi, é o principal responsável por este registo. O capitão, que dá sempre o exemplo, partilha o topo da tabela de melhores marcadores com 24 golos, juntamente com Denis Bouanga, do LAFC. 

Os seus 140 remates totais estão apenas quatro atrás de Bouanga, que lidera também nos remates enquadrados com 69, enquanto Messi soma 62.

Analisando apenas os remates de pé esquerdo, o campeão mundial argentino lidera destacado com 121, mais 29 do que o seu perseguidor mais próximo, Gabriel Pec, do LA Galaxy. No que diz respeito a assistências, Messi soma 17 até ao momento, apenas uma atrás do líder, o avançado de San Diego Anders Dreyer.

Como irá o Inter reagir sem Busquets?

Grande parte das jogadas de Messi são alimentadas pelo seu antigo colega do Barcelona, Sergio Busquets, que em 2025 já realizou 2107 passes, o quarto registo mais elevado de qualquer jogador da Liga. Com uma eficácia de passe de 91%, é um desempenho notável do espanhol de 37 anos.

Tendo Busi anunciado recentemente que vai terminar a carreira no final da presente época, e sendo ele o principal elo de ligação nas manobras do Inter, resta perceber que impacto terá esta saída na forma de jogar da equipa a partir da próxima temporada.

Apesar de ter renovado contrato até ao final da época 2027 da MLS, outro ex-Barcelona, Jordi Alba, decidiu seguir o exemplo de Busquets e rescindiu o vínculo antes de também anunciar o fim da carreira.

"Chegou o momento de fechar um capítulo verdadeiramente marcante na minha vida. Decidi terminar a minha carreira profissional de futebolista no final desta época," escreveu nas redes sociais:"Faço-o com total convicção, serenidade e felicidade. Sinto que percorri este caminho com toda a paixão que tinha e agora é o momento certo para abrir um novo capítulo e fechar o anterior com o melhor sentimento possível."

Durante o seu percurso no clube, o lateral ofensivo marcou 10 golos e fez 27 assistências em 63 jogos da época regular pelo Inter.

​Apesar de não haver confirmação oficial sobre os planos de Messi, a possibilidade de pendurar as chuteiras após o Mundial do próximo ano é vista como cenário provável, tendo em conta que terá então 39 anos e já nada a provar no futebol. O contrato atual com o Inter tem menos de 100 dias por cumprir, pelo que o fim pode chegar mais cedo do que se pensa.

Antes e depois de Messi...

​Quando esse dia chegar, a MLS e os seus milhares de adeptos poderão recordar um tempo antes e depois de Messi.

Muitos nomes sonantes já passaram pela Liga; Beckham, Steven Gerrard, Frank Lampard, Zlatan Ibrahimovic e outros, mas nenhum teve um impacto tão grande na MLS como o pequeno (só em tamanho) número 10, um verdadeiro presente que nunca deixa de surpreender.

Por agora, Messi e os colegas ainda têm pela frente o desafio dos Playoffs da MLS Cup, com a possibilidade de terminar o ano da melhor forma possível.

Não haveria melhor forma de encerrar as carreiras de Messi, Busquets e Alba do que serem decisivos na conquista de mais um troféu para as suas vitrines, e ninguém apostaria contra um desfecho tão romântico para alguns dos melhores de sempre do futebol.

Jason Pettigrove
Jason PettigroveFlashscore